Começa em 8 de abril, na Sala de Cinema do Museu Eugênio Teixeira Leal, a exibição dos filmes da mostra gratuita “Encontro com o Cinema Alemão”, numa promoção do Sesc, em parceria com Goethe-Institut. Essa mostra é um fragmento da safra de filmes produzidos no final do século XX e início do século XXI na Alemanha. A parceria do Sesc com o Goethe-Institut possibilitou a exibição de 10 filmes que configuram o recorte de um cinema articulado com as questões contemporâneas da sociedade ocidental e com dois temas de grande impacto na história daquela nação: a Segunda Guerra Mundial e a vida na Alemanha Oriental com a unificação do país.
Uma abordagem bastante apropriada para o ‘Ano da Alemanha no Brasil’, pois permite ao público conhecer a produção cinematográfica contemporânea alemã, favorecendo o estudo e a discussão sobre as questões específicas da arte do cinema e, ao mesmo tempo, conhecer novos aspectos, novos olhares, sobre as questões do homem e da sociedade.
SERVIÇO
O Que: Mostra de filmes “Encontro com o Cinema Alemão”
Quando: 8/04 a 21/08, com sessões às 14h
Onde: Sala de Cinema do Museu Eugênio Teixeira Leal (Rua do Açouguinho, 1, Pelourinho – Centro Histórico)
Entrada franca
Programação:
8 de abril
Adeus Lenin! (Good bye Lenin!, 2003, 120min). Classificação: 14 anos.
Direção: Wolfgang Becker.
Em 1978, em plena Alemanha Oriental, o pai de Alex Kerber deixa o país, rumo ao ocidente. Uma visita dos homens da Stasi (Serviço de Segurança Nacional) leva a mãe do garoto ao hospital, de onde volta como uma ativista ferrenha. Anos depois, em uma manifestação pacífica, ela vê seu filho Alex sendo espancado por representantes do governo e entra em coma após sofrer um infarto. O muro de Berlim é destruído e a casa da família é adaptada aos padrões ocidentais. Somente em 1990, um ano depois, ela desperta do coma. O médico explica que qualquer excitação pode ser fatal para a paciente. Por isso, Alex decide esconder a queda do Partido Socialista. Mas o que acontecerá quando a mãe, mesmo acamada, voltar para casa?
9 de abril
Bem-vindo à Alemanha (Almanya-Willkommen in Deutschland, 2010, 95min). Classificação: 12 anos
Direção: Yasemin Samdereli.
Em 1964, Hüsyin Yilmaz deixou a Anatólia e veio à Alemanha como trabalhador imigrante. Agora está prestes a receber a cidadania alemã, mas não sabe se é isso que realmente deseja. Lembranças do passado se misturam com o presente enquanto a família toda está a caminho da Anatólia. O filme fala sobre identidades, que se transformam pouco a pouco, sobre a complexa pátria de cada um.
10 de abril
Yella (Yella, 2007, 88min). Classificação: 14 anos
Direção: Christian Petzold.
Yella parte. Ela anseia pelo futuro. Deseja que a existência que tem levado se torne simplesmente uma questão do passado. Durante a viagem, conhece um homem que opera no mercado de capital de risco. Yella dá provas de competência como sua assistente, mas, momentos de sua vida pregressa misturam-se a sua nova vida
8 de maio
Todos os outros (Alle anderen, 2008, 119min). Classificação: 14 anos
Direção: Maren Ade
Conta à história de Gitti e Chris, um casal com muitas diferenças e idades no início da casa dos trinta, que tenta desfrutar suas férias isolando-se a dois. Um casal que, longe de todos os outros, mantém seus rituais. Só não conseguem fugir um do outro.
22 de maio
O que permanence (Was bleibt, 2012, 88min). Classificação: 12 anos
Direção: Hans-Christian Schmid
Marko vem de Berlim para encontrar sua rabugenta mulher nas proximidades de Bonn e pegar seu filho Zowie. O casal vive separado, mas os avós de Zowie não podem saber. A ilusão da família intacta deve ser mantida, principalmente, por causa da avó Gitte, que já sofre de depressão há muitos anos. Durante um jantar, Gitte faz uma revelação que, em princípio, deveria alegrar a todos os presentes: ela declara estar vivendo agora sem o uso de medicamentos. Os parentes reagem com surpresa, estranheza e desconfiança, pois todos temem novos problemas.
17 de julho
4 dias em maio (4 Tage im Mai, 2011, 95min). Classificação: 14 anos
Direção: Achim von Borries
Alemanha, maio de 1945, quatro dias antes do término da Segunda Guerra Mundial, um pequeno grupo de soldados russos ocupa um orfanato na costa do mar Báltico e tenta se arranjar com os habitantes. Na praia ainda há um grupo de soldados alemães, prestes a fugir para Dinamarca. Um filme sobre a guerra, pouco provável, mas com base em fatos reais.
24 de julho
Nenhum lugar para ir (Die Unberührbare, 1999, 100min). Classificação: 14 anos
Direção: Oskar Roehler
No filme, Oskar Roehler relata a história de sua mãe — a escritora Gisela Elsner, que se suicidou em 1992 — através da personagem Hanna Flanders, uma escritora que vê sua suposta carreira destruída com a queda do Muro de Berlim. Gisela Elsner tinha se tornado uma figura tão marginal, que passara a ver-se como pária da sociedade cultural. Na verdade, exceto pelo seu furioso romance de estreia, Gisela nunca chegou a ser uma grande escritora. Membro do Partido Comunista Alemão, a escritora bem poderia ter pressentido que o fim da Alemanha Oriental seria também o fim do seu sucesso profissional.
Dia 31.julho
Sonnenallee (Sonnenallee, 1999, 94min). Classificação: 14 anos
Direção: Leander HauBmann
Retrato humorístico da vida dos jovens na Berlim de 1973 através da Sonnenallee, avenida que tem o trecho mais longo na Berlim Ocidental e seu trecho mais curto na oriental da cidade dividida.
Dia 7.agosto
A vida é um canteiro de obras (Das Leben ist eine Baustelle, 1997, 118min). Classificação: 16 anos
Direção: Wolfgang Becker
Em Berlim, manifestantes e policiais se enfrentam na rua, enquanto Jan Nebel vai para seu emprego no frigorífico. No caminho, derruba dois homens que perseguem uma jovem, e ele nem imagina que são policiais à paisana. A noite traz sérias consequências para Jan: uma multa, sua demissão e, talvez, a perda de seu grande amor. Pela manhã, ao fazer uma visita ao pai, encontra-o morto. Além disso, Jan desconfia que contraiu Aids.
Dia 21.agosto
Berlin is in Germany (Berlin is in Germany, 2001, 90min). Classificação: 14 anos
Direção: Hannes Stöhr
Após um longo período de reclusão, que teve início ainda nos tempos da antiga RDA, Martin é posto em liberdade na nova Berlim unificada. Involuntariamente, ele entra em conflito com a polícia, mas com a ajuda de sua mulher, consegue ser libertado e Martin tem uma segunda chance
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