22/07/2014

Projeto ‘Escutas Culturais’ inaugura sua primeira reunião no município de Dom Macedo Costa


O Recôncavo Baiano ganha mais força nas suas políticas de cultura com o projeto ‘Escutas Culturais’. A proposta, que tem como objetivo promover o debate entre poder público e conselhos municipais de cultura, teve sua primeira realização nesta segunda (21) em Dom Macedo Costa, a 205 km da capital. O encontro aconteceu no Espaço da Assistência Social do município e contou com a presença de aproximadamente trinta artistas locais.

“É essencial que haja essa conversa entre a sociedade civil e o poder público de maneira mais livre e mais pessoal. Assim, evitamos conflitos e avançamos no campo cultural", diz Shagaly Ferreira, representante territorial da SecultBA no Recôncavo Baiano e idealizadora do projeto.

Com o encontro, os agentes culturais podem opinar sobre o campo cultural da cidade com críticas e sugestões. Para Rosilene Ferreira, presidente do Conselho de Cultura de Dom Macedo Costa, o projeto é de grande importância, já que se destina a discutir temas culturais ligadas aos municípios. “O evento abriu para o público falar o que achava da cultura do município e o que eles queriam que acontecesse daqui para frente. Estamos ouvindo a sociedade civil e os seus anseios para trabalhar em cima deles, posteriormente”.

Emilene Oliveira,diretora de cultura do município, acredita que “o projeto é interessante para organizar as políticas culturais do município”. A gestora já está agendando uma segunda ‘Escuta Cultural’ para o final do ano.

O EVENTO – A realização do projeto em Dom Macedo Costa iniciou com a exposição das ações da Secretaria de Cultura do município. Segundo as organizadoras do evento, Emilene Oliveira e Maria José Santos, foi possível ouvir sugestões para ações ainda não realizadas, principalmente nos setores de literatura e turismo.

João Ramalho, cantor, repentista e cordelista, acredita que a literatura de cordel deveria ser mais ativa na cidade. Na ocasião, o artista sugeriu que fossem realizados festivais e projetos nas escolas sobre este segmento da literatura. “É preciso levar e resgatar essa cultura de ler o cordel em sala de aula, divulgar uma cultura nossa de forma mais ampla”, afirma Ramalho.

Além deste destaque, o momento também foi para propor ações culturais no setor de turismo rural, segmento predominante na região.

O PROJETO – O ‘Escutas Culturais’ foi apresentado por Shagaly Ferreira durante o Encontro de Dirigentes de Cultura do Recôncavo, nos dias 23 e 24 de abril, nos municípios de Saubara e São Felipe. Shagaly acredita na relevância desse projeto para as localidades que precisam de um diagnóstico para conduzir os seus Planos Municipais de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário