22/01/2015

Natura apresenta download legal e gratuito do primeiro single do CD “Pregões – a melodia das ruas” do grupo paraense Quaderna


Álbum reúne ritmos como carimbó, lambada, xote e cúmbia em gravação resultante de quatro anos de pesquisa no universo dos pregões em diversos bairros de Belém

O portal Natura Musical oferece para download legal e gratuito a canção “Orquestra” do disco “Pregôes – a melodia das ruas” do grupo paraense Quaderna. A música está disponível no site www.naturamusical.com.br, na seção “Para Baixar”, a partir de 21 de janeiro. O álbum é resultado da pesquisa que os compositores, músicos e intérpretes paraenses Allan Carvalho e Cincinato Marques realizam há quatro anos nas ruas de Belém, projeto selecionado pelo edital Pará Natura Musical 2013, via Lei Semear de Incentivo à Arte e Cultura, do Governo do Estado do Pará.

“Orquestra” (Allan Carvalho e Cincinato Jr) é a música de abertura do segundo CD do Grupo Quaderna e funciona como um legítimo prefácio do atual trabalho da dupla sobre o universo dos pregões de rua, que são os cantos de vendas dos ambulantes, gênero oral muito comum aos centros urbanos brasileiros. Nesta canção, o Quaderna deixa evidente o seu tributo a estes homens, trabalhadores simples das vias das cidades, que deixam acesos seus bordões na história, como um precioso e divino tesouro, em meio ao barulho dos dias de hoje. O belo arranjo traz à tona a densa atmosfera sonora das ruas, mas abriga com cuidado a trajetória da melodia e do verbo que brota do chão, “da boca dos berros, do porão, do preto do asfalto”.

Com gravador e celular nas mãos, Cincinato e Allan, integrantes do Quaderna, percorreram os bairros da Cremação, Guamá, Matinha, Jurunas, São Brás, Cidade Velha, Campina e alguns até fora de Belém, durante viagens de trabalho ou passeio, dedicados a uma curiosa pesquisa musical: registrar o som e os cantos que vêm das ruas, feiras e mercados da capital paraense. Os pregões, como são conhecidos os cânticos de vendas dos comerciantes populares, de Belém, de ontem e de hoje, foram registrados em disco e serão apresentados no show no Ver-o-Peso.

Em quatro anos de pesquisa, os dois músicos registraram dezenas de cantos. “Como o pregão é imprevisível, a gente registrou com o que tinha na mão, onde fosse’’, recorda Allan Carvalho, músico que tem parcerias com outros compositores de Belém, como Ronaldo Silva, do Arraial do Pavulagem. O rico universo dos pregoeiros inspirou o CD de 12 faixas em ritmo de carimbó, lambada, quadrilha junina, xote, cúmbia e reggae, entre outros.

“Um de nossos objetivos com a criação de um edital Natura Musical dedicado exclusivamente ao Pará, em 2012, é valorizar a música paraense em diferentes esferas de atuação, de nomes consagrados a apostas, e também contribuir para a difusão nacional e valorização das tradições musicais riquíssimas dessa região. Ao proporcionar a realização de um projeto que busca a origem popular dessa tradição e sua conexão com a rotina da cidade de Belém, acreditamos que estamos alimentando a difusão e renovação da música regional”, diz Fernanda Paiva, gerente de apoios e patrocínios da Natura.

ORQUESTRA

(Allan Carvalho e Cincinato Jr)

Vem da pele da pedra, pelo chão

da boca dos berros, do porão

do preto do asfalto vem o som

que bate perna, dobra a queda

chuta a regra, rompe eras

é candeeiro da orquestra

estrondo do furacão

que torna o verbo partitura

pela sina, pela vida nua e crua

levando o canto na mão



segue o contratempo do vento

quem tem o dom e o segredo da rua, de ser



salve o garrafeiro, o quebra-queixo

o cascalheiro, a voz do mundo,

a voz do povo, a voz dos seus



salve pamonheiro, o raspa-raspa

o verdureiro, a voz do mundo,

a voz do povo, a voz de Deus



Ficha técnica

Vozes: Allan Carvalho e Cincinato Jr

Coro: Daniel Araújo, Suelene Oliveira e Victor Oliveira

Bateria e Percussão: Bruno Mendes

Baixo: Augusto Baboo Meireles

Violão: Ziza Padilha

Teclado: Alcir Meireles

Sax Alto e Sax Tenor: Elias Coutinho

Trumpete: Johab Quadros

Sax Barítono: Rafael Oliva

Arranjo: Alcir Meireles

Registros de áudio: em Belém do Pará, ambiente da feira do Ver-o-Peso e pregões dos vendedores de mel de abelha, jornal, gás de cozinha, alho rôxo, camarão, vendedora de ervas, passagem de barco para Barcarena e São Francisco e vendedor de frutas em Marabá/Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário