25/07/2014

Olodum homenageia Revolta dos Búzios


O grupo realiza a ‘Festa Búzios da Igualdade’ no dia 03 de agosto.

Depois de uma turnê na Europa com shows na Holanda, Itália e Alemanha, um dos maiores representantes da cultura baiana, o Olodum, volta a agitar o Pelourinho. Sempre em defesa das causas do povo negro, o grupo realiza no próximo dia 03 de agosto a ‘Festa Búzios da Igualdade’ no Largo Pedro Arcanjo, das 15 às 19 horas.

O evento homenageia a Revolta dos Búzios ocorrida em 12 de agosto de 1798, quando líderes populares buscavam a Independência da Bahia e a libertação de escravos, além da igualdade racial. A revolta também é conhecida como Conjuração Baiana e Revolta dos Alfaiates por conta da profissão exercida pela maioria dos participantes.

Completando 35 anos de existência, o Olodum reforça a sua identidade negra, comemorando a data com o melhor do samba reggae, conhecido mundialmente, que traz origens africanas, e receberá também convidados especiais durante o show.

Olodum e Revolta dos Búzios

A Revolta dos Búzios é o marco zero dos Direitos Humanos no Brasil e envolveu negros, mestiços e brancos em prol da igualdade e liberdade no Brasil. Foram condenados à morte: João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luiz das Virgens, em 1799 na Praça da Piedade. O Olodum desde 1984 celebra este fato histórico relevante, cujos documentos comprobatórios estão no Arquivo Público da Bahia, por entender que a história atual da luta por Direitos da igualdade tem muito a ver com a Revolta dos Búzios, a luta por liberdade religiosa, a luta dos jovens por cotas nas universidades e a luta contra a violência civil e pública. A Revolta dos Búzios foi tema do carnaval do Olodum em 1985, 1998, do Bloco Olodum Mirim, foi motivo de petição ao prefeito Antonio Imbassahy para colocar os bustos dos quatro mártires na Piedade, placa na Rua João de Deus.

SERVIÇO

‘Festa Búzios da Igualdade’

Atração: Olodum e convidados

Quando: Dia 03 de agosto 2014 (domingo)

Horário: 15 horas

Quanto: R$ 30 (meia-entrada)

Local: Largo Pedro Arcanjo (Pelourinho)

Informações: (71) 3322-5010

Ingresso À Venda na Loja Planeta Olodum (Casa do Olodum)






Nenhum comentário:

Postar um comentário