08/10/2014

Últimos dias para ver a exposição Orquestra Plástica do Neojiba em Shopping


Foto: Matheus Pirajá

Será encerrada, no próximo domingo, dia 12, no Salvador Shopping, a Exposição Orquestra Plástica, projeto do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), em parceria com a Braskem e Governo do Estado da Bahia, que desenvolve a tecnologia de construção de instrumentos sinfônicos de cordas com plásticos PVC. Localizada no Espaço Gourmet – Piso L1 do centro de compras, a mostra apresenta 16 fotografias do processo de capacitação dos luthiers e confecção dos instrumentos, além dos protótipos de violino, viola e violoncelo, fôrmas e utensílios utilizados no decorrer do ofício, além da exibição de vídeos sobre o programa. A produção audiovisual e fotográfica é assinada por Matheus Pirajá e a cenografia por Lorena Peixoto.

O PROJETO

Em fase inicial, com músicos de Salvador e do interior do Estado, a ação capacitou jovens para a construção de violinos e violas que devem ser usados, prioritariamente, em aulas de iniciação musical de crianças e adolescentes. Este Projeto surgiu da iniciativa de Natan Paes, maestro da Filarmônica Filhos do Oeste, de Angical, município de 14 mil habitantes do extremo oeste baiano, a 840 km de Salvador.

Em 2006, para suprir a carência de instrumentos musicais de seus alunos de iniciação musical, o maestro passou a produzir tambores e flautas a partir do aproveitamento de canos PVC de diferentes espessuras. A partir de 2010, experimentou a produção de violinos e violas, usando a mesma matéria prima, construindo os primeiros protótipos. Estes protótipos foram conhecidos pelo NEOJIBA que abraçou a proposta, com o patrocínio da Braskem, através do programa Fazcultura do Governo do Estado da Bahia. O desafio de aperfeiçoar a ideia foi dado ao luthier suíço André-Marc Huwyler ao lado de David Matos e Alan Jonas, luthiers do NEOJIBA.

Para Natan, a oportunidade representa a profissionalização da sua experiência e a ampliação do alcance da ação. “Estou muito otimista e com ótimas expectativas com o Projeto. Sozinho eu não ia ter condições de realizar algo desta grandeza. A equipe é maravilhosa e estamos caminhando na direção correta”, afirma o jovem músico, que agora se divide nas atividades de lutheria em Salvador e nos ensinos da prática musical e de luteria com plástico PVC, em Angical.

O grande diferencial deste projeto é possibilitar, com uma técnica artesanal rápida e eficiente, com materiais e custos acessíveis, a construção de instrumentos musicais sinfônicos similares aos originais. A proposta, além de contemplar a inclusão sócio produtiva de jovens luthiers, objetiva o acesso à pratica musical para um número maior de crianças e jovens pertencentes a um contexto social onde instrumentos sinfônicos são caros e de difícil manutenção.

A produção dos primeiros violinos e violas será destinada à formação da Orquestra Plástica do NEOJIBA, uma formação orquestral composta apenas por instrumentos de plástico, alguns deles já existentes no mercado. “O NEOJIBA é uma história de oportunidades e o projeto Orquestra Plástica se insere neste contexto ao abrir portas para jovens interessados em desafios tecnológicos com finalidades sociais. Buscamos não somente capacitar jovens na luthieria plástica, mas também facilitar o acesso a instrumentos orquestrais. Essa iniciativa festeja também a parceria com uma das maiores empresas brasileiras, a Braskem”, declara Ricardo Castro, maestro e diretor do NEOJIBA.

Para a Braskem, patrocinadora do projeto, o fomento à música de orquestra através da reutilização do plástico PVC, presente em variadas formas na nossa vida, é uma ideia inovadora que merece destaque na cartela de suas ações sociais. “Ao apoiar a Orquestra Plástica do NEOJIBA, a Braskem espera contribuir não apenas para a expansão do acesso do público baiano às artes e à educação musical, mas também estimular novas utilidades para o plástico”, explica Emmanuel Lacerda, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 39 anos. O NEOJIBA é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e seu diretor fundador é o maestro Ricardo Castro. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.500 crianças e jovens em todo o estado da Bahia. O diferencial do NEOJIBA é o seu foco na integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Sobre o PVC – O PVC (policloreto de vinila) é o termoplástico mais utilizado na construção civil e está presente em todas as etapas da obra: tubos, conexões, perfis, fios, cabos, acabamentos e revestimentos. Do volume de resina produzido, 60% do total são destinados a atender ao setor da construção civil e infraestrutura. A maioria dos produtos fabricados em PVC dura em média mais de 50 anos, o que demonstra a vida útil do material e contribui para seu avanço na construção civil.

Sobre a Braskem – A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.



SERVIÇO

Exposição Orquestra Plástica

Quando: até 12 de outubro de 2014

Local: Espaço Gourmet – Piso L1 do Salvador Shopping

Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 22h; aos domingos das 12h às 21h

Coordenação de produção: Multi Planejamento

Produção audiovisual e fotográfica: Matheus Pirajá

Cenografia: Lorena Peixoto

Mais informações: www.orquestraplastica.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário