31/07/2015

CHORO EM ANTOLOGIA DO VIOLÃO TENOR CONTINUA NA VARANDA DO SESI RIO VERMELHO

Foto: Itallo Barreto.

Dando continuidade a temporada de agosto na Varanda do SESI Rio Vermelho, Júlio Caldas e Eduardo Brandão se apresentam todas as segundas-feiras, sempre a partir das 19h30, mostrando o projeto “Antologia do Violão Tenor”, com repertorio formado por releituras de clássicos do choro, recebendo convidados especiais a cada noite.

Na noite de 03 de agosto os convidados são Vanessa Melo (clarineta) e Laila Rosa (violino) em uma parceria com a Hessel Produções / Pólo de Música da Bahia – POMBA e o Teatro SESI Rio Vermelho /FIEB.

couvert artístico custa R$ 20,00. (Pagamento em espécie)

No projeto “Antologia do Violão Tenor” os músicos  se unem para fazer uma pesquisa em torno do violão tenor e o repertório que o tornou um "instrumento brasileiro". Essencialmente utilizado no choro, quase desapareceu dos palcos e hoje encontra-se em processo de redescoberta, através de músicos que se dedicam a sua pesquisa. A ideia central dessa antologia é tocar os grandes compositores que ajudaram a imortalizar o instrumento bem como tocar novos temas que foram utilizados para o Tenor. Entre eles figuram nomes como Garoto (Anibal Augusto Sardinha), Alvaro Brochado, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Pedro Amorim entre outros. Tendo também como base o repertório de clássicos do Choro escritos para Bandolim e Cavaquinho.

* JÚLIO CALDAS: Multi-instrumentista e pesquisador dos instrumentos de cordas populares, radicados no Brasil. Atuante no cenário musical há 20 anos, já tocou com grandes nomes da música brasileira, se apresentou em importantes eventos e produziu um razoável numero de CDs de artistas e grupos. Como produtor cultural realizou os projetos Mostra de Guitarra Baiana e Bandolim pro Abaeté e Circuito Guitarra Baiana. Em 2008 lançou seu primeiro CD Solo intitulado de Pitecantropus Erectus, tendo lançado os CDs Café com Blues – Tipo Exportação (2007), Julio Caldas Quarteto – Choro Rock (2007) posteriormente o Viola de Arame em (2011). Lançou através do FCBA o CD Julio Caldas e Choro Rock – Circuito Guitarra Baiana (2012). Prepara-se para lançar o CD novo intitulado de Blues, Baiões e Psicodelia em Agosto no Teatro do SESC – Pelourinho.

** EDUARDO BRANDÃO – Violão de 7 Cordas. Instrumentista graduado em licenciatura em música pela UCSal. Atua no cenário musical há 10 anos, fez parte da dupla Eduardo 7 cordas e Lu Cavaquinho, apresentando-se no Projeto Pelourinho Dia e Noite; abriu o show de Ivan Lins no TCA, com o grupo Marcos Saback Trio; participou da gravação do CD de Zelito Miranda em Homenagem a Genival Lacerda. Tocou no Festival Chietinstrada Burskers, na Itália, nas edições V, VI e VII. Além de participar da banda de Fred Menendez no Projeto Domingos Instrumentais entre 2010 e 2014.

*** Violão tenor é um instrumento de cordas com características similares ao do violão e o bandolim. Seu formato é similar ao do violão, com proporções ligeiramente reduzidas, dispondo apenas de 4 cordas, com afinação "lá, ré, sol, dó".

O instrumento teria surgido nos EUA por volta dos anos 1920, sendo uma espécie de banjo-Tenor montado no corpo de um violão. Inicialmente, muito utilizado nos primórdios da musica country, como o Bluegrass A célebre Gibson foi a primeira grande empresa a fabricá-lo. No entanto, o Violão Tenor ganhou um significado e uma aplicação que tornou-se típica na música popular brasileira dos anos 1930, sendo parte da harmonização de conjuntos vocais e, posteriormente, tornando-se um instrumento alvo para virtuoses solistas do gênero do Choro.

Projetado e popularizado pelo músico Garoto (1915-1955), o instrumento desenvolvido no Brasil pelo Luthier Algelo Del Vecchio era também uma adaptação do banjo, dotado de uma membrana de alumínio na caixa de ressonância, sistema que viria a ser conhecido como "dinâmico", inspirado no Dobro norte-americano.

Vanessa Melo - Iniciou seus estudos em clarinete na Sociedade Filarmônica Oficina de Frevos e Dobrados e em seguida com a clarinetista da OSBA, Solamy Oliveira. Foi integrante do projeto NEOJIBÁ, realizando diversos concertos em Salvador e interior da Bahia, turnês nordeste e sudeste e pela Europa. Graduada em clarinete pela UFBA, participou de diversos festivais internacionais a exemplo do 13° Encontro Internacional de Clarinete de Lisboa. Como clarinetista integrou aos espetáculos “Uma por outra”, histórias de Artur Azevedo, “As rosas não falam”, show de Pedro Rosa e do infanto-juvenil “O mundo imaginário”, de Ray Gouveia e como cantora realizou alguns Shows a convite da Orquestra de Pandeiros de Itapuã.

Laila Rosa – Violinista, começou tocando em algumas importantes orquestras de câmara de Recife e Salvador, de 2003 a 2010, além da Orquestra Sinfônica da UFBA - OSUFBA (2004 a 2010) e também em Nova York (Centre Symphony Orchestra, em 2007). Paralelamente à atuação em orquestras, sempre procurou participar de grupos camerísticos em geral, estreando peças de compositores na Mostra do Minuto (EMUS e Reitoria da UFBA, 2003 e 2004) e no projeto Recorte. Por ter interesse por música popular, atuou neste circuito em Recife, sua cidade natal, e também em Salvador. Cantando, tocando e gravando com diversos artistas de ambas cidades, e também em Nova York, onde viveu por um ano.

Serviço:
O quê: Show Antologia do Violão Tenor  + Convidados
Quando: segundas-feiras de agosto de 2015
Convidado dia 03/08 - Vanessa Melo (clarineta) e Laila Rosa (violino)
Horário: a partir das 19h30
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Couvert Artístico: R$ 20,00 (pagamento em espécie)
Realização: Hessel Produções / POMBA (Pólo de Música da Bahia) e o Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9160-9140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário