30/06/2015

A Art Fair Bahia, a primeira feira de artes visuais do estado, começa no próximo final de semana


A Art Fair Bahia será a primeira feira de artes visuais, que acontecerá, a partir do dia 4 de julho, todos os finais de semana, em Salvador-BA. Uma iniciativa que tem o objetivo de construir um espaço para envolvimento do público com as artes visuais. O evento disponibilizará, no mall do Shopping Paralela, - localizado em uma das principais avenidas de Salvador, que liga o aeroporto ao centro comercial da cidade, a Avenida Paralela - uma plataforma para exposição e venda de obras de arte. Cerca de quarenta artistas irão apresentar suas pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas com ampla diversidade técnica e de estilos.


O público que busca o conforto e a diversidade dos shopping’s center’s terá um encontro inusitado com a arte. A proposta ainda pretende apresentar pockets shows de música experimental, performance e grafite.


Segundo o coordenador e curador do evento, Francisco Maia, “o número de artistas que procuram a B.arte Galeria, buscando um espaço para exposição de suas obras foi a principal motivação para a Bahia Art Fair. Vale ressaltar que essa é a primeira iniciativa como movimento de ‘Ocupação pela Arte’ para fortalecimento do sistema e mercado de artes na Bahia”. O evento rompe com a estagnação que atravessa o sistema e o mercado das artes na Bahia, tornando – se pioneiro na realização de Feira de Artes Visuais nos finais de semana, a exemplo das maiores capitais brasileiras, explica Maia.

“Apesar de a Bahia ter riqueza e pluralidade artística ímpares, o estado está indo na contramão do mercado e sistema das artes, no Brasil, deixando de favorecer às manifestações desta diversidade, que estão para além da Axé-Music”, afirma o curador.​

A Art Fair Bahia propõem fomentar o crescimento do mercado e mostrar para o público que a arte pode ser acessível. "Há um público com poder aquisitivo, mas que não tem o hábito de comprar arte, ou por se sentir intimidado ao entrar numa galeria ou por não ter uma melhor compreensão para decidir o que adquirir", esclarece o curador do evento. ​

A arte é pra todos e estamos alavancando artistas e mercado, conclui Marta Xavier, coordenadora de Marketing e produtora cultural da Bahia Art Fair.

Serviço:
Quando - A partir de 4 de julho de 2015 – todos os finais de semana, sábado e domingo, das 9:00 às 22:00h.
Onde - Shopping Paralela – L2. Av. Luiz Viana, no 8.544, Salvador-BA.
Coordenação Geral: Francisco Maia e Marta Xavier
Curador: Francisco Maia / Marketing : Marta Xavier
Realização: Galeria B.arte
Apoio: Shopping Paralela / EBA- UFBA - Escola de Belas Artes da Ufba

Nenhum comentário:

Postar um comentário