27/03/2014

Prêmio Braskem de Teatro 2013 homenageia os 50 anos do Vila Velha

A trajetória de meio século do espaço teatral será lembrada durante a cerimônia de entrega dos troféus desta 21ª edição da premiação que será realizada no dia 23 de abril, no palco principal do Teatro Castro Alves, em Salvador.

Em 2014, o Teatro Vila Velha completa 50 anos de atividade. A trajetória neste meio século de acontecimentos artísticos e políticos será lembrada durante a cerimônia de entrega do Prêmio Braskem de Teatro 2013. A premiação, que está em sua 21ª edição, será apresentada pelo ator Jackson Costa e pela cantora e atriz Margareth Menezes, no próximo dia 23 de abril, no palco principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. “A homenagem ao Teatro Vila Velha será conferida pelas contribuições as artes baianas e principalmente pelo caráter inovador e inquietante do espaço cênico que sempre buscou se reinventar ao longo de sua existência”, afirma Paulo Dourado, diretor artístico da cerimônia de entrega do Prêmio Braskem.

A homenagem do Prêmio Braskem de Teatro é recebida com orgulho por Ângela Andrade, diretora Geral do Vila Velha. “Receber o reconhecimento e a homenagem do prêmio Braskem é uma alegria para todos que participaram da construção da história do Vila ao longo dos últimos 50 anos”, ressalta. O Teatro foi fundado em 31 de julho de 1964, quatro meses depois do início do golpe militar no Brasil. Nesta época, o espaço cultural era conduzido pelo grupo Teatro dos Novos - considerada a primeira companhia profissional de Teatro na Bahia -, formada por alunos da primeira turma da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a liderança do professor João Augusto.

Em seu primeiro mês de funcionamento, estreou a peça teatral Eles não usam blequetai, escrita por Gianfrancesco Guarnieri e dirigida por João Augusto. O espaço também recebeu vários eventos, inclusive o histórico show Nós por exemplo, que reuniu pela primeira vez em um palco os cantores Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé. Em 1995, depois de um período de decadência, os diretores Marcio Meirelles e Ângela Andrade assumem a gestão do Novo Vila e iniciam a reconstrução do Teatro. Nesta nova fase, o Vila Velha passa a abrigar inúmeros grupos residentes como: o Bando de Teatro Olodum (1995), a Companhia Viladança (1998), a Companhia Novos Novos e o Grupo Vilavox (2001), A Outra Companhia de Teatro (2004), reunindo mais de 100 pessoas.

“Este momento confirma uma sólida base construída por uma história coletiva a ser compartilhada, fruto de um trabalho cotidiano para manter-se conectado com os possíveis futuros. O Teatro Vila Velha, em seus 50 anos, continua a oferecer ao público alternativas de liberdade”, destaca Márcio Meirelles, diretor artístico do local.

Sobre o PBT

O Prêmio Braskem de Teatro é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação, que em 2013 completou 20 anos de existência, surgiu como parte da Política de Responsabilidade Social da Braskem, que define como foco de sua atuação a inclusão social, a educação ambiental e promoção cultural com a finalidade de estabelecer as bases da consciência cidadã e estimular o crescimento sustentável.

O Prêmio, que é coordenado pela Caderno 2 Produções Artísticas, destaca anualmente as melhores produções do teatro baiano em oito categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-Juvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial. Foram avaliados espetáculos baianos considerados profissionais e inéditos, que estiveram em cartaz no período de 1º de maio a 31 de dezembro de 2013, em Salvador. Além dos troféus, os vencedores das categorias Espetáculo Adulto e Espetáculo Infanto-Juvenil receberão um prêmio no valor bruto de R$ 30 mil, enquanto os demais serão contemplados com um prêmio no valor bruto de R$ 5 mil cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário