A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
09/05/2014
Valorização da cultura local é reforçada na abertura da TEIA Bahia 2014
A abertura de lançamento da Teia Bahia 2014 - II Encontro da Rede de Pontos de Cultura do Estado, na noite de quinta-feira (08), no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, foi marcado por discursos sobre a importância da valorização da cultura local para a identidade de uma nação e seu desenvolvimento social, e como, nos últimos anos, este pensamento tornou-se fundamental dentro da construção de políticas culturais na Bahia e no Brasil.
A mesa teve presença do governador Jaques Wagner, do secretário estadual de cultura Albino Rubim, da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, além de representantes de Pontos de Cultura, artistas e gestores de cultura na Bahia, como a presidente do Centro de Cultura e Políticas Identitárias da Bahia (CCPI), Arany Santana, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, e o membro da Comissão Estadual de Pontos de Cultura, Lula Dantas.
Após saudar os presentes, o governador Jaques Wagner disse esperar que os debates, discussões e encontros durante a Teia Bahia 2014 sejam acalorados e plurais sem perder a unidade para que os objetivos principais sejam concretizados. " A identidade de um povo e nação é marcada por sua língua e sua cultura. Não há como pasteurizar a cultura do país, por isso incentivamos a cultura local. Este trabalho, fruto do Programa Cultura Viva, iniciado pelo ministro Gilberto Gil, laudeado por Juca Ferreira, é um exemplo de que o Governo tem trabalhoado com um olhar diferenciado para a cultura. É importante que tenhamos uma Teia com a força que esta tem e que caminhemos para a Teia Nacional com nossos objetivos claros", declarou.
O secretário Albino Rubim destacou que este II Encontro está sendo realizado com a participação de mais 128 novos Pontos de Cultura, selecionados através de edital, em 2014. "A cultura é fundamental nesse processo de transformação por uma sociedade equânime, mais digna e sem preconceitos. Este Programa Cultura Viva é um dos mais inovadores do mundo e tem sido aderido por diversos países da América do Sul. Desde que assumimos a cultura, tem sido uma batalha grande o fortalecimento deste Programa que abriu o leque para diversas manifestações", afirmou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário