29/11/2013

Morgana Gazel lança romance ambientado na Ditadura Militar


A sessão de autógrafos será realizada no Museu Geológico da Bahia – Corredor da Vitória, no dia 9 de dezembro, às 19h30.

A Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) completa 50 anos em 2014. E foi neste cenário de repressão que a escritora baiana Morgana Gazel ambientou seu mais novo romance Liberdade Negada (Cogito Editora). A obra, cujo prefácio é de Carlos Ribeiro, jornalista, professor, escritor e doutor em literatura brasileira, retrata a história de Sara e tem início com a protagonista aos 11 anos de idade, ocasião em que estoura o golpe militar de 1964. Esta publicação é a segunda de uma trilogia iniciada com Enseada do Segredo (2008) e que se completará com A Carta da Mãe, já em processo de criação.

Lançado em BH / MG em outubro deste ano, Liberdade Negada tem novo lançamento em Salvador, dia 9 de dezembro (segunda-feira), a partir de 19h30, no Museu Geológico da Bahia, Corredor da Vitória – entrada franca. Portanto agora é a vez dos baianos participarem da sessão de autógrafos deste romance que, segundo o texto da orelha, é indicado para quem aprecia o amor e a amizade que não se detêm frente ao perigo, indicado também para pessoas que valorizam um mergulho na subjetividade. “Este é um convite para os corajosos, aqueles que se arriscam a mergulhar numa história amorosa que se passa numa época em que a liberdade, tanto social como individual, era negada se considerada uma ameaça ao regime então implantado em nosso país: a ditadura militar”, convida a autora.

O livro - Aos 17 anos, Sara envolve-se com um militante da esquerda e comete um erro imperdoável aos olhos dos guardiões do regime, entre eles o seu pai, tenente-coronel do exército. Por conta disso, passa por uma situação em que é ferida no corpo e na alma, porém, nada de importante, confessa. Após alguns dias, percebe que, na escola, está sendo seguida por pessoas misteriosas. Às escondidas, a mãe e os tios enviam-na para outro país.

Passam-se quatro anos e meio. Sara volta ao Brasil e conhece Fred – protagonista do primeiro romance (Enseada do Segredo). Numa ocasião em que conversam num bar, ela tem uma crise de choro ao ouvir pelo rádio a notícia do suicídio de um homem na prisão do DOPS. Fred incentiva-a a contar o motivo desta reação que lhe parece exagerada. Sara relata uma história em que se misturam um grande amor, conflitos familiares, violência e morte.

Morgana Gazel - Graduada em matemática e psicologia. Em 2004, começou a se dedicar à arte literária, exercitando-se com poesias e contos, mas logo se arriscou a escrever um romance, o Enseada do Segredo, publicado pela primeira vez em agosto de 2008, pela Scortecci Editora. A segunda edição, por sinal, já esgotada, foi publicada pela Paco Editorial (2011). A terceira edição está a caminho, diz a autora. Em 2012, Morgana foi contemplada com o Prêmio Literário - Literarte 2012, com o poema Mundo, na categoria Criatividade e Originalidade. Em 2013 recebeu menção honrosa no concurso CEPA - 62 ANOS, com o poema Aletologia, 5º lugar.

Até o momento, participa como autora de vinte e cinco antologias, com poesias ou contos. Em 2012, atuou como palestrante numa mesa redonda no seminário da União Brasileira de Escritores-UBE, “O Poder de Transformação da Literatura” e num painel de igual título na I Festa Literária do Sertão de Jequié (FELISQUIÉ). Também proferiu palestras sobre este tema no SENAI e no lançamento do romance Liberdade Negada, em BH.

Serviço:

O que: Lançamento do livro Liberdade Negada, de Morgana Gazel
Onde: Museu Geológico da Bahia – Corredor da Vitória – Salvador.

Quando: Dia 09 de dezembro (segunda-feira), de 2013, a partir das 19h30.
Entrada: Franca.

Editora: Cogito Editora. Número de páginas: 174. Valor promocional de lançamento R$ 30,00 (Após lançamento, nas livrarias R$ 35,00).

Informações: 71 8122-7231 / http://morganagazel.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário