29/10/2013

Lançamento da 11° Bienal do Livro da Bahia

No próximo dia 30 de outubro, às 10h, será realizada a coletiva de lançamento da programação cultural da 11° Bienal do Livro da Bahia. A apresentação acontecerá no quadrilátero da Biblioteca Pública dos Barris, e contará com a presença dos curadores João Paulo Cuenca, do Café Literário; Suzana Vargas, do Território Jovem; e Daniela Chindler, do Baú de Histórias, espaço infantil da feira.

Os secretários estaduais de Cultura, Albino Rubim, de Turismo, Domingos Leonelli e de Educação, Osvaldo Barreto Filho, a diretora da Fundação Pedro Calmon, Fátima Fróes, e Tatiana Zaccaro, diretora da Fagga l GL events Exhibitions, promotora e organizadora do evento, também estarão presentes, apresentando todas as novidades do evento. Na ocasião, será apresentada a programação cultural completa da Bienal do Livro da Bahia 2013.

A 11ª Bienal do Livro da Bahia acontece de 08 a 17 de novembro, no Centro de Convenções, em Salvador e terá 385 expositores em 16mil m² de feira. A programação oficial conta com mais de 100 autores dos mais diversos estilos e gêneros literários e a expectativa para 2013 é receber mais de 270 mil visitantes.

Sobre os curadores que estarão presentes na coletiva:

João Paulo Cuenca – O autor dos romances "Corpo presente" (2003), "O dia Mastroianni" (2007) e "O único final feliz para uma história de amor é um acidente" (2010) é o curador do Café Literário. Seus romances tiveram os direitos comprados por Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Estados Unidos e Finlândia. Em 2007, Cuenca foi selecionado pelo Festival de Hay como um dos 39 jovens autores mais destacados da América Latina e em 2012 foi escolhido pela revista britânica Granta como um dos 20 melhores romancistas brasileiros com menos de 40 anos. Entre 2003 e 2010 escreveu crônicas semanais para jornais como Tribuna da Imprensa, Jornal do Brasil e O Globo - algumas delas foram reunidas na antologia "A última madrugada" (2012).

Suzana Vargas – A curadora do Território Jovem é poeta, autora de livros infantis, ensaísta, produtora cultural, professora de literatura com vários títulos publicados e trabalha na curadoria e produção cultural de programas de incentivo à leitura nacionais e internacionais há mais de 20 anos. É formada em Letras com Mestrado em “Teoria Literária” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É editora da Buriti, revista do Proler da Fundação Biblioteca Nacional. Ministra oficinas de poesia e leitura desde 1985. Organiza e participa de conferências sobre leitura e literatura em universidades e entidades culturais no Brasil e no exterior. Idealiza e coordena projetos literários como o Rodas de Leitura, o Estação Pensamento & Arte e em 1996 criou e coordena o espaço Estação das Letras, oficinas de leitura e escrita www.estacaodasletras.com.br.

Daniela Chindler – A curadora do Baú de Histórias, espaço infantil da Bienal é autora premiada por diversos livros infantis. É também contadora de histórias e produtora de eventos culturais para muitos museus. Autora de “Bibliotecas do Mundo” (2012) e da coleção “Por aí a fora”. O segundo título da coleção, “Espetinho de Gafanhoto, nem pensar! - Diário de uma viagem à Tailândia e ao Vietnã”, foi lançado na Bienal de 2011.

Daniela é também autora da coleção de folclore intitulada “Brasil Bom de Bico”, com os títulos: “A Festa no Céu”, “O Homem que Botou um Ovo”, “Moça Perfumosa”, “Rapaz Pimpão” e “A Onça e a Cabaça”.

Sobre a Fagga l GL events Exhibitions

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de ventos, a francesa GL events, a Fagga soma mais de meio século de experiência.


SERVIÇO:


O quê: Coletiva de lançamento da 11° Bienal do Livro da Bahia

Quando: 30 de outubro

Horário: 10h

Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Quadrilátero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário