05/06/2014

Brasil Original expõe artesanato no Shopping Barra


Fotos: João Alvarez/ASN Bahia

O evento, em parceria com o Sebrae e Governo do Estado, traz exposição e vendas de produtos artesanais e de caráter sustentável produzidos por mais de 100 artesãos, com a participação de sete estados.

Foi aberto ONTEM (03), no Shopping Barra, o Showroom Brasil Original – evento que traz exposição e comercialização de produtos artesanais e de caráter sustentável produzidos por mais de 100 artesãos que atuam na Bahia e em outros estados. O espaço tem como objetivo divulgar o Brasil e a Bahia como referências na produção de um artesanato sofisticado, de alta qualidade e com design diferenciado, além de desenvolver a cadeia produtiva, introduzir seus produtos no mercado, gerar renda e promover a visibilidade deste segmento, sobretudo no período em que Salvador recebe um maior número de visitantes em função da realização do mundial de futebol. O projeto, que tem parceria com o Sebrae e Governo do Estado, através do Instituto Mauá, foi sucesso em 2012 quando esteve no Barra durante a Copa das Confederações. Ele acontece apenas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo e, em salvador, está sendo realizado, com exclusividade, no Shopping Barra, na Praça Central (1º Piso), até o dia 13 de julho.


“Ficamos felizes em receber o projeto pela segunda vez e poder contribuir com a promoção e fortalecimento de uma atividade tão importante para economia baiana”, afirmou o superintendente do Shopping Barra, José Carlos Poroca. Tecelagem, renda, cestaria, cerâmica, marchetaria, bordado, frivolité, trançado, inclusive produtos com o Selo de Certificação Bahia Feita à Mão, são alguns dos trabalhos expostos.

Os artesãos participantes do Brasil Original foram capacitados pelo Sebrae através do Projeto ExpoArt Bahia. Nos trabalhos produzidos em diversas técnicas, exibem talento e criatividade, com inovações no design, mas preservando traços da cultura e tradição do povo baiano. “O apoio do Sebrae tem me dado a chance para dar visibilidade ao meu trabalho e conquistar novos mercados”, afirma a artesã Meire Cabral, que compõe o grupo de 100 artesãos que participam do projeto. No local, ela apresenta peças que comercializa no Espaço Impar, no Pelourinho, feitas à base de tecelagem, como artigos de decoração, cortinas, tapetes, capas para puffs, acessórios, bolsas, carteiras e turbantes.

“É impressionante a evolução dos artesãos na produção das peças. E é assim que tem que ser. O artesanato tem que inovar, ocupar espaço no mercado, mas manter a identidade do povo”, comenta o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, após visitar o espaço. Ele salientou a quantidade expressiva de visitantes no local e mencionou a posição da Bahia, na edição passada do evento, que alcançou o primeiro lugar em vendas, com faturamento de R$ 381,6 mil. “Este ano, a expectativa é atingir R$ 410 mil em vendas”, conclui. Para a diretora geral do Instituto Mauá, Emília Almeida, o evento representa uma excelente oportunidade para mostrar a diversidade do país. “Espero que seja uma temporada de sucesso para os artesãos e que seus produtos cativem os visitantes da Copa”, afirma.

O Brasil Original reúne a diversidade cultural com trabalhos de artesãos de Salvador, Lauro de Freitas, Saubara, Porto Seguro, Santa Brígida, Monte Alegre, Caritá, Sauípe, Malhada Grande, Paulo Afonso, Maracangalha, Juazeiro, Feira de Santana e São Félix. O evento também recebe peças de artistas de Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraíba, Distrito Federal e Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário