30/05/2014

NASCENTE E FOZ NA CAIXA CULTURAL


Fotos: Jaqueline Machado / Fabrizia Granatieri.

Série musical promove o diálogo entre as obras de grandes poetas brasileiros e compositores da atualidade.

A Caixa Cultural Salvador apresenta, entre os dias 05 e 08 de junho, a Série Musical Nascente e Foz, que mescla poesia, música e bate papo, reunindo compositores contemporâneos, atores e estudiosos das áreas musical e literária em apresentações dinâmicas e criativas. Propondo permanentes articulações com a influência da grande literatura, como forma de dotar a canção de novas potências poéticas e originalidade, o Nascente e Foz levará o público a uma ampla experiência sensorial. Os encontros poético-musicais acontecem sempre às 19h e os ingressos poderão ser trocados nos dias dos shows, por 1 quilo de alimento não perecível.


A musicalidade do Nascente e Foz está sob a responsabilidade de Thiago Amud, que vem sendo aclamado pela crítica e recebendo “abraçaços” de Caetano Veloso, que o parabeniza “pelo capricho musical e literário”; Pedro Sá Moraes, cantor compositor considerado “brilhante” pelos críticos musicais, pela aposta no acirramento de oposições entre a tradição e o contemporâneo, entre o ritmo contagiante e o mergulho em obscuridades; Música Surda, grupo vocal-instrumental que, nascido em 2001, tem como marca registrada a composição musical sobre poemas de Dante Milano, Cecília Meireles e outros; e Escambo, banda carioca que, com um mixto de MPB e rock, ironia tropicalista e lirismo, lançou em 2013 seu segundo CD, "Neon", com recepção entusiástica da crítica e do público.


Durante cada show, dialogando com as canções, intervenções poéticas dramatizadas: os atores Clarice Niskier, Emílio de Mello, Alessandra Maestrini e Paulo Betti entoam versos dos poetas Jorge de Lima, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Oswald de Andrade, através de declamações/interpretações de poemas ou estrofes, potencializando o diálogo entre os jovens compositores e os mestres das letras com quem mantêm estreita relação em seu processo criativo – seja por temática, por influência estilística ou por traços filosóficos. “As declamações acontecerão como epígrafes ou intermezzos lítero-dramáticos, que levarão a audiência a uma viagem pelo universo dos escritores e ilustrarão como estas infinitas nascentes de nossa cultura seguem desaguando em rios, caudalosos de música popular brasileira”, explica Pedro Sá Moraes, idealizador do Nascente e Foz.

Para completar a multidisciplinaridade do projeto, a cada dia serão realizados bate papos com pesquisadores renomados, que juntamente com um ator e um compositor e mediados pelo jornalista Luciano Aguiar, irão discutir a influência perene dessas obras nas produções artísticas contemporâneas.

Thiago Amud - Aclamado pelo jornal “New York Times” como “Um clandestino radical”, o cantor, compositor, arranjador e violonista Thiago Amud teve o seu segundo CD, “De ponta a ponta tudo é praia-palma” (Delira Música, 2013), eleito pelo jornal O Globo como um dos dez melhores do ano passado, e recebeu elogios de Caetano Veloso por seu “capricho musical e literário”. Já no seu primeiro CD, Sacradança (Delira Música, 2010), Amud assinou todas as letras, músicas e arranjos e o álbum foi considerado um dos melhores do ano pela “Gazeta do Paraná”, e suscitou comentários como os do crítico Tárik de Souza: “Thiago Amud já debuta com personalidade autoral formada”. Ganhou também um grande elogio do cantor Aquiles, do MPB-4: “Surpreendente é a sua música. Admirável é o seu desprendimento”. E recebeu de Guinga o título de “verdadeiro gênio da música brasileira”. Além de assinar letra e música da maior parte de suas composições, é também parceiro de artistas como Guinga, Francis Hime, Edu Kneip, Zé Paulo Becker, Pedro Sá Moraes e Thiago Thiago de Mello. E já foi gravado por Milton Nascimento, Alcione, Simone Guimarães, Guinga, Francis Hime, Marcus Tardelli, Mariana Baltar, Garganta Profunda e outros.

Pedro Sá Moraes - Músico, agitador cultural e radialista - apresenta, com seus parceiros de Coletivo Chama, o programa conceitual Rádio Chama, na Roquette Pinto FM - Pedro já teve sua música descrita por Ailton Magioli (“Estado de Minas”) como um "Momento de Êxtase", e pelo jornalista Leonardo Lichote numa matéria de capa do Segundo Caderno de O Globo como, em sua geração, "a que tem mais potencial de comunicação com o público do gênero (MPB), apesar de carregar um olhar provocador que escapa da abordagem comumente dada a esta tradição". Elogiado este ano pelo jornal “New York Times”, Pedro lançou em 2012 o seu primeiro CD, “Claroescuro”, produzido de forma independente e lançado pela Caravan Music nos Estados Unidos, onde se apresentou em casas lendárias, como o Joe's Pub, SOB's e NuBlu em Nova Iorque, e festivais como o Chicago World Music, Philadelphia Film and Music Festival e South by Southwest, no Texas. O CD foi aclamado um dos dez melhores álbuns de world music de 2010 pelo Boston Globe, e o principal site de música alternativa do país,NPR.org, elencou o brasileiro entre os "dez artistas que você deveria ter conhecido em 2012". Agora se prepara para lançar seu segundo CD, “Além do Princípio do Prazer”.

Música Surda - O grup Música Surda, fundado em 2001, é formado por Andréia Pedroso (canto), Antonio Jardim (violão de 6 e 10 cordas), Artur Gouvêa (violão de 6 cordas e violão requinto) e Eduardo Gatto (violão de 8 cordas e guitarra portuguesa). A escolha do nome do grupo faz referência ao poema homônimo de Dante Milano e pretende afirmar um modo de presença na cultura brasileira e internacional. Presença esta em que as atenções estão voltadas para a criação e para a questão da reinserção da poesia na música como unidade. O Música Surda é um grupo de criação musical voltado para a elaboração de canções brasileiras, realizando musicalmente a poesia de autores consagrados e de novos expoentes da poesia em Língua Portuguesa e suas variantes. Entre eles Agostinho Neto, Amilcar Cabral, Cecília Meirelles, Carlos Drummond de Andrade, Garcia Lorca, Luís de Camões, Dante Milano, Eduardo Rosal, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Sapho de Lésbos, além dos mais recentes, como Adriano Alves, Andréia Pedroso, Diego Braga, Fabiano Hollanda, João Vitor Bentes, Rafael Lemos e Rodrigo Siqueira. Em 2008, o grupo lançou o CD duplo “O Livro das Canções” e em 2010, esteve em Portugal para lançar o CD em turnê de Norte a Sul do país.

Escambo - Criado em 2006, o grupo - liderado pelos compositores e cantores Thiago Thiago de Mello e Renato Frazão - e integrado, além destes, por Diogo Sili (guitarra), Daniel Sili (bateria) e Ivo Senra (teclados e sintetizadores), é uma presença constante na cena da nova música carioca. O primeiro disco da banda (“Flúor”, 2009, independente), gravado em Belo Horizonte e com a participação de mais de 30 músicos, foi indicado ao 21º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo de MPB. No ano passado, o Escambo lançou “Neon”, disco que, nas palavras do crítico musical de O Globo, Leonardo Lichote, "pousa como avis rara em sua geração". “Neon” foi produzido por Ivo Senra e gravado no estúdio Toca do Bandido, do lendário produtor musical Tom Capone. Em janeiro deste ano, o Escambo realizou três apresentações em Nova York e também recebeu elogios do crítico musical Jon Pareles, do “New York Times”.

Confira a programação completa:


05/06, quinta-feira

THIAGO AMUD E A INFLUÊNCIA DE JORGE DE LIMA

SHOW: Thiago Amud

INTERVENÇÕES POÉTICAS: Clarice Niskier

BATE-PAPO: Clarice Niskier, José Inácio Vieira de Melo e Thiago Amud. Mediador: Luciano Aguiar


06/06, sexta-feira

PEDRO SÁ MORAES E A INFLUÊNCIA DE MANUEL BANDEIRA

SHOW: Pedro Sá Moraes

INTERVENÇÕES POÉTICAS: Emílio de Mello

BATE-PAPO: Emílio de Mello, Ruy Espinheira Filho e Pedro Sá Moraes. Mediador: Luciano Aguiar


07/06, sábado

MÚSICA SURDA E A INFLUÊNCIA DE CECÍLIA MEIRELES

SHOW: Música Surda

INTERVENÇÕES POÉTICAS: Alessandra Maestrini

BATE-PAPO: Alessandra Maestrini, Antonio Jardim e Kátia Borges. Mediador: Luciano Aguiar

08/06, domingo

ESCAMBO E A INFLUÊNCIA DE OSWALD DE ANDRADE

SHOW: Banda Escambo

INTERVENÇÕES POÉTICAS: Paulo Betti

BATE-PAPO: Osmar Moreira, Paulo Betti, Renato Frazão e Thiago Thiago de Mello. Mediador: Luciano Aguiar


Serviço:

Espetáculo Musical: “Nascente e Foz – Os Mestres da Poesia Brasileira e a Canção Contemporânea”

Período: de 5 a 8 de junho 2014 (quinta-feira a domingo)

Horário: 19h (quinta-feira a domingo)

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Ingressos: apresentação do cartão Vale Cultura ou 1 quilo de alimento não perecível, ambos a serem trocados a partir das 9h do dia do evento

Informações: (71) 3421-4200

Classificação Indicativa: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário