A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
17/03/2014
ZUARTE JÚNIOR É O ORIENTADOR DO SEGUNDO LAB DO PROJETO ARMOD
Foto: André Sant`Anna.
O segundo Lab, que será iniciado na tarde da próxima quarta-feira, 19, nas oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia, terá como orientador o artista visual, cenógrafo e figurinista Zuarte Júnior. O projeto, que tem como objetivo estimular o imaginário e a criatividade, sempre valorizando a brasilidade, foi desenvolvido pela Oficina de Papel Consultoria e Cursos, tendo à frente a artista plástica Maria Luedy em parceria com a produtora cultural Sandra Galeffi.
Como tema para desenvolver o lab, Zuarte Júnior escolheu ‘Provocações do Sensível’, um convite ao grupo para vivenciar situações a partir de motes poéticos. “Os motes poéticos servirão como condutores para uma criação, podendo daí originar em uma cenografia, um figurino, ou uma outra síntese artística”, conta Zuarte. “Esses motes provocativos, poderão ser desde elementos e/ou conceitos estéticos externos, como a própria experiência de vida dos participantes, elegendo fatos como metáfora e argumento, para uma suposta dramaturgia a ser transformada e sintetizada materialmente em um produto estético”, explica o artista.
Zuarte Júnior é artista plástico graduado pela UFBA, cenógrafo e figurinista, tendo atuando em produções junto ao Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves, com o balé do TCA e com o Bando de Teatro Olodum, dentre outros. Faz direção de arte para produções em vídeo e cinema. Tem trabalhos em poesia e música. Também realiza trabalhos para o centro técnico do TCA, entre os quais estão África e O sumiço da santa.
SOBRE O ARMOD
Desenvolvido pela Oficina de Papel Consultoria e Cursos, o projeto ARMOD tem como objetivo estimular o imaginário e a criatividade, sempre valorizando a brasilidade. À frente do projeto estão a artista plástica Maria Luedy e a produtora cultural Sandra Galeffi. Com duração de seis meses, o ARMOD será dividido em cinco laboratórios experimentais -ou Labs-, voltados para quem já possui nível técnico ou superior, principalmente em áreas como artes, moda e design.
O time de orientadores reúne os estilistas Jefferson Ribeiro, Márcia Ganem e Miguel Carvalho, a designer de moda Karin Galvão, o artista visual cenógrafo e figurinista Zuarte Júnior, além da própria Maria Luedy. Nos Labs, os profissionais orientarão o desenvolvimento de coleções e produtos direcionados para a arte, a moda e o design, que serão expostos posteriormente, na conclusão do projeto.
O ARMOD é um projeto ligado à qualificação e cultura, aprovado pelo edital de Fomento à Cultura da Secult do Governo do Estado da Bahia, e tem o apoio da Secretaria da Fazenda e Fundo de Cultura da Bahia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário