A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
08/01/2015
Depois de levar a bandeira do Brasil aos pódios de todo o mundo, baiana mira recorde histórico para entrar para o Guinness Book na próxima segunda (12)
Foto: Natácia Guimaraes.
Documentário vai registrar façanha de Verônica Almeida, primeira atleta paralímpica a realizar a travessia Mar Grande-Salvador a nado borboleta.
Força, determinação e persistência são alguns dos principais adjetivos que movem a paratleta Verônica Almeida, que, aos 39 anos, se prepara para o maior desafio de sua trajetória. A baiana será a primeira nadadora paralímpica a realizar a travessia Mar Grande – Salvador em nado borboleta, com o objetivo maior de entrar para o Guinness Book e para a história da prova e da natação mundial. Trata-se do “Super Desafio CAIXA Loterias Mar Grande-Salvador com Verônica Almeida”, que será realizado na próxima segunda-feira, dia 12 de janeiro. A largada será às 5 horas da manhã, em Mar Grande e a expectativa é que Verônica chegue entre 10 e 12h na praia do Porto da Barra, completando entre 05 e 07h o trajeto de 12 km.
Além do seu objetivo principal, Verônica também visa difundir a importância da prática esportiva, especificamente a natação, como promoção da saúde e bem estar. Ela é formada em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador, com pós-graduações em Ciência do Treinamento Neuromuscular pela Universidade Federal da Bahia e em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho- RJ, atuando por mais de 10 anos como preparadora física. Verônica, que é atleta de alto rendimento, também usa seu exemplo para estimular as pessoas e ao longo desses sete anos de carreira, vem ministrando palestras motivacionais para estudantes, jovens e empresários. Ela vem contando a sua história de superação, de como fazer de uma dificuldade, uma solução. Já foram mais de 300 palestras ao longo do tempo, sendo 15 no ano passado e tendo na bagagem algumas internacionais no México, Paris e Colômbia. Em Salvador, Verônica contou sua história de vida e superação no TEDx Pelourinho.
Com essa prova, Verônica também pretende chamar a atenção da sociedade para as práticas esportivas paralímpicas, que têm crescido e se destacado nos últimos anos, mas ainda sofre com a falta de incentivo. Baiana, nascida em Salvador, iniciou seus treinos de natação ainda com cinco anos. Aos 30, tornou-se paratleta devido à manifestação de um distúrbio hereditário do tecido conjuntivo, a Síndrome de Elhers-Danlos, doença degenerativa e progressiva, ainda sem cura. Desde 2007, Verônica vem trazendo medalhas e levando a bandeira do Brasil para pódios em todo o mundo. Ao todo são 35 competições internacionais com 87 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 10 de bronze, incluindo um bronze no Cubo D´água nas Olimpíadas de Pequim, em 2008 e a consagração como a Melhor Atleta de Natação de 2008 a 2012 pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. No Mundial da Colômbia, em novembro de 2013, ganhou cinco ouros, sendo considerada a nadadora mais rápida do mundo no nado peito. No ano passado, foram ao todo 30 medalhas de ouro em cinco competições internacionais (Colômbia, Califórnia, Argentina, Dinamarca e Holanda) e uma no Brasil (Circuito Brasileiro).
A prova
Segunda maior travessia em mar aberto do mundo, a “Mar Grande – Salvador”, prova de nado em águas abertas, completou 52 anos, e acontece na Baía de Todos os Santos, maior baía do Brasil, com profundidades que chegam a 40 metros no canal de passagem dos navios cargueiros. As correntes marítimas locais são constantes, podendo ser favoráveis ou não, dependendo da maré. Verônica Almeida, que tem resultados expressivos em seis anos de carreira, vem se dedicando com treinos intensos para este desafio. A travessia acontece na próxima segunda, dia 12 de janeiro e vai contar com um suporte de 3 barcos acompanhando a paratleta: ambulancha, equipe técnica e de produção de conteúdo audiovisual, já que um filme documentário está sendo produzido pela Benditas, contando a história de vida, a descoberta da doença, a superação e os preparativos para a realização do desafio. Na praia do Porto da Barra, onde a prova se encerra, uma ambulância ficará a postos durante todo o tempo da travessia. Alexandre Vieira, técnico da seleção Brasileira Paralimpica de Natação confirmou presença e estará no barco guia, acompanhando toda a travessia. O publico poderá acompanhar a chegada de Verônica na praia.
Serviço:
Super Desafio CAIXA Loterias Mar Grande-Salvador com Verônica Almeida
Travessia de 12 km de Mar Grande a Salvador – Desafio de quebra de recorde para o Guinness Book
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2014
Previsão de chegada: entre 10 e 12h no Porto da Barra
Patrocínio:
Caixa Loterias / Governo Federal
Realização:
Benditas Projetos Criativos
Apoio institucional:
Associação Atlética da Bahia
Bahia Film Commission / SecultBA
Secretaria Cidade Sustentável / PMS
Triação
Apoio:
Rádio Educadora Fm
Grupo A Tarde
Nova Conteúdo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário