24/04/2015

Quinta edição do Circuito Cultural Belgo Bekaert será aberta com premiado musical infanto-juvenil “Três Marias”


Foto: Marilane Pita.

Espetáculo já se apresentou por mais de 15 cidades em todo o Brasil e estreia em Feira de Santana no próximo dia 9

- Entrada Gratuita –

Em sua quinta edição, o Circuito Cultural Belgo Bekaert 2015 será aberto no próximo dia 9 de maio, no Teatro da CDL, às 16 horas, com a apresentação do premiado musical infanto-juvenil “Três Marias”, da Companhia Teatral Crias da Casa (RJ). Promovido pela empresa Belgo Bekaert Arames, o Circuito tem contribuído para democratizar a cultura como fonte de conhecimento e desenvolvimento em Feira de Santana. “Nos últimos quatro anos, desde a sua primeira edição, em 2011, mais de 50 mil pessoas já conferiram as apresentações do Circuito na cidade”, informa Marcelo Carrusca, produtor do projeto. A entrada é gratuita e as senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes do espetáculo.

Além de oferecer uma programação cultural regular à comunidade, o Circuito tem contribuído para formação de público com espetáculos de reconhecida qualidade e atrações voltadas, especialmente, para crianças e jovens estudantes da rede pública de ensino. Todas as apresentações são gratuitas, sempre no segundo e quarto sábado de cada mês. A maratona cultural prossegue com grupos teatrais locais e nacionais, até dia 28 de novembro, quando a quinta edição do Circuito será encerrada. A iniciativa conta com o estimulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, CDL, Fundação ArcelorMittal, TV Subaé, Hotel Classe Apart e da Lima Produções Culturais. A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural Belgo Bekaert podem ser conferidas no site http://www.circuitoculturalbelgobekaert.com/

Três Marias
Com texto de Gabriel Naegele, direção de Maria Vidal em parceria com Gabriel, que também integra o elenco ao lado de Aline Peixoto, Denise Peixoto, Leo Thurler e Ton Carvalho, a montagem utiliza as linguagens da farsa e do musical, arquétipos como o bem, o mal e a grande mãe são evocados para retratar a saga de uma trupe de contadores de histórias e resgatar sentimentos de amor, respeito por si mesmo, pelo próximo e pela vida. O espetáculo agrada ao publico de todas as idades com uma história leve e divertida e linguagem teatral arrojada e dinâmica. “Três Marias” é um espetáculo lúdico e poético ancorado numa proposta cênica e estética de uma trupe mambembe contadora de histórias, que tratam de temas como amor, aventura e morte, entre outros.

A história se passa numa praça em algum lugar indeterminado. Antonio Maria, Zé Maria e Maria Aparecida se conhecem. Descobrem afinidades e decidem, juntos, correr o mundo como uma trupe mambembe, contando e vivendo histórias. Agora eles são Três Marias - três destinos, três amigos, três vidas atreladas por um chamado: contar e viver histórias pelo mundo. Assim, desdobrando-se em vários personagens e tipos, os ‘menestréis’ contam ao público a história de um grande amor entre um anjo da guarda, Gabriel, e sua tutelada, a jovem e doce Janaina. Um amor inicialmente impossível, mas que acaba por se realizar.

O espetáculo construiu uma bem sucedida trajetória que começou com uma pesquisa desenvolvida pela companhia em 2008. Apresentado pela primeira vez em 2012, a peça teve grande receptividade do público e da crítica especializada, além de ter sido recordista de indicações no Prêmio Zilka Sallaberry no mesmo ano, quando concorreu em 9 categorias das 10 existentes e conquistou os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Figurino. Desde então “Três Marias” ganhou diversos prêmios e se apresentou em mais de 15 cidades do Brasil, já tendo passado por Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Amazonas, Santa Catarina e Paraná.

O cenário, assinado também por Gabriel Naegele, não usa coxias para as trocas de adereços e de personagens, tudo acontece diante do público - a preparação para a entrada e a saída dos personagens e dos objetos na cena, a troca, a comunicação entre os atores. Há em cena malas e caixas de diversos tamanhos, utilizadas pelos ‘menestréis’, e um baú gigante de madeira que se abre apresentando um pequeno palco, de onde saem dois atores, seus instrumentos musicais e outros adereços. O figurino de Leo Thurler é multicolorido e criado a partir de retalhos, pequenas peças de brinquedos, variadas sucatas customizadas, centenas de botões e elementos de diversas origens com seus usos modificados, numa profusão de texturas e cores. A iluminação é de Ricardo Lyra e a direção musical de Denise Peixoto e Aline Peixoto, que compuseram 13 músicas originais para a peça.
Serviço:
Circuito Cultural Belgo Bekaert
Espetáculo: “Três Marias”, da Companhia Teatral Crias da Casa (RJ).
Onde: Teatro da CDL (Praça Monsenhor Renato Galvão, nº 173, Feira de Santana)
Quando: 09/05/15 (sábado)
Horário: 16 h
Duração: 55 minutos
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita (as senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes da peça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário