11/07/2014

NESTA SEXTA PRÉ-LANÇAMENTO DO NOVO LIVRO DE LUISLINDA VALOIS

Nesta sexta (11), ocorrerá o pré-lançamento do livro “Negros Pensadores do Brasil” da Embaixadora da Paz, desembargadora aposentada e candidata a deputada federal, Luislinda Valois. Antes deste pré-lançamento, a desembargadora fará uma palestra sobre o “Brasil”, a partir das 9 horas, na Biblioteca Pública dos Barris.

O livro é resultado de uma pesquisa in loco em várias regiões do Brasil, onde estão ícones da negritude brasileira. Alguns destes ícones são totalmente anônimos, mas que servem de exemplos de superação. A primeira juíza negra do país, Luislinda Valois, reuniu no prefácio o militante das causas sociais na Áustria, Peter Heider, e o vereador e militante do movimento negro, Silvio Humberto.

Os leitores de Luislinda redescobriram a história do afrodescendente no Brasil, com seu primeiro livro, “O negro no século XXI”. O livro foi lançado em 05 de novembro de 2009, na IV Bienal Internacional do Livro, pela Editora Juruá, em parceria com a Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal).

Ela já escreveu sobre mediação de conflitos, mostrando a experiência do Balcão de Justiça e Cidadania, cujo nome é “Mediação: uma solução de conflitos”. E também escreveu “Cemitério: uma abordagem técnica, médica e jurídica”. A magistrada inclusive faz parte da Academia de Letras do Paraná, onde viveu por seis anos.

Embaixadora da Paz, título concedido pela ONU, Luislinda Valois está empenhada em várias causas. Ela mantém o projeto social chamado Justiça, Escola e Cidadania, desde 2002, onde já atendeu 5,4 mil crianças e que tem como intuito fazer com que os jovens tomem conhecimento de seus direitos e se formem cidadãos.

Mobiliza-se também pelas mulheres encarceradas, outro pilar de sua assistência, assim como pelas mulheres vítimas de tráfico humano. Defensora da igualdade social, a desembargadora é uma grande incentivadora de ações afirmativas em todo estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário