09/05/2014

Reggae e consciênci​a marcam homenagens a Bob Marley no Pelô


Maior divulgador do ritmo jamaicano, Bob Marley inspira artistas e ganha homenagens mesmo após 33 anos de sua morte, em 11 de maio de 1981. A Secretaria de Cultura promove uma programação especial este mês no Pelourinho.

Com canções que falam de luta, igualdade e consciência, o reggae nasceu na Jamaica, conquistou o mundo, e ganhou espaço e identificação na Bahia. O Dia Nacional do Reggae é oficialmente comemorado no próximo domingo, 11 de maio. Criado em 2012, a data escolhida pelo Governo Federal marca o dia do falecimento de Robert Nesta Marley, lendário cantor e compositor mais conhecido simplesmente como Bob Marley, que há 33 anos deixou saudades para os fãs. No Pelourinho, o mês de maio é palco de celebrações à obra de Marley, e é claro, ao nosso próprio reggae baiano. Diversas atrações locais e convidados agitam os espaços do Pelô, em eventos gratuitos ou a preços populares. Toda a programação cultural é promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

A programação, que começou na última semana, já trouxe shows como os de Zuluz, Badaró Jambrass e Direto ao Ponto. O mês ainda promete esquentar com atrações como George Nascimento, Semente Roots, Aspiral do Reggae, Olodum, Cortejo Afro, Shamáyim Zion, Edy Vox, Leo Bazico e MoaAnbesa. Um dos principais nomes do reggae baiano, que se apresentará no Pelourinho com a sua banda Morrão Fumegante, Sine Calmon considera as comemorações ao mês do reggae uma forma importante de valorização desse ritmo contagiante. “Eu me sinto feliz em perceber que o reggae a cada dia ocupa mais espaço nos eventos em Salvador. Esta homenagem é mais que merecida e deveria servir de modelo para que o reggae tenha mais atenção na Bahia”, defende o músico. O cantor adianta que em seu próximo show, dia 13, no Largo Pedro Archanjo, fará o lançamento da nova música de trabalho, “Se liga, Brasil”, que homenageia a seleção brasileira de futebol.

Outro destaque do mês será o projeto Elas Cantam Bob Marley, que promete emocionar o público mostrando a força feminina no reggae. O projeto reunirá cantoras de diferentes estilos musicais prestando sua homenagem a Marley. Para a produtora do evento e coordenadora da Associação Cultural Aspiral do Reggae, Jussara Santana, a data representa uma conquista. “A Lei 12.630, que instituiu o Dia Nacional do Reggae, foi resultado de oito anos de luta da qual nossa associação participou. O reggae não é só música, é também política. Reggae é revolução”, declara a produtora.

Confira abaixo todas as homenagens a Bob Marley e shows que comemoram o mês do reggae no Pelô durante os próximos dias de maio.

Programação

09 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)

George Nascimento – Tributo a Bob Marley

Largo Quincas Berro d’Água, 21h

Gratuito



10 DE MAIO (SÁBADO)

Bob Marley Live – Semente Roots Reggae e Convidados

Largo Quincas Berro d’Água, 19h.

Gratuito



Bob Vive! - Jubileus do Reggae, Kamaphew Tawa e Aspiral do Reggae e Dj Ras Peu

Largo Tereza Batista, 20h.

Gratuito



11 DE MAIO (DOMINGO)

Ensaio do Bloco Afro Olodum – Tributo a Bob Marley

Largo Pedro Archanjo,15h.

R$ 30



12 DE MAIO (SEGUNDA-FEIRA)

Cortejo Afro convida Lazzo Matumbi e Diamba – Tributo a Bob Marley

Largo Pedro Archanjo, 21h.

R$ 20



13 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)

Sine Calmon & Morrão Fumegante – Tributo a Bob Marley

Largo Pedro Archanjo, 21h.

Gratuito



Shamáyim Zion – Tributo a Bob Marley

Largo Quincas Berro D’Água, 21h.

Gratuito





16 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)

Banda MoaAnbesa – Tributo a Bob Marley

Largo Quincas Berro D’Água, 21h.

Gratuito



17 DE MAIO (SÁBADO)

Edy Vox – Tributo a Bob Marley

Largo Quincas Berro D’Água, 21h.

Gratuito



23 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)

Banda MoaAnbesa – Tributo a Bob Marley

Largo Tereza Batista, 21h.

Gratuito



24 DE MAIO (SÁBADO)

Sine Calmon & Morrão Fumegante – Tributo a Bob Marley

Largo Tereza Batista, 21h.

Gratuito



Elas cantam Bob Marley

Largo Tereza Batista, 20h.

Gratuito



27 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)

George Nascimento – Tributo a Bob Marley

Largo Pedro Archanjo, 21h.

Gratuito



Leo Bazico – Tributo a Bob Marley

Quincas Berro D’Água, 21h.

Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário