25/06/2015

Exibição do filme Bikes vs Carros promete encorpar discussões a respeito da mobilidade urbana

Exibição acontece no dia 28 de junho, na Sala Walter da Silveira, às 17h, com entrada gratuita.

O caos do trânsito urbano tem feito com que cada vez mais pessoas busquem na bicicleta uma solução para o problema da mobilidade urbana. Acontece que a maior parte das cidades não foi construída para facilitar a convivência entre os diversos meios de transporte. Essa falta de planejamento gera disputa entre motoristas e ciclistas, o que resulta, anualmente, em um número alarmante de óbitos dos usuários de bicicleta.

Apesar do título, Bikes vs Carros não explora a guerra por espaço, mas como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades e como a bicicleta começa a mudar uma parte desse jogo. O diretor sueco Frederik Gertte utiliza, com bom humor, as opiniões de cidadãos defensores dos carros para ilustrar o grande malefício da era do automóvel em nossa sociedade como um todo.

O documentário tem como cenário quatro grandes cidades, diferentes entre si no modo de conduzir a questão: Los Angeles (EUA), com sua luta por mais espaços para bicicleta; Toronto (Canadá) e o seu prefeito que está tirando algumas das ciclovias; Copenhague (Dinamarca), referência internacional em mobilidade por bicicleta. São Paulo tem destaque através da rotina de Aline Cavalcanti, fundadora do Coletivo O Gangorra, que compartilha sua agenda de ciclo ativista, em meio às mudanças de transito promovidas pelo prefeito Haddad. O filme também capta as primeiras pinturas das novas ciclovias da capital paulista.

Além da pertinência do tema, o documentário presenteia o público com uma excelente fotografia e trilha sonora primorosa.

SERVIÇO:

O QUE: BIKES vs CARROS

QUANDO: 28/06 (DOMINGO)

ONDE: SALA WALTER DA SILVEIRA

HORÁRIO: 17H

VALOR: GRATUITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário