04/04/2014

Lucy Berenguer abre nova exposição nesta sexta (4)


O lançamento acontece às 19 horas, no Foyer do Cine Teatro Casa do Comércio.

Uma verdadeira celebração pelos 20 anos de pintura é o que caracteriza a nova exposição da artista Lucy Berenguer, que será lançada na noite desta sexta-feira, dia 04 de abril, às 19 horas, no Foyer do Cine Teatro Casa do Comércio. Com entrada franca, a exposição ‘Um Olhar sobre o percurso’, fica disponível até o dia 30 de abril, entre terça-feira e domingo, das 9 às 22 horas.

A mostra vai apresentar os trabalhos realizados da artista ao longo da carreira no Brasil e em países como Portugal e República Dominicana. Foram dez exposições individuais e 11 exposições coletivas, além de feiras, capas de livros, mostra de rua, que proporcionaram para Lucy grandes experiências no mundo das artes plásticas.

Lucy Berenguer

Em 1993 Lucy começou a freqüentar a Oficina de Arte Waldo Robatto, em Salvador. Na Galeria do Teatro Casa do Comércio, participou da Exposição Coletiva dos Alunos, durante cinco anos, até 1997. A primeira exposição individual foi realizada em novembro de 1997, com o tema ‘Pedaços de Mim’, no Espaço Cultural Coqueijo Costa do Tribunal Regional do Trabalho. A partir daí, novas exposições foram realizadas, como na Coletiva de Artistas de Cachoeira e São Félix (Galeria Solar do Ferrão do Instituto de Patrimônio Artístico Cultural da Bahia – IPAC, em 1997), no Festival de Arte do Recôncavo (Fundação Museu Hansen Bahia, na cidade de Cachoeira, em 1998), na Coletiva de Artistas Regionais (em comemoração aos 161 anos de elevação política da cidade de Cachoeira, em 1998) e na Coletiva dos Artistas Plásticos de Jequié (na inauguração do Centro de Cultura da cidade, em 1999). Em 2000, criou a exposição ‘Artes do Coração’, apresentada no Tribunal Regional do Trabalho.

Logo depois, através de um convite da Associação Liceu de Artes e Ofício da Bahia, compôs o grupo de 61 artistas que fizeram o Mural da Primavera no Centro Histórico de Salvador. Por meio de um projeto artístico, Lucy realizou mais quatro exposições individuais: ‘Retalhos’ na Galeria Pedro Arcanjo (Pelourinho) em 2001, ‘Mares e Marés’ no Museu Náutico da Bahia em 2001, ‘Palavra por Palavra’ no Espaço Cultural Grandes Autores em 2001 e ‘Diversidade’ na Galeria Solar do Ferrão (Pelourinho), também em 2001. O primeiro atelier da artista foi criado no bairro dos artistas, no Rio Vermelho.

Em seguida, através de um projeto do IPAC, Lucy montou no Pelourinho uma nova vitrine, o Atelier Lucy Berenguer que ficou localizado na Rua João de Deus. A partir daí, em parceria com a Oficina de Arte Waldo Robatto, realizou o evento ‘Arte de Rua’, reunindo um grupo de aproximadamente 30 artistas. A oitava exposição individual aconteceu no Complexo Turístico de Sauípe, na Galeria de Arte do Hotel Breezes, novamente com a mostra ‘Diversidade’. Em seguida, criou a tela para capa do livro ‘A Flor da Pele’, do poeta João Moutinho. Em 2005, Lucy expôs ‘A Bahia “sabe” A Festa’ em Lisboa (Portugal), no Dom Pedro Hotel, durante a Semana Brasileira de Cultura e Culinária. Retornando ao Brasil, realizou em 2006 a exposição a ‘Além da Palavra’, na Galeria Nelson Daia. Um novo trabalho internacional aconteceu em 2010, também com a exposição ‘A Bahia “sabe” A Festa’, que aconteceu em Santo Domingo (República Dominicana), no Centro Cultural Brasileiro Dominicano – Embaixada do Brasil.

SERVIÇO

O que: Exposição ‘Um Olhar sobre o percurso’ da artista Lucy Berenguer

Quando: Lançamento dia 04 de abril (disponível até o dia 30 de abril, entre terça-feira e domingo, das 9 às 22 horas)

Onde: Foyer do Cine Teatro Casa do Comércio – Avenida Tancredo Neves

Horário: 19 horas

Quanto: Entrada Franca


Censura: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário