06/11/2014

Cidade Negra e Saulo animam Festival da Primavera


Praias, flores, sol e muita música. Este é o cenário da quinta edição do Festival de Primavera de Morro São Paulo. Este ano, o evento coincide com o feriado de Proclamação da República, e acontece entre os dias 13 e 15 de novembro.
Consolidado entre os maiores eventos musicais da Bahia, o Festival de Primavera do Morro de São Paulo este ano, contará com a animação das bandas Cidade Negra, Alavontê, Scambo, e do cantor Saulo, além de uma ampla programação com artistas locais e manifestações culturais.

A abertura do evento será na quinta-feira (13), com o show da banda Alavontê, uma das revelações do carnaval. O grupo é formado pelos cantores Ricardo Chaves, Manno Goés, Magary Lord, Jonga Cunha, Ramon Cruz e Adelmo Casé. Os alavonteiros garantem apresentar um show marcado por grandes sucessos da música baiana e canções autorias de que integram no primeiro CD do grupo, como “Oba”, “É, lá me casa” e “Chamego bom”.

Na sexta-feira (14) o palco principal receberá as bandas Cidade Negra e Scambo. Pela primeira vez no Festival, o cantor Toni Garrido trará canções do álbum “Sobre Todas as Forças”, que relembra os sucessos dos 20 anos de carreira do grupo.
Para fechar com chave de ouro, a noite do sábado (15), contará com a presença do cantor Saulo Fernandes. O cantor apresentará show da turnê DVD “Saulo ao Vivo”, lançado no ano passado, que já passou pelas cidades brasileiras. O repertório conta com músicas inéditas e regravações. Saulo promete não deixar de fora músicas como “Preta”, Rua 15, “Raiz de Todo Bem” e “Planta na Cabeça”, sua mais nova música de trabalho.

Além da programação do palco principal, durante as três noites, toda a ilha respira arte e música. Nos bares, barracas e restaurantes os turistas apresentação de artistas locais que dará um sabor especial ao cardápio. Na Vila, a cada noite, artistas de rua e grupos folclóricos farão performances e pequenas apresentações.

O Morro de São Paulo fica no arquipélago de Tinharé, município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, a 290 km de Salvador. O balneário é o terceiro destino em número de atrações de turistas no estado e recebe anualmente cerca de 100 mil visitantes.
A expectativa da organização é que a cada noite, cerca de 20 mil pessoas participem do evento. O complexo hoteleiro da ilha, formado por hotéis, pousadas, hostel´s e resorts já pode perceber o sucesso do evento. Os 10 mil leitos já estão quase todos lotados.

Os shows do Festival de Primavera do Morro de São Paulo são gratuitos e acontecem no palco principal montado na faixa de areia da Segunda Praia. A grade completa com as atrações secundárias pode ser conferida no site www.festivaldeprimavera.com.br.

SUSTENTABILIDADE
Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Primavera levanta a bandeira da Sustentabilidade. Por está inserido dentro de uma Área de Proteção Ambiental, uma série de ações ambientais e educacionais será programada para o período do evento.

Pensando nisso, durante os três dias de evento, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável promoverá ações conscientizadoras de preservação do meio ambiente, como, coleta seletiva de resíduos produzidos pelo público, ações de conscientização com os turistas, e de boas práticas ambientais com o trade turístico (cadeia hoteleira, comércio local, autônomos e ambulantes).
Além disso, o evento conta com o selo de neutralização da emissão de todo carbono, com ações de minimização dos eventos nocivos ao ambiente, além de uma campanha de plantio de mudas de arvores nativas.

HISTÓRICO
Setembro de 2010 – Naquele ano, Cairu completava 400 anos e acontecia a primeira edição do maior evento de música da Costa do Dendê: o Festival de Primavera. O evento superou todas as expectativas. O Morro de São Paulo recebeu um público recorde para a temporada de mais de 10 mil pessoas em cada noite. No palco, uma mistura de estilos musicais, com destaque para as apresentações de Maria Gadú, Nando Reis, Vânia Abreu e Leilah Moreno.

Setembro de 2011 – Uma grande aclamação pública de aprovação da primeira edição do evento consolidou o Festival dentro do calendário festivo do município e da Bahia. Mais uma vez o recorde de público consagrou a segunda edição que contou com grandes nomes da música popular brasileira, como Vanessa da Mata, Capital Inicial, Monique Kessous e Jau. No palco da vila surgia o palco cultural com apresentações de manifestações culturais, artistas, artesãos e muita música regional.

Novembro de 2012 – Pela primeira vez no feriado de 15 de novembro, a terceira edição do Festival de Primavera do Morro de São Paulo voltou a ocupar a principal pauta da agenda cultural da Bahia. Lenine, Jorge Joge Vercilo, a Banda Maglore e a banda Batifun animaram um público de aproximadamente 8 mil pessoas, por noite, na areia da Segunda Praia.

Novembro de 2013 - A quarta edição do Festival de Primavera do Morro de São Paulo contou com a participação, pela segunda vez, dos artistas Nando Reis e Ju Moraes e a Banda Batifun. Além deles, quem estreou no palco do festival foi o cantor Carlinhos Brown e as bandas R.A.M - Ritmos, Ações e Manifestos, Diamba.Rock'n, Rumba, e as cantoras Julia Moreno e Inatê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário