20/09/2014

XANGAI apresenta show no Teatro SESC, Casa do Comércio


As apresentações acontecem dias 24 e 25 de setembro, às 20h.

Devido ao sucesso do último show e atendendo aos pedidos do público, que lotou a última apresentação em Salvador, XANGAI retorna aos palcos do Teatro SESC, Casa do Comércio, nos dias 24 e 25 de setembro, às 20h. Desta vez, o Cantador do Brasil traz no seu repertório a mistura de cantoria, saudade do sertão e poesia, acompanhado por três talentos que, ao se juntarem, fazem das canções a mais lírica sinfonia.


XANGAI, figura fascinante pela forma que interage com sua plateia, trazendo ao público canções que são verdadeiras preciosidades da música popular brasileira, chega acompanhado de João Liberato com sua flauta e Ricardo Vieira transmitindo sentimento com seu violão de sete cordas. O cantador traz ao ambiente urbano uma cultura preservada da sua origem do interior da Bahia, que fica estampado nas suas melodias, com uma peculiaridade sonora registrada nos seus mais de 20 discos gravados e consagrados como importantes para o meio artístico e cultural.

Considerado um dos maiores intérpretes da música brasileira, XANGAI recebeu o nome de Eugênio Avelino, que já mostra a sua origem, do interior, da raiz da cultura do seu povo brasileiro e nordestino. O Cantador de ITAPEBI - BA, fez parcerias musicais antológicas com compositores como Geraldo Azevedo, Renato Teixeira, Elomar, Vital Farias e Juraildes da Cruz. No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, Acontecivento, com destaque para as músicas Asa Branca, Forró de Surubim e Esta Mata Serenou. Ao longo de sua trajetória gravou mais de 20 discos de grande importância para a música brasileira, dentre eles: Parceria Malunga (1980); Qué Que Tu Tem Canário (1981); Mutirão da Vida (1984); Cantoria 1 (1984) com Geraldo Azevedo, Vital Farias e Elomar; Cantoria 2 com Geraldo Azevedo, Vital Farias e Elomar (1985); Xangai canta (1986); Xangai, Lua. Com sua voz penetrante e muito característica, Xangai interpreta também composições próprias e adaptações do folclore nordestino, em ritmo de Xote, Cocos e Toadas.

O show será composto por canções de gêneros diversos, desde clássicos do nordeste do Brasil, como Curvas do Rio, até ícones da música latino-americana, como El Carretero. Contudo, o domínio principal será das canções de Elomar, o mais destacado trovador brasileiro. As trovas e as cantigas de Elomar trazem uma carga genética ibérica, por sua vez carregada historicamente de sonoridades árabes, que chegaram ao Brasil nos alaúdes portugueses no período da colonização. A terminologia peculiar que usa nas letras de suas cantigas provém do dialeto que ainda reina entre os vaqueiros das localidades mais recônditas do sertão do Brasil. Sendo Xangai um admirador e conhecedor da linguagem sertaneja utilizada por Elomar, a apresentação será permeada por importantes esclarecimentos a respeito das letras das canções.

Serviço: Dias 24 (quarta-feira) e 25 (quinta-feira), no Teatro Sesc, Casa do Comércio, às 20h. Valor: R$ 30,00 (meia) e R$ 60,00 (inteira).

www.xangaiocantadordobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário