A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
06/08/2014
#urbano incentiva o olhar para a arte de Salvador
Através de curadoria apoiada pela Natura, dez artistas expõem em evento suas obras inspiradas na cidade.
A arte das ruas e o movimento de urbanidade intenso que desponta das metrópoles inspirou a criação de #urbano – lançamento de perfumaria masculina da Natura, que propõe despertar o olhar para as cidades. Como estímulo a esse olhar e valorização da arte urbana de Salvador, #urbano lançou ontem, no Lálá, Rio Vermelho, em parceria com a VISIO., um movimento cultural, com foco nas artes visuais e expressões contemporâneas, que convergem em variadas expressões artísticas.
Sob a curadoria de Andrea May, protagonistas da arte urbana de Salvador expõem no encontro manifestações artísticas, como fotografia, poesia-visual, ilustração digital, gravura, pintura, xilogravura, entre outros tipos de artes plásticas. “É muito bacana uma empresa que já tem tradição de apoio à arte e cultura voltar os olhos para Salvador, pois há uma reciprocidade. A Natura foi despertada pela nossa arte enquanto nós despertamos para a cidade”, comenta a curadora.
Para a seleção das dez expressões artísticas expostas no encontro, os critérios utilizados pela VISIO. foram: mérito artístico (qualidade estética e de acabamento final do trabalho) e coesão entre obra e tema proposto: “desperte seu olhar para a arte da sua cidade”. “Além de motivar a observação da beleza desse cenário vibrante e dinâmico, queremos reconhecer a arte urbana e renovar a nossa relação com os grandes centros”, explica Daniel Silveira, diretor regional da Natura no Norte e Nordeste.
Sobre o Projeto VISIO. - Surgiu em 2010 e tem como foco as Artes Visuais e suas expressões na contemporaneidade. Como o próprio nome sugere, é um ponto de encontro para troca de informações, exibição de técnicas, estilos e inspirações das artes plásticas, fotografia, arte digital, design gráfico, videoarte, web art, live act, dentre outros. Sob a coordenação geral e curadoria artística de Andrea May (aka Happy Downlady), as diversas edições presenciais reúnem projetos colaborativos desenvolvidos em rede, registros e veiculação instantânea de ações artísticas, produções audiovisuais, laboratório de criação e também atividades informais como o coletivo de desenho livre Canetarium, mini-oficinas, instalações, performances e exposições de artes. A programação gratuita visa, fundamentalmente, a maior aproximação ao universo particular desta classe em seus processos criativos na formação de uma rede cooperativa com utilização de mídias tradicionais e móveis.
Canais na web:
http://www.visioponto.blogspot.com/
http://www.facebook.com/visioponto
http://www.youtube.com/visioponto
http://www.flickr.com/visioponto
http://twitter.com/visioponto
Sobre Andrea May - Brasileira-espanhola, graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1989), participou de várias exposições e salões, destacando-se por realizações colaborativas na Street Art. Em 2005, foi uma das pioneiras da Art Toy expondo individualmente e em mostras coletivas por Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Atuante como produtora e consultora no cenário cultural baiano, desenvolveu vários projetos independentes e institucionais. Na música, ganhou visibilidade na área experimental: tara_code (extinto) e Luvebox, atual "luvebox FX" (em atividade). Em 2009, residiu no Canadá, onde participou de duas exposições e, de volta ao Brasil, vem trabalhando com ilustração, pintura, videoarte, curadorias artísticas e na coordenação do Projeto VISIO..
Os artistas e suas obras urbanas
FÁBIO DUARTE // Série Salvador / Peles da Cidade - Fotografia Digital
Artista visual e fotógrafo, cursou Belas Artes na UFBA, especializou-se em Performance na Universidad Politécnica de Valência, Espanha, e é Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro. Faz uso da linguagem cinematográfica, do vídeo, da fotografia, da performance e da foto-performance para falar de questões existenciais e espirituais na contemporaneidade. Seu trabalho está presente na III Bienal da Bahia que acontece ao longo de 2014, e desde 2000 participa ativamente de Salões, Bienais e Mostras.
JAMILLE FORTUNATO // Poemadilhos – Poesia-visual
Graduada em Jornalismo, com especialização em Roteiros e Programas Audiovisuais, fez diversos cursos na área de Cinema, Arte Urbana e Escrita Dramatúrgica em Buenos Aires, entre outros (2007/2010/2011). Desde 2003 vem realizando diversos trabalhos audiovisuais. Como Arte-Educadora dedica-se a ministrar oficinas de Web Documentário para crianças, jovens e educadores pelo projeto Memórias do Futuro. Como Poeta desenvolve um trabalho denominado “Poemadilhos” que teve uma exposição montada no Centro Cultural Octávio Guizzo da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, onde lançou movimentos de Intervenções Urbanas e Ações Poéticas. Atualmente divide a sociedade da produtora de cinema lançada na Bahia "Tenda dos Milagres" com Lara Belov e Cecília Amado.
MARCOS RODRIGUES // “Traffic Jam” – Ilustração Digital
Arquiteto, baixista na banda de rock Theatro de Séraphin, designer e fotógrafo. Também é doutor em Urbanismo (UFBA) com um breve estágio na Universidade de Paris. Atualmente é professor de projeto arquitetônico e urbanístico na Universidade Federal da Bahia e na Universidade Salvador (Laureate Group). Seus principais interesses estéticos estão nas questões sobre as grandes cidades contemporâneas, incluindo o desenho urbano, mas também a música pop cosmopolita, especialmente modern jazz, trip hop e rock’n’roll. Registra imagens, desenha, compõe formas e combina cores por absoluta necessidade de captar um pouco da ordem mágica visual no mundo que nos rodeia.
OTÁVIO MARTINS // O Salvador dá Fé-sta - Mixed Media / Colagem
Em sua poesia ingênua e narrativa visual de traço marcante, estética suja, cores intensas, bom humor e complexidade, o artista incorpora de forma lúdica e original elementos das escolas acadêmicas modernas numa linguagem múltipla de caráter contemporâneo e urbano, explorando sua subjetividade e imaginação criadora e manifestando sua expressão ora bruta, espontânea e imediata, ora matematicamente pensada para divulgar suas mensagens de amor em trabalhos que perpassam pela sua autobiografia. Autodidata multifacetado, atualmente estudante de Artes Plásticas da EBA/UFBA. Em 2012 realizou sua primeira expo individual e participou de várias ações coletivas do VISIO., como a Nois[E] Invade e a Inverno Astral. Em 2013 teve trabalho publicado na Agenda Cultural Bahia e outros fizeram parte da chamada de programação cultural da TVE BA. Em 2014 participou da edição Nois[E] Invade Portugal.
REBECA MATTA // Mistérios urbanos – Pintura
Cantora, compositora e artista plástica, faz da sua arte a expressão da sua vida, mergulhada em projetos que possam afirmar suas criações, seus desejos, sua visão singular da música e da arte. Em 2012 participou da exposição coletiva Circuito da Arte, na galeria do ICBA. Em 2013, da ”S/TÌTULO”, no Senac Pelourinho, e da 30 X 30 (pequenos formatos), que também seguiu para o Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA em Feira de Santana. Em 2014, da mostra coletiva Nois(e) Invade - Experimentações visuais e sonoras, no Forum Cultural de Cerveira em PORTUGAL. Também este ano, ligada ao Atelier Coletivo VISIO. e ao multiespaço LÁLÁ no Rio Vermelho, participou do projeto FRESH VISIO. e realizou, junto com a artista plástica Andrea May, exposição com trabalhos inéditos no Espaço Cultural Commons, em Salvador.
ROSA BUNCHAFT // Série Love in Bahia - Fotografia Analógica
Brasileira, filha de exilados políticos, nasceu em 1967, em Napoli, Itália. Vive em Salvador há 33 anos. Com uma formação pregressa em física, começou a carreira artística mais tarde, concluindo em 2011 a Licenciatura na Escola de Belas Artes da UFBA e ingressando no mestrado em Artes Visuais em 2012. Desenvolve uma pesquisa teórico-prática envolvendo projetos fotográficos e audiovisuais experimentais, e em especial, usando a Camera Obscura como estratégia poética que articula fotografia artesanal, corpo e cidade. Em paralelo atua na coordenação e concepção de projetos de inclusão visual envolvendo oficinas de fotografia artesanal em comunidades da periferia e subúrbio de Salvador.
SAMUCA SANTOS // Máscaras Urbanas – Graffiti
Artista plástico/ grafiteiro, nascido em Salvador no ano de 1987 demonstrou ainda durante a infância seu interesse pelo mundo das artes visuais. Teve no desenho a primeira forma de expressão. Utiliza o graffiti como seu principal meio expressão plástica, realizando pinturas pelas ruas de Salvador, onde atua ainda como arte-educador, levando arte para crianças e adolescentes residentes em bairros, escolas e ongs da periferia da cidade. Atualmente é graduando em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. O meio acadêmico o levou a descobrir novas técnicas artísticas além de novas possibilidades criativas que são aplicadas em seus trabalhos de arte de rua, acrescentando-lhe técnica e poética.
TIAGO RAMSES // Ancestral – Stencil
Artista visual desde 2008, pesquisador constante e autodidata na utilização das ferramentas ligadas ao design gráfico, especificamente o Photoshop e o Inkscape, que aliou para trabalhar com estamparia, exclusivamente utilizando a técnica do stencil (molde vazado). Seus trabalhos sofrem grande influência do hiphop, religiosidade de matriz africana e da sua paixão por lettering e tipografia.
TUTI MINERVINO // Sem Título – Obra-objeto
Nasceu em 1982 e, como autodidata, participou das oficinas de formação oferecidas pelo Museu de Arte Moderna da Bahia. Já participou de exposições coletivas e individuais, entre elas Arte de Passágem- Casa Castro Alves (2014), Como Refazer o mundo – Galeria Luís Fernando Landeiro (2014), Prêmio mobilidade artística em Casa De Matheus - Portugal pela SECULT (2013), e ganhou o prêmio Residência artística FAAP – SP (2012). Em coletivas esteve presente nas edições do Visioponto no ICBA, além dos Salões de Artes Visuais da Bahia. Atualmente está expondo na III Bienal da Bahia.
WILL MARX // Fronstípicio – Xilogravura
Após formação acadêmica em arquitetura, inicia experimentações na área artística como uma necessidade de liberdade criativa. Realizou, a partir de 1998, exposições de fotografias na Galeria Pedro Arcanjo, na Escola de Arquitetura e na Galeria Pierre Verger, abordando temas relacionados à cultura negra, ao Centro Histórico e ao carnaval da cidade de Salvador. Em 2012 passou a explorar técnicas de gravura em metal e xilogravura nas oficinas do MAM, participando de exposições coletivas na Galeria Aliança Francesa, no Museu Eugenio Teixeira Leal e no Ciranda Cultura e Arte.
SOBRE #URBANO
Natura Desodorante colônia #urbano, 100ml - Com quatro versões de frascos com artes dos artistas urbanos Does, Paulo Ito e Izu, a fragrância #urbano, é uma combinação do ingrediente exclusivo Akigalawood, obtido por biotecnologia a partir da matéria prima Patchouli, a um frescor aquoso inusitado e ousado pela mescla de notas frescas cítricas e herbais com toques de especiarias frias.
Caminho olfativo: ervas envolvente
Nota de saída: acorde aquoso, cardamomo, pomelo, mandarina, pimenta rosa, gengibre
Nota de corpo: akigalawood, lavanda, zimbro, noz moscada, alecrim
Nota de fundo: musk, cedro, patchouli, ambar
Preço sugerido: R$ 94,00
Informações sobre esses e outros produtos Natura, além de contato com as Consultoras Natura, podem ser obtidas com o SNAC – Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor, por telefone (0800-115566), por e-mail snac@natura.net, visitando o site: www.natura.com.br.
SOBRE A NATURA NO NORTE E NORDESTE
Há 5 anos, a Natura possui uma sede regional em Salvador, Bahia, para estar mais próximo do consumidor do Norte e Nordeste. Além de ter a atividade de venda direta como grande oportunidade de negócios, há investimentos dos mais diversos na Região. Uma das principais bandeiras é a Educação. A linha Crer Para Ver, cujo lucro líquido é revertido para projetos de melhoria da Educação Pública, arrecadou R$ 7.202.666,00 (LAIR) no NENO em 2013. Toda a renda foi investida pelo Instituto Natura beneficiando 11 projetos, que abrangem 2045 municípios, 55187 escolas e mais de 2 milhões de alunos.
Na Região Norte, o Plano Amazônia tem o objetivo de ser um vetor na criação de negócios sustentáveis a partir de ciência, inovação e empreendedorismo, com foco na sociobiodiversidade e na valorização do conhecimento tradicional e cultura da região. Assim, temos o Núcleo de Inovação Natura na Amazônia, NINA, instalado em Manaus, com iniciativas como o Edital Natura Campus para fomentar pesquisas dobre a Amazônia, atuação com Cadeias Produtivas Sustentáveis, além da construção do Ecoparque Ver a Vida, no Pará, - um parque fabril com conceito de simbiose industrial, que conecta empresas com necessidades complementares, gerando maior eficiência no uso dos recursos. O PAM envolve atualmente 2.171 famílias. Até 2018, o objetivo é triplicar esse número.
SOBRE A NATURA
Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com receita líquida anual superior a R$ 6,3 bilhões. A empresa conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,5 milhão de consultoras, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.
A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. Em 2012, destinou R$ 154 milhões em inovação e lançou 104 itens. Esse investimento fez com que a empresa atingisse um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados entre 2011 e 2012, de 67,2%.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário