30/09/2014

Quarteto faz curtíssima temporada no Teatro Vila Velha


Espetáculo comemorativo dos 15 anos de carreira de Gil Vicente Tavares
faz nova temporada em Salvador.

Depois do destaque no Festival Porto Alegre em Cena, durante o mês de setembro, o espetáculo comemorativo dos 15 anos de carreira do dramaturgo e diretor Gil Vicente Tavares, Quarteto fará temporada no Teatro Vila Velha, no Palco Principal, de 03 a 19 de outubro, sexta a domingo, às 20h.

Quarteto traz os atores experientes Marcelo Praddo e Betrand Duarte numa montagem da obra de Heiner Müller, uma versão teatral do romance francês As Ligações Perigosas (Les Liasons Dangereuses). No espetáculo, os atores se desdobram em vários personagens, de uma história onde as relações humanas são revistas e a sexualidade é refletida. A nova montagem do Teatro NU mantém a característica de explorar de forma radical o trabalho dos atores, desnudando a cena, a cenografia, os artifícios e até mesmo a ilusão teatral.

Gil Vicente Tavares faz uma nova leitura do texto, que montara em 1999, sua montagem profissional de estreia, bem recebida pela crítica e pelo público. Quartett lembrava os salões da nobreza francesa antes da Revolução Francesa. Agora, Tavares olha para o mesmo tema numa perspectiva apocalíptica, refletindo para onde iriam as relações humanas após uma catástrofe mundial. Até onde chegaria a decadência humana e a sexualidade nesse contexto.

Em cena, dois nomes experientes do teatro baiano: Bertrand Duarte e Marcelo Praddo, integrante do grupo e participante da maioria das montagens da companhia. Juntos os dois intérpretes percorrem os vários personagens da obra, encarnando homens e mulheres, contudo numa perspectiva mais andrógina e híbrida.

O diretor aniversariante - Embora considere 15 anos pouco para o tempo do teatro, Gil Vicente Tavares decidiu celebrar sua carreira como diretor e dramaturgo. "Acho um momento de revisar a carreira, celebrar o tempo em atividade, mas também estabelecer marcos. Compreendo que estou sendo um debutante mesmo, como um adolescente que vai conquistando maturidade e compreendendo melhor o mundo" explica o artista.

De fato, Gil Vicente Tavares alcança uma marca de produção invejável dentro do cenário baiano, onde ano a ano são formados diretores teatrais, muitas vezes considerados revelação dada criatividade e inventividade, mas que não conseguem se manter no mercado. Brasil afora, o trabalho do diretor teatral e dramaturgo também poderá ser conferido. Os Javalis ganhou uma montagem carioca, protagonizada pelo ator baiano Emiliano D'Ávila. Tavares assinou a dramaturgia do espetáculo Destinatário desconhecido, encenado por Zeca de Abreu e um dos destaques do Festival de Teatro de Curitiba, realizado no início de abril. Outro texto do autor, que chegará em breve aos palcos, é Canto seco, que terá a direção de Rino Carvalho.

Serviço

II Mostra Teatro Nu

Quarteto, dias 3 a 19 de outubro, sextas, sábados e domingos, às 20h.

Teatro Vila Velha - Passeio Público (Campo Grande)

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário