A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
30/01/2014
Espetáculo homenageia os 60 anos de criação do livro “Morte e Vida Severina”
Foto: Ana Paula Albuquerque.
No dia 5 de fevereiro o espetáculo Morte e Vida Severina inicia curta temporada no Teatro Martim Gonçalves (Canela). As apresentações gratuitas acontecem até o dia 16 de fevereiro, de quarta-feira a domingo, sempre às 20h. A peça de conclusão de curso da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA), dirigida por Érico José, comemora os 60 anos de criação do auto de natal pernambucano de um dos mais conceituados poetas brasileiros, João Cabral de Melo Neto (1920-1999).
A dramaturgia de Morte e Vida Severina, escolhida em conjunto pelos alunos concluintes, constata a atualidade das discussões sociais trazidas pelo poema. A direção de Érico José, nascido em Pernambuco assim como o autor do clássico, prioriza os resultados cênicos pulsantes e de forte conotação coletiva, através da criação de coros, da multiplicidade de “Severinos” e de músicas inéditas concebidas pelo compositor Luciano Bahia, exclusivamente para esta montagem.
Grupo em cena
No palco, 16 atores e atrizes se revezam entre o retirante e os demais personagens, que traçam sua jornada de desventuras rumo à cidade do Recife. Segundo o encenador da peça, o próprio agrupamento de atores e atrizes em cena é uma metáfora de que a coletividade pode produzir algo transformador, seja no âmbito da arte ou da vida.
A saga de Severino, um retirante pernambucano que sai do Sertão para o litoral à procura de melhoria de vida, universaliza questões caras às sociedades. Neste caso, a potência da cena teatral, sua relação direta entre ator e espectador, serve como instrumento difusor da literatura brasileira, que une em um só texto os estilos lírico, épico e dramático.
Serviço:
Onde: Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA)
Quando: Quarta a domingo, de 5 a 16 de fevereiro, 20h
Quanto: Gratuito (os ingressos serão distribuídos individualmente uma hora antes de cada espetáculo)
Realização: Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – ETUFBA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário