A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
05/05/2014
ARMOD SEGUE COM LABORATÓRIO DE TÉCNICAS DE TINGIMENTO DE TECIDOS
Já está em curso o terceiro laboratório do projeto ARMOD, conduzido pela artista plástica e professora Maria Luedy, que se estende até o dia 16 de maio. Neste ‘lab’, os participantes do projeto experimentarão técnicas de tingimento com corantes naturais brasileiros, a exemplo do barbatimão —raiz que solta um corante cor de ferrugem—, coco verde, casca de cebola, macela —ou marcela— e jenipapo, entre outros.
Além das técnicas de tingimento, o laboratório também estimulará o grupo a pensar no imaginário brasileiro e suas marcas culturais, colorísticas e formais. Os integrantes irão ainda se aproximar das técnicas artesanais de interferências no tecido, como a renda de bilro e o richelieu. A partir deste ‘lab’ a designer têxtil Karin Galvão usará os tecidos tingidos para a criação de peças que comporão a coleção final do ARMOD.
Maria Luedy é mestra em artes visuais pela UFBA, pós graduada em arte, moda e contemporaneidade pela UNIFACS e professora de design de moda, interiores, comunicação, plástica e arte e cultura na UNIFACS há 9 anos. Recentemente apresentou dois artigos na cidade de Guimarães em Portugal no CIMODE primeiro congresso internacional de moda e design da Europa.
SOBRE O ARMOD
Desenvolvido pela Oficina de Papel Consultoria e Cursos, o projeto ARMOD tem como objetivo estimular o imaginário e a criatividade, sempre valorizando a brasilidade. À frente do projeto estão a artista plástica Maria Luedy e a produtora cultural Sandra Galeffi. Com duração de seis meses, o ARMOD será dividido em cinco laboratórios experimentais -ou Labs-, voltados para quem já possui nível técnico ou superior, principalmente em áreas como artes, moda e design.
O time de orientadores reúne os estilistas Jefferson Ribeiro, Márcia Ganem e Miguel Carvalho, a designer de moda Karin Galvão, o artista visual cenógrafo e figurinista Zuarte Júnior, além da própria Maria Luedy. Nos Labs, os profissionais orientarão o desenvolvimento de coleções e produtos direcionados para a arte, a moda e o design, que serão expostos posteriormente, na conclusão do projeto.
O ARMOD é um projeto ligado à qualificação e cultura, aprovado pelo edital de Fomento à Cultura da Secult do Governo do Estado da Bahia, e tem o apoio da Secretaria da Fazenda e Fundo de Cultura da Bahia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário