03/06/2014

ARTISTA PLÁSTICO "CAFÉ" GANHA MAIS TEMPO PARA EXPOR


Fotos: Lucas.

A exposição individual do artista plástico Elenildo Café superou todas as expectativas, levantando total interesse da comunidade e, devido ao grande sucesso de visitação e elogios, artista e galeria decidiram estender a mostra até o próximo dia 07 de junho, sábado.


ELENILDO CAFÉ

A hegemonia da Escola de Paris acabou com a Segunda Guerra Mundial, deixando espaço para novas expressões/explosões. Nascia no Novo Mundo a escola de Nova Iorque e o expressionismo abstrato, tendo Jackson Pollock como figura de proa. Para a colecionadora e proprietária de galeria de arte italiana Gabriela Damianni, “A obra de Café fala na sua maior parte de luz, música, energia, simpatia, leveza; fala de um Brasil que você não vai esquecer, que não deixa você mesmo quando você está em casa há algum tempo, o seu trabalho nas paredes da minha Galeria na Itália, fala de profunda "saudade" que inevitavelmente bate em você e você subitamente volta ao passado. O trabalho de Elenildo Café falar principalmente da estrada, seu amor pelas pessoas, amor pela sua cidade, cheio de contrastes, capaz de pobreza profunda, mas inatingíveis em sua infinita riqueza”, comenta a colecionadora.



O ARTISTA e suas obras

Seria Elenildo Café um longínquo descendente da “Action Painting”? Sem afastar de todo certo parentesco, é evidente que nenhum nervosismo, nenhuma fúria habitam suas telas onde a cor reina absoluta, com menos preocupação por sutilezas cromáticas e mais com impacto visual. Pintura banhando na serenidade dos “fauves” do princípio do século XX? Pintura da alegria? Por enquanto parece evidente, mas pode se tratar de uma simples fase na busca do artista, irrequieto como todo artista que avança sempre se questionando.

Aos poucos, os espaços brancos vão perdendo presença, as formas se equilibram em telas cada vez maiores. Voltando a eventual referência a pintura gestual, se estabelecer paralelos, necessário for, talvez possamos lembrar as aventurosas pesquisas de um Sam Francis ou prever uma possível invasão no universo mais sóbrio de um José Guerrero.(Dimitri Ganzelevitch –Curador)

EXPOSIÇÃO OBRAS RECENTES de ELENILDO CAFÉ:

Galeria da ALIANÇA FRANCESA – LADEIRA DA BARRA,401

ATÉ O DIA 07 DE JUNHO- SÁBADO, 17 HORAS

HORÁRIO DE VISITAÇÃO:

DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 08 ÀS 21H/ SÁBADO, DAS 09 ÀS 17H

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário