28/07/2014

Capital baiana comemora oito séculos da Língua Portuguesa com evento internacional


Valdeck Almeida de Jesus, Varenka de Fátima Araújo e Aleilton Fonseca estão entre os homenageados.

A Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas juntamente com o Núcleo de Letras e Artes de Lisboa, e Academia de Letras, Música e Artes de Salvador promovem a comemoração dos 8 séculos da Língua Portuguesa com encontro nos dias 8 e 9 de agosto de 2014, cuja programação inclui música, saraus de poesia, seminário sobre Abdias Nascimento - apresentado pela Escritora e Especialista em Literatura Afro–brasileira Cecy Barbosa Campos -, visita ao Gabinete Português de Leitura e homenagens a artistas e personalidades baianas, dentre eles: Valdeck Almeida de Jesus, Varenka de Fátima Araújo, Aleilton Fonseca, ACM Neto, Albino Rubim, Célia Sacramento, Consuelo Ponde, Luislinda Valois, Mario Cravo, Nana Caymmi, Tonho Matéria, Mestre King, Beatriz Fiquer, Cássio Cavalcante, Clara Machado, Dinorá Couto Cançado, Eulália Costa, Irma Galhardo, José Araújo, Roberto Ferrari e Sônia Nogueira.

Serão homenageadas pessoas que, de forma significativa, contribuíram com a Cultura Lusófona aqui no Brasil com repercussão nos demais países. Estarão presentes diversas delegações representando os países de Língua Portuguesa, embaixadores e diplomatas, além dos presidentes da Literarte, do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa e da Presidente da A.L.M.A.S, Izabelle Valladares, Samuel Pimenta e Adriana Luz, respectivamente.

Valdeck Almeida de Jesus

Jornalista, escritor, poeta e funcionário público federal. Natural de Jequié-BA (1966), adotou a capital da Bahia para viver e fazer arte. É membro da União Brasileira de Escritores (UBE-SP), da União Baiana de Escritores (Ubesc), da Academia de Letras de Jequié, da Academia de Cultura da Bahia, Academia de Letras do Brasil (Seccional Suíça), da Academia de Letras de Teófilo Otoni, Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes – ANELCA, Embaixador Universal da Paz (Círculo dos Embaixadores da Paz da Suíça e França), Embaixador da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture, coordena o Fala Escritor. Autor de quinze livros e coautor de 110 antologias. Organiza um prêmio literário que já publicou mais de 1000 poetas de países lusófonos.

Varenka de Fatima Araújo

Cearense de nascimento, baiana de coração. Reside em Salvador-BA. Figurinista, funcionária pública, formada em Direção Teatral, atriz, maquiadora, artista plástica, dançarina, poetisa e escritora. Participou de quarenta antologias. Livros solo: “Ela em Versos”, “Fatos e Retratos” e "Varenka de Fátima”. Membro da Academia de Cultura da Bahia, Poetas del Mundo, da Confraria Artistas e Poetas pela Paz, Academia Internacional de Letras de Artes e Ciências de Argentina, da Academia de Letras de Teófilo Otoni-MG. Portal CEN e CEPA - Circulo de Estudo Pensamento e Ação.

Aleilton Fonseca

É baiano, nascido em Firmino Alves, em 1959; é escritor e professor de literatura brasileira; reside em Salvador-BA. Graduado em Letras pela UFBA, fez mestrado na UFPB, e Doutorado em Letras na Universidade de São Paulo; É professor titular Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana, atuando na graduação e no Mestrado em Estudos Literários. Já publicou cerca de 20 livros, entre poesia, ensaio, conto e romance. Faz parte de antologias e coletâneas nacionais e internacionais de poesia, ficção e ensaios. Recebeu o Prêmio Nacional Herberto Sales 2001– de contos, da ALB, na Bahia, e o Prêmio Marcos Almir Madeira, da UBE-RJ, em 2004. Em 2003, foi professor convidado na Universidade de Artois, na França. Em 2013, recebeu o título de "Profesor de Honor de Humanidades", outorgado pela Universidad del Norte, da cidade de Assunção, Paraguai. Pertence à Academia de Letras da Bahia, à Academia de Letras de Itabuna, à UBE-SP e ao PEN Clube do Brasil.

Programação - Sexta–Feira dia 08/08

09hs saída do hotel

10h - Feira Literária no colégio Equipe (Rua Ibicaraí, 105 – Centro – Lauro de Freitas-BA)

12:30h – Saída para o Centro de Salvador, parada próxima ao Gabinete Português, na Piedade.

13:30h – Almoço.

15h - Visita Guiada ao Gabinete Português de Leitura

16h – Retorno ao Hotel


16:30h - Recepção dos Neo Acadêmicos no saguão do Hotel, por Felipe Telles (Literarte), com entrega de livros para vendas, recepção dos participantes no Workshop sobre Literatura Afro-brasileira e Inscrição para declamar ou recitar no Sarau.


17h - Abertura do Workshop com a Professora Cecy Barbosa Campos

18:20h - Abertura do Sarau e da Feirinha Literária (apresentações musicais de Daniel Santos, Jubiabá da Bahia e Marcos Assumpção)

20h - Abertura da solenidade de tomada de posse na ALMAS (Academia de Letras, Música e Artes de Salvador) no Salão de Festas do Hotel Golden Tulip Rio Vermelho.

21h - Jantar de confraternização no Hotel Golden Tulip Rio Vermelho

Programação - Sábado - 09/08

Encontro às 8:30h na entrada do Hotel, para saída em ônibus de Turismo para visitação dos pontos turísticos:

Mercado Modelo – até às 10h

Elevador Lacerda

Praça Tomé de Souza

1ª Faculdade de medicina do Brasil

Praça Franciscana

Fundação Jorge Amado até 11h

Igreja São Francisco

Pelourinho – saída às 12h, com almoço nas proximidades e, em seguida, visita à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, cujo passeio se encerra às 14:30h e retorno ao hotel às 15h.

19h - Entrega da Comenda Luís Vaz de Camões do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa no Gabinete Português de Leitura a embaixadores, diplomatas e escritores, entre os quais Jorge Amado e Zélia Gatai (homenagens póstumas), Luiz Fausto, Luislinda Valois, Eliane Mariath (Presidente da ALAP), e o grande artista Mário Cravo.

Programação - Domingo – dia 10/08

Retorno do Grupo para suas cidades - Dia Livre.

Mais informações?

www.literartesalvador.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário