28/11/2014

Dia do Samba agita o Pelourinho na próxima terça-feira (02)


O calendário de festas populares que movimenta a cidade de Salvador no mês de dezembro começa na próxima terça-feira (02), com as comemorações do Dia Nacional do Samba. No Centro Histórico aconteceu a primeira homenagem à data, festejada há mais de 40 anos. A tradição se mantém até hoje, e uma programação gratuita acontece no Largo do Pelourinho e nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água. Durante a noite de 02 de dezembro, oito dos principais sambistas e grupos da Bahia vão reafirmar que não perdem o prazer de cantar samba. A celebração é realizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

O 02 de dezembro é escolhido para comemorar o Dia do Samba por ter sido nesta data que o compositor Ary Barroso esteve na Bahia pela primeira vez. Curiosamente, antes deste acontecimento ele já havia escrito a sua célebre canção Na Baixa do Sapateiro, que em seus versos eternizou a Bahia como a “terra da felicidade”.

Fazendo jus à letra do compositor, felicidade não vai faltar na comemoração do Dia do Samba no Pelô. A programação começa às 20h em todos os palcos. No Largo do Pelourinho, o grupo Negros de Fé faz a abertura da noite, que continua às 22h30, com o Bambeia. O Largo Pedro Archanjo será palco dos grupos Barlavento, às 20h, e Fora da Mídia, às 22h30. O célebre sambista Walmir Lima começa a festa do Largo Tereza Batista, às 20h, passando o bastão para Nonato Sanskey e Roda de Samba Mucum’G às 22h30. Já no Largo Quincas Berro D’Água, a noite esquenta com os shows do Amoroso Samba e do Grupo Trem de Luxo, às 20h e às 22h30 respectivamente. Todas as apresentações são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO


Dia Nacional do Samba - 02 de Dezembro


“Samba... A gente não perde o prazer de cantar”

Largo do Pelourinho
20h – Bira Negros de Fé
22h30 – Bambeia

Largo Pedro Archanjo
20h – Barlavento
22h30 – Fora da Mídia

Largo Tereza Batista
20h – Walmir Lima
22h30 – Nonato Sanskey e Roda de Samba Mucum’G

Largo Quincas Berro D’Água
20h – Amoroso Samba
22h30 – Grupo Trem de Luxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário