26/02/2015

ACQUA TRAZ AS INFOGRAVURAS DE SÉRGIO HELLE PARA A GALERIA LUIZ FERNANDO LANDEIRO


Ao experimentar as novas ferramentas digitais com as tradicionais técnicas de desenho e pintura, o cearense Sérgio Helle vem se destacando cada vez mais no cenário das artes plásticas. O resultado desta mistura de técnicas poderá ser conferido na exposição Acqua, de 07 a 31 de março, na galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea – Rua da Paciência, 227, no Rio Vermelho. No coquetel de abertura da mostra, no dia 06 de março, Helle estará lançando o livro, intitulado também de Acqua, com imagens e informações sobre suas infogravuras, nome dado por ele as gravuras criadas no computador.


Uma imagem de uma mulher submersa postada na Internet, clicada pelo fotografa Nicoline Patrícia, inspirou este trabalho do artista cearense. “As distorções do corpo e do vestido dessa mulher na água me fascinaram. Achei que era o momento de voltar a inserir a figura humana no trabalho. Dessa vez sob a água, e explorar os limites das imagens por meio de suas variações”, explica Helle. Para ele, a água desvenda novos ângulos de visão, com seus reflexos e suas “lentes” por onde as cores e formas são distorcidas, ampliadas e desfocadas criando novas imagens que, por momentos, o olho se perde da figura e encontra a abstração.

A cabeça do artista foi a mil quando entrou em contato pela primeira vez com um computador, em 1994. A partir daí, ele passou a se diferenciar no mundo das artes com suas criações no computador. Com 25 anos de carreira, Helle mergulhou na tecnologia e expandiu a possibilidade do uso artístico na computação em várias exposições. O seu trabalho se consolidou a partir da mostra Abraço de Cinema, em 2001 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Com a gravura Paixão, que fazia parte desta exposição, ganhou o Prêmio Gravura do Salão de Abril.

Todo esse talento vem de Crato, no interior do Ceará. Pintor, gravurista e designer, Sérgio Helle já participou de várias exposições em Fortaleza, Brasília, Porto Alegre e Havana. Vencedor de vários prêmios, entre eles o Pirelli, Prêmio Esmaltec e Prêmio Viagem a Veneza, o artista foi convidado pela curadora Leonor Amarante para mostrar suas infogravuras na III Bienal do Mercosul, em 2001 e 2002. Antes de Acqua, Helle recebeu elogios do público e da crítica nas mostras Sonhos, Dobra Moles e Perfil Cearense.

SERVIÇO

Exposição Acqua

Sinopse: O artista Sérgio Halle apresenta infogravuras, obras de artes que misturas técnicas tradicionais de pintura com a computação.

Data: De 07 a 31 de março

Hora: Das 10 às 19 horas (segunda a sexta), das 10 às 14 horas (sábado)

Onde: Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário