05/05/2015

​ Psicóloga social argentina vem a Salvador para coordenar workshop


Ação faz parte das comemorações dos 20 anos de fundação do CIEG, Centro que promove a saúde psicossocial.

Nos próximos dias 13 e 14 de maio, Salvador irá receber a diretora da Escola Privada de Psicologia Social da Argentina, Ana Quiroga, para a realização do workshop “Reflexões atuais sobre a Coordenação de Grupos Operativos”. O curso é uma promoção do CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos Grupos Enrique Pichon-Rivière e será realizado em parceria com Graciela Chatelain, diretora da instituição, entre 18h e 22h, na Rua Belo Horizonte, 102 – 5° andar, Jardim Brasil/Barra Avenida.

O Workshop faz parte das celebrações dos 20 anos do CIEG, e terá como objetivos centrais refletir sobre os desafios na prática do Coordenador de Grupos Operativos frente às novas formas de comunicação e aprendizagem, além de fortalecer suas leituras e intervenções nos diversos campos interacionais com a Técnica de Grupo Operativo.

Sugestão de entrevistas:
Ana Quiroga é psicóloga social e uma das personalidades mais importantes da Psicologia Social Pichoniana na América Latina. Diretora da Escola Privada de Psicologia Social, em Buenos Aires, ela foi a última companheira de Pichon-Rivière e deu continuidade ao seu pensamento, além de ter sido coautora, com Pichon, do livro Psicologia da Vida Cotidiana. Também tem participação no livro O Processo Grupal, além de diversas publicações de sua autoria. Quiroga é também responsável pelo conceito de Matrizes de Aprendizagem.

Graciela Chatelain é psicóloga social, formada pela Primeira Escola de Psicologia Social (fundada por Enrique Pichon-Rivière) e possui mais de 20 anos de experiência com grupos operativos. Chatelain ajudou a fundar e tornou-se diretora do CIEG. Há três anos, coordena o Curso de Especialização em Psicologia Social Pichoniana ministrado pelo CIEG, em parceria com a Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

CIEG comemora 20 anos
Fundado em 1995, o compromisso do CIEG é promover a saúde psicossocial através do ensino e difusão da psicologia social; não apenas para profissionais da área, mas também para a comunidade. De acordo com Graciela Chatelain, a Psicologia Social Pichoniana é um grande instrumento para a transformação do ser humano e da sociedade, destacando a importância de levar esse conhecimento para todos os que precisam trabalhar sobre as interações sociais e, especialmente, a interação grupal.

Para o CIEG aprendizagem, transformação, criatividade e adaptação ativa à realidade são práticas da promoção da saúde psicossocial e é a partir dessa perspectiva que desenvolve sua tarefa institucional. Ao longo dessas duas décadas, o CIEG já firmou parcerias com a Petrobras, a Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública, o Projeto AXÉ, o Grupo de Apoio à Prevenção da Aids da Bahia (GAPA Bahia), o CEAS (Centro de Estudo e Ação Social), o Movimento de População de Rua, entre inúmeros outros.

Serviço
O que: Workshop “Reflexões atuais sobre a Coordenação de Grupos Operativos”, com Ana Quiroga e Graciela Chatelain.
Quando: 13 e 14 de maio, das 18h às 22h.
Onde: CIEG - Rua Belo Horizonte, 102 – 5° andar, Jardim Brasil/Barra Avenida.
Investimento: R$ 250,00
Público-alvo: Profissionais e estudantes de psicologia social pichoniana, educadores e coordenadores de grupos operativos.
Inscrições: Pelo telefone (71) 3245-4034 ou e-mail cieg_epr@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário