A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
13/05/2014
Programa Mediação Cultural amplia ações para mais três municípios baianos
Fotos: Lidia Ueta / Aldren Lincoln.
• Projeto de formação em artes cênicas que atingiu três mil pessoas de Salvador em 2013 se estende para Camaçari, Simões Filhos e Dias D’Ávila
• Lançamento das atividades de 2014 acontece dia 14 de maio, na Cidade do Saber, com apresentação do espetáculo ‘Uma Vez, Nada Mais’
Depois de alcançar três mil estudantes e educadores de Salvador, em 2013, o projeto Mediação Cultural: Programa de Formação em Artes Cênicas estende sua atuação para escolas públicas, ONGs e associações comunitárias de Camaçari, Dias D’Ávila e Simões Filho. O calendário de atividades do programa para 2014 será lançado no dia 14 de maio (quarta-feira), no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, a partir das 14h. O evento conta com a apresentação do premiado espetáculo Uma Vez, Nada Mais, de Hebe Alves. Além do público convidado, serão disponibilizados 50 ingressos gratuitos, com retirada a partir de 13h na bilheteria.
O lançamento do Mediação Cultural 2014 apresentará também os resultados alcançados ano passado pelo programa. No ano do seu lançamento, o projeto atingiu 70 instituições de ensino e organizações socioeducacionais em Salvador. “Estamos ampliando as ações geograficamente, abraçando três municípios da região metropolitana. Uma grande conquista já no segundo ano de atividade”, comemora Rita Aquino, coordenadora pedagógica do projeto.
Também pelo segundo ano, o Mediação Cultural acontece no âmbito das ações do Prêmio Braskem de Teatro, com o patrocínio da Braskem e Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, realização da Realejo Projetos e 7Oito Projetos & Produções e coordenação da Caderno 2 Produções Artísticas. Este ano, o programa conta com a parceria da Cidade do Saber. “Em 2013, para celebrarmos os 20 anos do Prêmio Braskem de Teatro, a Braskem ampliou o horizonte de atuação das artes cênicas na Bahia, apoiando a realização desta série de atividades com o propósito de fomentar e fortalecer a expressão artística tão importante para nosso estado”, garante Emmanuel Lacerda, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Realizado ao longo do ano, o Mediação Cultural promovendo capacitação em mediação cultural para educadores, acompanhamento artístico-pedagógico, visitas guiadas a equipamentos culturais, sessões de espetáculos com bate-papo com artistas, oficinas artísticas nas instituições e desenvolvimento de um processo de criação com mostra de resultado.
O objetivo do programa é promover aproximações do público com as artes cênicas, formar espectadores e fortalecer a dimensão cultural da cidadania. A mediação cultural articula atividades que proporcionam a apreciação, reflexão e prática artística. O projeto valoriza o educador como parceiro, oferece ferramentas e proporciona ações que potencializem sua atuação.
Uma Vez, Nada Mais
Campeão de indicações no Prêmio Braskem de Teatro, concorrendo em cinco categorias e sendo contemplado como melhor espetáculo adulto e melhor atriz (Aicha Marques) de 2009, a comédia Uma Vez, Nada Mais estabelece um diálogo com a linguagem visual e narrativa do cinema mudo. O espetáculo discorre sobre o mundo feminino, suas intimidades, sentimentos e dúvidas diante do amor.
No palco, duas atrizes apresentam a visão da mulher “realizada” que, supostamente encontrou o amor, em contraponto como desespero da espera não preenchida vivida pela outra personagem da trama que, deprimida e sozinha, refugia-se em seu trabalho e apoia-se na amizade de uma “felizarda” cliente para esquecer-se do próprio abandono.
Serviço:
Evento: Lançamento do Mediação Cultural: Programa de Formação em Artes Cênicas com apresentação de espetáculo: Uma Vez Nada Mais (Direção de Hebe Alves)
Data: quarta-feira, dia 14 de maio
Horário: às 14h
Local: Teatro Cidade do Saber, Camaçari
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário