A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
05/08/2014
Escritora mexicana Laura Esquivel faz palestra em Salvador
Bate-papo com a autora de Como Água para Chocolate será no Complexo Cultural dos Barris, 8 de agosto.
A escritora mexicana Laura Esquivel faz palestra em Salvador pelo projeto “Diálogos Culturais”, que integra as atividades do Programa de Apoio à Mobilidade Artística e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), no dia 8 de agosto. O objetivo do encontro, que conta com a parceria da Embaixada do México, é estabelecer a troca de conhecimento sobre as culturas baiana e mexicana. Com entrada gratuita, o bate-papo contará também com a participação da pesquisadora Márcia Rios da Silva, que falará sobre o cacau e a literatura de Jorge Amado. O evento começa às 17h, na Sala Walter da Silveira, com exibição do filme “Como água para chocolate” e, às 19h, palestra com as autoras, no Espaço Xisto Bahia.
“O encontro é importante por estimular uma aproximação com o México, país ainda pouco conhecido por nós. Na Bahia, temos a cultura do cacau que foi fortemente tratada na literatura por Jorge Amado e que tem a sua origem no México, onde a amêndoa do cacau era utilizada como moeda pelos astecas. O nome ‘chocolate’ vem da etimologia náhuatl (asteca)”, explica a assessora de Relações Internacionais da SecultBA, Monique Badaró. Para finalizar a noite, será oferecida uma degustação de chocolates no Café da Walter da Silveira.
Influenciada pelo convívio com a avó, matriarca da família, que costumava se reunir com as mulheres na cozinha, Laura escreveu o romance “Como água para chocolate” (1989), adaptado para o cinema em 1992, com roteiro da própria Esquivel e direção de Alfonso Arau. A escritora mexicana, nascida em 1950, é autora de outras obras como La Ley Del Amor (1997, A Lei do Amor) e Estrellita Marinera (1999, A Pequena Estrela-do-mar). O encontro também conta a participação de Márcia Rios da Silva, especialista na obra de Jorge Amado, doutora em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia, Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Márcia é organizadora do livro "Cacau, vozes e orixás na escrita de Jorge Amado" e autora de "O rumor das cartas: um estudo da recepção de Jorge Amado". Além da palestra em Salvador, Laura participa, no dia 9, do encerramento da Semana Jorge Amado, em Ilhéus.
O Programa de Mobilidade Artística e Cultural visa o intercâmbio entre culturas e promoção e internacionalização da cultura baiana em suas mais diversas expressões. Esta edição do projeto “Diálogos Literários” resulta da articulação entre a Assessoria de Relações Internacionais da SecultBA com a Embaixada do México, e conta com o apoio do Instituto Cervantes de Brasília.
Serviço:
08/08/2014 – Sexta-feira
17h – Exibição do filme “Como água para chocolate”
Onde: Sala Walter da Silveira – Complexo Cultural dos Barris
19h - Palestra Laura Esquivel e Márcia Rios da Silva
Onde: Espaço Xisto Bahia – Complexo Cultural dos Barris
Quanto: Gratuito
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário