25/04/2014

Conselheiros participam do IX Encontro do Fórum de Cultura da Bahia


Fotos: Ascom CEC / Flora Rodriguez

Os conselheiros de cultura Sandro Magalhães e Nelson Maca se preparam para participar do IX Encontro do Fórum de Cultura da Bahia. O evento começa nesta sexta-feira, 25, e segue até domingo, 27, no município de Simões Filho. Além dos debates e rodas de conversa, o encontro contará com exposições de personalidades centenárias, mesas temáticas, shows e mostras da cultura popular da Região Metropolitana de Salvador.


Para falar da política de territorialização da cultura na Bahia, o conselheiro de cultura Sandro Magalhães participará da cerimônia de abertura, às 20 horas, na Praça da Bíblia. Como representante do Conselho Estadual de Cultura, Magalhães pretende abordar em seu discurso como é importante o fortalecimento dos Territórios de Identidade Cultural.

“A política de territorialização é inovadora, uma das mais importantes no Brasil. É interessante que o Conselho de Cultura esteja próximo desse processo, sempre mantendo o elo entre a sociedade civil e o poder público”, afirma Magalhães, que também é diretor de territorialização da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA).

POETA – No sábado, 26, a partir da 15h30, quem participa do IX Encontro do Fórum de Cultura da Bahia é o conselheiro Nelson Maca. Ele fará a mediação em uma roda de conversa que tem como tema “Literaturas Negras: Arte, Luta e Identidade”.

O evento será na Escola Ressureição, no centro da cidade. “A literatura hoje é meu principal campo de militância. Quero mostrar a potencialidade dela como ferramenta para ser ver o mundo por outro ângulo, trazendo assim a discussão de questões étnicas. Puxarei a discussão sobre a literatura negra. Minha proposta é provocar o debate”, explica Maca.

Para o conselheiro, o evento em Simões Filho é uma oportunidade de conversar com pessoas de outras cidades que estão envolvidas no processo do fazer cultural. “São experiências como essa que servem para apresentar as especificidades de cada local. É possível fazer um mapeamento do que está acontecendo culturalmente, o que colabora para o fomento das políticas culturais”, completa.

ORGANIZADORES – O Fórum Estadual de Cultura da Bahia foi criado em janeiro de 2012, após reuniões com agentes culturais em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Porém, as articulações para sua criação foram iniciadas em 2011, durante a IV Conferência Estadual de Cultura, em Vitória da Conquista.

Serviço

O que: IX Encontro do Fórum de Cultura da Bahia

Onde: Simões Filho

Quando: dias 25, 26 e 27 de Abril.

Inscrição: www.forumdeculturadabahia.blogspot/inscricao.com.br

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário