27/03/2014

Terceira edição do projeto Chef em Casa terá inspiração na gastronomia argentina


O chef Vinicius Filgueira e a sommelier Patrícia Penha buscarão referência nos sabores do país.

Gastronomia contemporânea da melhor qualidade, de forma itinerante, sempre num lugar mais descontraído. Vinhos especialmente escolhidos por uma sommelier experiente, de forma harmonizada com os pratos propostos no menu. Obras de um artista visual convidado, ambientando o espaço, numa exposição integrada aos sabores. É assim que funciona o projeto Chef em Casa, que chega à sua terceira edição. Dessa vez, o Chef Vinicius Filgueira abre o espaço da sua casa para receber a Sommelier Patrícia Penha e as ilustrações de Flavia Bomfim.

Desta vez, o chef Vinicius Filgueira usará na composição dos pratos a inspiração em sua última viagem à Argentina, trazendo referência da gastronomia dos nossos hermanos. Os pratos da noite irão beber nos ingredientes, elementos culturais e sabores, da mesma forma que os vinhos, que não serão necessariamente argentinos, mas buscarão se harmonizar com os sabores daquela região.

Idealizado pela sommelier baiana Patrícia Penha e da produtora cultural Juliana Vieira, o Chef em casa apresenta uma noite diferenciada, onde o anfitrião se torna um convidado e experimenta pratos que trazem leituras inovadoras para sabores brasileiros. De forma didática sem ser chata, Penha apresenta os vinhos, suas características e aguça o paladar do espectador. Sim, porque nessa experiência os convidados podem assistir ao preparo dos pratos, enquanto já saboreiam os vinhos. A cozinha se torna um palco para uma culinária onde afeto e sabor de encontram. E inevitavelmente, diante dos pratos variados e degustação de diferentes rótulos de vinho, os convidados já procuram saber como fazer para levar o projeto para sua casa.

Segundo Juliana Vieira, o Chef em Casa propõe gastronomia itinerante, acontecendo uma vez por mês em uma casa diferente. As pessoas interessadas podem propor de levar o projeto para sua casa, podendo reunir no espaço um grupo de 20 pessoas (em média). . Os chefs convidados e a sommelier só precisam de um espaço para preparação dos alimentos. Os anfitriões não precisam se preocupar com louça, cristais ou talheres. O projeto prepara o ambiente nos mínimos detalhes, para fazer com que o dono da casa se sinta confortável como um convidado. Quem quiser vivenciar essa experiência gastronômica, só precisa entrar em contato com a equipe do Chef em Casa (através do email chefemcasassa@gmail.com) ou pelos números (71)9643-2161 e 8811-3561

Patrícia Penha - Sommelier formada pela The Wine School, nível 3, única representante no Brasil da escola inglesa Wine and Spirit Education Trust; pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP); e pela Associação Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV-SP). Foi sommelier e gerente no Restaurante ChefVivi, de Viviane Gonçalves, eleita chef Revelação pela Veja São Paulo em 2012. Por quatro anos exerceu a gerência do Restaurante Maní, que compõe a lista dos 100 melhores restaurantes do mundo da revista britânica The Restaurant.

Na África do Sul, fez curso na EuroCentres English School (Cidade do Cabo) e degustações em vinhedos de Stellenbosch, Paarl, Franschhoek e Constantia. Em Mendoza e Chile, fez visitas técnicas com degustações em vinhedos como Catena Zapata, Família Zuccardi, Pulenta Estate, Bodegas Atamisque e Viña Errazuriz.

Antes de se profissionalizar como sommelier, formou-se em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e trabalhou em renomados hotéis, como Softel Conventions (Costa do Sauípe) e Aramyami (Salvador).

Vinicius Filgueira - Currículo

Carioca, após trabalhar 3 anos no Banco do Brasil decidiu estudar gastronomia. Formado pelo Senac Grogotó em Barbacena, Minas Gerais, se apaixonou e passou a fazer estágios pela Europa aos cuidados de renomados chef’s como Vitor Sobral em Lisboa, absorvendo uma rica experiência internacional. Com passagem por restaurantes conceituados no Rio de Janeiro, como Restaurante Satyricon, Restaurante Sawasdee, Pizzaria Capricciosa chega a Salvador, o chef foi convidado para montar o primeiro restaurante tailandês da cidade. Hoje, Vinicius é proprietário dos restaurantes Bistrot du Vini e Cantina du Vini. Presta consultoria para diversos restaurantes no Brasil e no exterior. Busca constantemente se atualizar em viagens internacionais, trazendo novidades para seus clientes e amigos, mas sempre usando produtos regionais nas criações de seus pratos, uma marca do chef. Hoje, faz parte do movimento Quarteto ao Quadrado onde busca melhorar a gastronomia em Salvador.

Serviço

Projeto Chef em Casa

Terceira edição: (contato para vagas e endereço completo: (71)9643-2161 e 8811-3561)

Data: 12/04/2014, sábado

Horário: 21h

Valor: R$160,00

Endereço: Rua Barão de Itapuã, 142, Barra Porto - Barra

Contato: Juliana Vieira

(71)9643-2161 (71)8811-3561

chefemcasassa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário