01/04/2014

“O Corpo é a Mídia da Dança? – Outras Partes” estreia em Salvador na Caixa Cultural


Foto: Dirk Bleicker.

Inédito na capital baiana, projeto investiga o lugar da dança em diversos suportes e formatos, em uma apresentação multimídia.

Entre os dias 10 e 13 de abril de 2014 (quinta a domingo), a CAIXA CULTURAL apresenta o espetáculo “O Corpo é a Mídia da Dança? – Outras Partes”. O projeto, inédito em Salvador, é criação do artista de dança Vanilton Lakka (MG), que investiga a criação e composição de movimentos em diversas mídias para além do corpo, como a internet, o telefone, o gibi interativo e a própria cena. De natureza multimídia, o espetáculo estreou em 2005, em seu primeiro formato, e já passou por diversos lugares no Brasil e no exterior. Ingressos são trocados por 1 quilo de alimento não perecível, a partir das 9h do dia de apresentação. A Caixa Cultural Salvador fica na Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador, Bahia.

Sob o patrocínio do Programa de Ocupação de Espaços da Caixa Cultural 2014/2015, o espetáculo consiste em duas etapas. “O Corpo é a Mídia da Dança?” é sua primeira parte, realizada entre 2005 e 2006, em parceria com o Território Minas, programa do Fórum Internacional de Dança (FID). “Outras partes” é a continuidade do processo, desenvolvido com recursos do programa Rumos Dança Itaú Cultural 2006/2007. Desde então, o projeto já se apresentou 288 vezes e em 40 cidades brasileiras, também dentro da programação dos principais festivais de dança contemporânea do país. No exterior, apresentou-se em festivais internacionais em 15 países em três continentes, entre 2006 e 2013.

Mesclando técnicas corporais e experimentando formatos, Lakka, em companhia de Chikinho Costa e Fabio Costa, cria um espetáculo que está sempre em interação com o público e com o ambiente externo. Organizado como um sistema no qual diferentes partes se encontram, o projeto busca abrir novos horizontes para refletir e experimentar no universo da dança, abrindo fronteiras entre a dança contemporânea e a dança de rua. O espetáculo manipula essas referências em virtude de uma proposta participativa.

OFICINA

O projeto “O Corpo é a Mídia da Dança? – Outras Partes” envolve também a oficina “Conexões entre Dança de Rua e Dança Contemporânea”, facilitando técnicas das danças de rua e suas formas de utilização na dança contemporânea. A atividade, ministrada por Vanilton Lakka, é voltada para dançarinos de Danças Urbanas, intérpretes de Dança Contemporânea e artistas e estudantes de outras técnicas da dança que se interessem pelas intersecções entre a dança de rua e a dança contemporânea. A oficina acontece no dia 12 de abril (sábado), das 15h às 18h, no Salão Nobre da Caixa Cultural Salvador. As inscrições devem ser feitas a partir de meia hora antes do início das atividades, e os interessados deverão inscrever-se com seus nomes completos, CPF, telefone e e-mail.


SERVIÇO

Espetáculo “O Corpo é a Mídia da Dança? – Outras Partes”

Dias 10, 11 e 12 de abril (quinta, sexta e sábado), às 20h, e 13 de abril (domingo), às 19h

Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, nº 57 – Centro. Salvador/BA)

Ingressos trocados por 1 Kg de alimento não-perecível a partir das 9h do dia do espetáculo.

Estacionamento gratuito ao lado

Classificação: livre

Realização: Caixa Cultural, sob a produção de Jovancla Promoções e Produções Artísticas Ltda e produção local da Dimenti Produções

Informações: Ellen Melo | (71) 3336-6331 | 8711-5304


Nenhum comentário:

Postar um comentário