31/03/2015

Dr. Felipe Góis dá entrevista exclusiva para o Salvador por Stefano Diaz sobre ser "digital influencer"


Dr. Felipe Góis é natural de Natal RN, tem 27 anos, graduação em medicina pela Universidade Federal da Paraíba, onde concluiu o curso médico com laureu de melhor aluno de sua turma. Mudou-se para Salvador onde concluiu residência médica em Cirurgia Geral pelo Complexo Hospitalar do Monte Tabor São Rafael, atualmente prepara-se para ingressar na sua sub-especialidade, intercalando-se entre São Paulo e Salvador nesse processo seletivo. No Instagram tornou-se conhecido nacionalmente com o Instagram “@dr.felipegois” onde fornece dicas e tira dúvidas dos seguidores sobre Medicina estética, Cozinha saudável, fiteness e longevidade, com auxílio de uma equipe de especialistas. Tem interesse na área de Clínica Cirúrgica e Longevidade com ênfase em Cirurgia Plástica e estética. Ele deu uma entrevista exclusiva para o Salvador por Stefano Diaz, sobre ser "digital influencer", confira:

01- O que você acha das redes sociais como forma de difusão da informação atualmente?

As redes sociais correspondem, em meu ver, a grande revolução na comunicação contemporânea. Atualmente um grande número de pessoas tem acesso a um smartphone, podendo acessar seus perfis e interagir virtualmente com pessoas dos lugares mais remotos em tempo real. Esse fato encurtou distancias, e mudou de forma ate então inédita a interação entre as pessoas, hoje as redes sociais são instrumento de trabalho, veículos de publicidade, fontes de pesquisa, enfim transformaram a vida das pessoas, integrando-se a elas e se tornando peça chave do cotidiano de cada um.

02- Chega a ser prejudicial às pessoas também?

Todo excesso é danoso. Acho que a sociedade ainda esta se adaptando a este novo estilo de vida cada vez mais “virtual”, onde fatos como a exposição excessiva, além do acesso a informações muitas vezes sem ratificação científica, tornam perigoso o conteúdo visualizado nas redes sociais. Por isso, sempre oriento retirar delas o melhor possível, usando suas informações e possibilidades com moderação e cautela, pesando sempre pela voz da razão o que é benéfico.

03- Como evitar a não se deixar influenciar pelas redes sociais?

O importante é utilizar todos os recursos que as redes apresentam, mas, como disse anteriormente, com moderação e cautela, pesando sempre pela voz da razão o que é benéfico. Ninguém pode simplesmente deglutir a seco qualquer informação passada; avalie sempre a credibilidade de quem esta do outro lado do celular, não deixando que seu ritmo e forma de viver sejam impostos de forma banal sem qualquer senso crítico.

04- O que é para você ser um digital influencer?

Essa nova qualificação “digital influencer” veio com este “boom” das redes sociais nos últimos anos, para mim é aquela pessoa que tem a capacidade de influenciar, através de suas idéias ou ações na rede, o estilo de vida de um grupo, agregando a estes valores e preceitos decorrentes de seu modo de ser e agir demonstrado nas redes sociais.

05- Alguém já te procurou para saber se alguma informação era verdadeira ou falsa devido às redes sociais?

Sim. Diariamente recebe algo próximo de 100 e-mails, onde pessoas de todos os sexos, idades e localidades, desejam saber informações mais detalhadas sobre temas que postei ou discuti na minha pagina, alem de temas que as pessoas ouviram ou leram em outros locais. Nem sempre sei responder as solicitações, pois sou indagado sobre ao mais variados temas, nesses casos, busco estudar e me informar para assim que possível responder aquela solicitação de forma correta.

06- Como você acha que no futuro as redes sociais vão ser?

Acho que as redes sociais serão cada vez mais aperfeiçoadas, isso na verdade é um reflexo do desenvolvimento tecnológico. Será possível comunicar-se de forma mais intensa, e com maior numero de pessoas, pois, creio que o acesso a essas mídias será cada vez mais democrático. Além disso, á medida que determinada rede social cair em desuso outra surgirá e tomara seu espaço e dessa forma o mundo virtual continuara sempre ativo, não creio que a tendência “social network’’ caia em desuso, ao contrario será ainda mais presente na nossa vida, e será quase imprescindível que as pessoas participem desses ciclos, será uma como um pré requisito para vida em sociedade no futuro.

07- Qual o papel do médico nas redes sociais? As redes podem prejudicar a imagem do médico?

Sempre defendi e defendo a democratização da informação, e nós médicos podemos transmitir à população conhecimentos valiosos de forma pratica, rápida e acessível, agindo como provocadores, para que o paciente após ler uma nota, ou uma resenha nossa, torne-se curioso e busque seu médico para obter melhores esclarecimentos, pois, nunca nada substituirá uma consulta médica.

Com relação a imagem, a rede social, pode ser tanto uma boa alavanca profissional ou ainda lhe denegrir por completo, à depender da forma como você se apresenta, isso não esta restrito a médico, qualquer profissional esta sujeito a este risco, lógico, o médico, por ser um profissional socialmente mais visado, tem sempre as atenções voltadas a si, seja pela população de uma forma geral, seja pelos próprios colegas de profissão, por isso sempre muito cuidado no que se avaliza em sua home Page.

08- Qual o limite de exposição nas redes?

Temos que lembrar que estamos vulneráveis a comentários que vão desde os elogios até as criticas, por isso, sempre é válido guardar um certo limite, seja quem usa redes sociais como ferramenta de trabalho seja quem usa apenas como hobby, nem tudo pode ou deve ser postado; resguardar família, cônjuges e ainda, nem tudo deve ser dito, preserve determinados sentimentos e opiniões, para que o espaço não se torne uma arena de polêmicas, desfocando as atenções para fatos e pessoas que podem até lhe prejudicar fortemente. Então pense bem, antes de realizar uma postagem.

09- Que tipos de dicas você daria para quem ser se tornar um “digital influencer”?

Antes de tudo tenha o seu estilo, não busque copiar nada ou ninguém, crie sua forma de habitar este mundo virtual. Se preocupe com o conteúdo, imagens são atrativas, mas seu conteúdo sempre convencerá ao final de tudo; saiba aceitar as diferenças, pois as críticas virão junto com os fãs, e por fim, lembre em determinado ponto sua palavra terá peso sobre as ações de grande numero de pessoas, então tenha responsabilidade em seus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário