27/06/2014

Torcida Brasil Olodum: amuleto da Seleção Brasileira


A concentração deste sábado (28) começa a partir das 12 horas.

Agora é mata-mata. Mas, se depender da Torcida Brasil Olodum, a Seleção Brasileira ficará bem viva até a final da Copa do Mundo 2014. E o primeiro confronto da fase eliminatória será contra o Chile. Por isso, os tambores do Olodum já estão preparados para mandar energias positivas aos jogadores brasileiros através das suas batidas internacionalmente conhecidas. A concentração começa a partir das 12 horas deste sábado (28), no Largo do Pelourinho.

E claro que os soteropolitanos estarão presentes lotando as ruas do Centro Histórico de Salvador, ao som do single ‘Samba, Futebol e Alegria’, que retrata três paixões brasileiras e será um verdadeiro ‘grito de guerra’ do Brasil durante os jogos. Interpretada por Mateus Vidal, a música foi composta por Juka Maneiro, Sandoval, Roberto Cruz, além de Mateus. Realizada desde a Copa de 2002, quando o Brasil conquistou o pentacampeonato mundial, a ‘Torcida Brasil Olodum’ já reuniu em média 10 mil torcedores por dia de jogo e neste ano os tambores mundialmente conhecidos confirma o agito em busca do hexa.


Histórico do Olodum na Copa do Mundo

Desde 1990 que o Olodum é companheiro ativo da Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo da FIFA. Antes do torneio sediado na Itália, o grupo foi convidado pela entidade maior do futebol mundial para um show Lausane, na Suíça, em comemoração aos 90 da Federação. Nos torneios seguintes, em 1994 nos Estados Unidos e em 1998 na França, os tambores mundialmente conhecidos também estiveram presentes e ajudaram o Brasil na conquista do título e do vice-campeonato respectivamente.

Já em 2002, com a Copa sediada na Coréia do Sul e no Japão, e em 2006 na Alemanha, a ‘Torcida Brasil Olodum’ ganhou repercussão nacional e mundial com links ao vivo da TV Globo durante a transmissão dos jogos para o Pelourinho, onde cerca de 10 mil pessoas acompanharam as partidas ao som do Olodum.

Para a Copa no Brasil, a participação do grupo iniciou em 2009, quando a Escola Olodum recepcionou a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador no dia do anúncio da capital baiana como uma das sedes do mundial. Em setembro do mesmo ano, a banda animou uma grande festa no Largo Tereza Batista – Pelourinho, para incentivar o Brasil a se classificar para a Copa na África do Sul do ano seguinte.

E o mundial de 2010 já começou para o Olodum no Carnaval. O bloco homenageou o futebol com o tema ‘Índia, Brasil, África do Sul – A Terceira Visão’. Em junho, o grupo voltou a concentrar milhares de torcedores no Pelourinho e formar uma enorme torcida brasileira em Salvador.

Para 2014, a Torcida Brasil Olodum e as Terças do Olodum especiais da Copa complementam a agenda do grupo durante o mundial, além da abertura oficial da Copa no dia 12 de junho, em São Paulo e as Fan Fests em Manaus e Natal, nos dias 14 e 19 de junho respectivamente.

SERVIÇO

O que: TORCIDA BRASIL OLODUM

Atrações: Olodum

Onde: Largo do Pelourinho – Pelourinho

Quando: 28 de junho (sábado)

Horário: 12 horas

Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário