30/04/2014

A REINVENÇÃO DO MUNDO


Fotos: Beowulf Sheenan PENAmerican CENTER

O Fronteiras Braskem do Pensamento traz a Salvador o escritor britânico Salman Rushdie (15/5) e o oceanógrafo e ambientalista francês Jean-Michel Cousteau (5/6).

Inventar, no sentido primitivo, significa descobrir coisas novas ou imaginar uma história. Mas para a psicologia e a filosofia modernas, atualmente, o termo ganha um novo status: da produção de uma nova síntese, de uma nova combinação de ideias que visa a um fim. Nesse sentido e nesse movimento, o Fronteiras Braskem do Pensamento propõe o fio condutor para sua série deste anos: a reinvenção do mundo. Em 2014 o Fronteiras traz a Salvador o escritor britânico Salman Rushdie (15/5) e o oceanógrafo e ambientalista francês Jean-Michel Cousteau (5/6). A liberdade de expressão, a linguagem, a sustentabilidade e o desenvolvimento são alguns dos conceitos que vão encontrar conexões entre si, no espaço e no tempo contemporâneo, para serem apresentados no palco do Teatro Castro Alves. O Fronteiras Braskem do Pensamento Salvador tem patrocínio da Braskem e do Governo da Bahia através do Fazcultura com a coordenação da Caderno 2 Produções e Telos Cultural e realização da Roteiro das Artes.


Ideias já nascem destinadas aos diferentes domínios do conhecimento humano: à literatura, à filosofia, à ecologia ou à física, para citar alguns dos grandes temas. Ideias nos levam a conceitos, que não existem prontos e acabados. Abastecido de uma necessidade prévia – seja ela qual for –, o criador de conceitos se ocupa de seu contexto e do que este oferece sobre a realidade que o cerca para então poder transformá-la.

Conforme Fernando Schüler, curador do Fronteiras, “vivemos uma época de turbulência. A economia de mercado se mostrou uma fonte inigualável de progresso, mas também de desigualdades injustificáveis, privações e patologias sociais. O pensamento sistemático pode nos ajudar a enfrentar essas questões. Pode nos ajudar a reinventar o mundo a cada geração. Este é o convite do Fronteiras para sua edição de 2014”.

A venda dos ingressos para o Fronteiras Braskem do Pensamento inicia nesta segunda-feira, dia 28, nas bilheterias do Teatro Castro Alves e no SAC dos shoppings Barra e Bela Vista. As vagas são limitadas. Informações pelo e-mail salvador@fronteiras.com ou no telefone (71) 3333.3526.

CONFERÊNCIAS

SALMAN RUSHDIE

15/5 (quinta)

Rushdie é conhecido mundialmente pela publicação de Os versos satânicos, que causou controvérsia no mundo Islâmico. Em 1989, o Aiatolá Ruhollah Khomeini proferiu a fatwa, ordenando sua execução pela ofensa ao profeta Maomé contida na obra. Em diversos países com comunidades muçulmanas numerosas, o livro foi banido e, em casos mais extremos, ocorreram atentados a livrarias e, até mesmo, a morte de pessoas envolvidas com sua tradução e publicação.

Com relevante produção literária, que inclui O último suspiro do mouro, Vergonha e Haroun e o mar de histórias, entre diversos outros títulos, o escritor desenvolve suas histórias tendo como referencial o subcontinente indiano, combinando realismo mágico com ficção e história, através de uma narrativa repleta de conexões, perturbações e migrações entre Oriente e Ocidente. Seu romance Os filhos da meia-noite recebeu diversas premiações, entre elas os Prêmios The Best of Bookers e Booker of Bookers, além de integrar a série dos grandes livros do século XX da Penguin Books. Em sua mais recente obra, intitulada Joseph Anton, narra a sua própria história durante a fatwa, que perdurou por uma década, época em que, por razões de segurança, assumiu o pseudônimo que serve de título ao livro.

Salman Rushdie é membro da Academia Americana de Artes e Letras e da Sociedade Real de Literatura Britânica, além de Comandante da Ordem das Letras e das Artes, a mais alta honraria concedida pelo governo francês.

JEAN-MICHEL COUSTEAU

05/6 (quinta)

Cousteau é reconhecido internacionalmente por seu trabalho de mobilização junto a governos, instituições e formadores de opinião para a criação de leis em favor do meio ambiente. Graduado em Arquitetura e especialista em Arquitetura Marinha, já foi agraciado com diversas honrarias como o Environmental Hero Award e o Ocean Hero Award.

Filho do lendário explorador francês Jacques Cousteau, pioneiro na descoberta dos recursos do fundo do mar, navegou durante décadas ao redor do mundo ao lado do seu pai e, em 1999, fundou a Ocean Futures Society, organização sem fins lucrativos, que trabalha com programas de conservação marinha e educação ambiental. Visando ampliar o alcance desse trabalho, produziu quase uma centena de documentários e especiais para a televisão, conquistando grande prestígio e reconhecimento internacional, além de receber prêmios como o Emmy e o Peabody.

Jean-Michel Cousteau é precursor em diversas iniciativas que visam o fortalecimento de alianças pela proteção ambiental. Em 1997, participou de um chat on-line direto do fundo do mar respondendo a perguntas sobre os corais das Ilhas Fiji. Em 1998, Ano Internacional dos Oceanos, participou de um link em que também estavam conectados tripulantes de um ônibus espacial e jornalistas da CNN, visando envolver a NASA nos trabalhos de preservação dos oceanos. No ano de 2002, foi a primeira pessoa a representar o meio ambiente na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City. E, em 2006, sua iniciativa para proteger as ilhas do noroeste do Havaí inspirou o então presidente George W. Bush a declarar a área Monumento Natural Marinho, a maior área marinha protegida do planeta na época.

SOBRE O FRONTEIRAS DO PENSAMENTO

O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Através de uma série anual de conferências, o Fronteiras abre espaço para o debate e a análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro, apresentando pensadores, artistas, cientistas e líderes que são vanguardistas em suas áreas de pesquisa e pensamento.

Temas, ideias e personalidades que moldam o nosso tempo ocupam o palco do Fronteiras, que tem como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Dessa forma, o seminário internacional busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, alguns dos mais renomados pensadores em atuação no mundo, constituindo uma linha interdisciplinar de pensamento.

Em seus oito anos de existência, o Fronteiras do Pensamento conta com mais de 180 conferências internacionais realizadas para milhares de espectadores, trazendo para o debate temas imprescindíveis, dando aos espectadores uma visão real dos próximos dez ou vinte anos, nas diferentes áreas contempladas.

SOBRE A EDIÇÃO SALVADOR

O Fronteiras Braskem do Pensamento conta com o patrocínio do Governo da Bahia através do Fazcultura. Nesta série especial de Salvador, a Braskem apresenta em maio a conferência de Salman Rushdie, escritor britânico, e em junho Jean-Michel Cousteau, oceanógrafo e ambientalista francês

Em 2013, após um intervalo de três anos da última conferência realizada na cidade, a Braskem voltou a promover o Fronteiras na capital baiana, apresentando em setembro a conferência da liberiana Leymah Gbowee, Prêmio Nobel da Paz, e em outubro o colombiano Enrique Peñalosa, economista e urbanista.

“Faz parte da política de Responsabilidade Social da Braskem incentivar e promover o desenvolvimento cultural do estado. Por isso, a realização de mais uma edição do Fronteiras Braskem do Pensamento do pensamento em Salvador é importante. Principalmente, por proporcionar ao público baiano o encontro com grandes pensadores contemporâneos e o compartilhamento de conhecimento”, ressalta Emmanuel Lacerda, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

SOBRE A BRASKEM

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

SERVIÇO

FRONTEIRAS BRASKEM DO PENSAMENTO SALVADOR 2014

CONFERÊNCIAS: Salman Rushdie, 15/5; Jean-Michel Cousteau, 5/6.

LOCAL E HORÁRIO: Teatro Castro Alves, às 20h30.

INGRESSOS: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) para cada uma das conferências. Vagas limitadas.

INFORMAÇÕES: (71) 3333.3526 / salvador@fronteiras.com.

PONTOS DE VENDA: Nas bilheterias do Teatro Castro Alves e no SAC dos shoppings Barra e Bela Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário