A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
01/11/2013
Texto inédito do conselheiro de cultura Jaime Sodré é adaptado ao teatro
Um texto inédito do conselheiro de cultura Jaime Sodré foi adaptado para o teatro. A iniciativa faz parte do projeto Novembro Negro, da Biblioteca Monteiro Lobato, em homenagem ao Mês da Consciência Negra. Batizado de Porque Sou Preta, o espetáculo juvenil gira em torno da história de três meninas e seus conflitos ligados à diversidade identitária.
O projeto é da Fundação Pedro Calmon, com organização artística da Cia de Teatro BIML – turma juvenil. “Demos o toque teatral na história de Jaime Sodré. Trabalhamos com improvisações no enredo da história para que fosse possível explorar mais as falas. Criamos novos personagens, novas situações e ampliamos o leque de assuntos”, comenta o diretor de teatro Sérgio Mício.
Com experiência no setor de arte e educação, Mício é também responsável pela adaptação da obra do conselheiro. Ele assegura que alguns desafios tiveram de ser enfrentados, inclusive, pelos jovens do elenco. “Como o texto foi escrito apenas com personagens femininas e o nosso grupo também é composto por meninos, colocamos os garotos na interpretarão das meninas”, explica.
PRECONCEITO – A história é baseada em situações de preconceito. Mício chama atenção ao fato de que, durante a etapa de preparação dos atores, muitos relataram ter vivido situações de bullying, preconceito e intolerância na vida real.
“Os alunos reconheceram ter passado por situações semelhantes ao que é visto na peça. E essa é uma proposta do teatro, ser um espelho da vida para discutir situações. Seja bem humorado, dramático ou crítico, o objetivo sempre é levar ao público a reflexão. É transformar informações em algo positivo” explica.
A diretora da biblioteca Monteiro Lobato, Rosana Rubim, acredita que a peça serve como instrumento de conscientização. “Você está lidando com a educação de crianças. É extremamente importante que se trabalhe as questões de preconceito” assinala.
Porque Sou Preta estreia na próxima sexta, 01, com apresentação exclusiva para os alunos do Colégio Ruy Barbosa. No domingo, 03, será aberta ao público às 11 horas, com a presença do escritor Jaime Sodré. A peça segue em cartaz até o dia 24, com apresentações todas as quartas e sextas, às 15 horas, e aos domingos às 11 horas, exceto nos dias 16 e 17.
As apresentações são gratuitas.
SERVIÇO
O quê: Porque Sou Preta
Quando: durante o Mês da Consciência Negra
Onde: Biblioteca Monteiro Lobato
Entrada gratuita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário