31/08/2015

Esculturas em pedra portuguesa compõem exposição do artista baiano Jovan Mattos


Fotos: Erivan Morais.

Mostra passou por Valença e Alagoinhas, e conta ainda com obras de quatro fotógrafos convidados. Salvador recebe a exposição dia 04 de setembro no Solar Ferrão.


Compondo um visual característico das ruas de Salvador, as famosas pedras portuguesas inspiraram a exposição “Minérios”, do artista baiano Jovan Mattos. As esculturas são parte da mostra, que busca criar um universo que remete aos centros urbanos de Salvador, suas imagens e seu cotidiano. A mostra já passou por Valença e Alagoinhas, e chega a Salvador no dia 04 de setembro de 2015, no Solar Ferrão.

Objetos precários, carros de catadores de resíduos, bancos de madeira de ambulantes e caixas de isopor, todos deteriorados pelo uso e tempo, são apropriados e interferidos com formas orgânicas de pedra portuguesa, focando questões urbanas do velho centro de Salvador, a exemplo do universo diurno e noturno do Politeama, Avenida Carlos Gomes e Avenida Sete de Setembro.

A mostra contempla ainda a participação dos artistas convidados Erivan Morais, Rosa Bunchaft, Umeru Bahia e Fabio Duarte, que dialogam com o tema a partir de suas obras fotográficas. A exposição promove, assim, uma criação coletiva sobre um universo que abrange o imaginário de todo artista habitante das grandes cidades. Jovan Mattos experimenta com uma técnica tradicional e a insere na contemporaneidade, fundindo a pedra portuguesa com objetos deslocados do cotidiano. Ao sair das ruas para as galerias, as pedras trazem em si realidades particulares e coletivas através da sua função no mundo real, suas marcas de trabalho e de tempo.

A exposição produz ainda um catálogo, que será distribuído em escolas públicas e outros pontos de interesse nas cidades que sediam as mostras. O projeto “Minérios” foi selecionado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2014 - 17/2013, da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

SERVIÇOS

Exposição “Minérios”, de Jovan Mattos
Artistas convidados: Erivan Morais, Rosa Bunchaft, Umeru Bahia e Fabio Duarte

SALVADOR
Abertura: 04 de setembro de 2015 (sexta-feira), às 18h
Período de visitação: 05 de setembro a 11 de outubro
Horários: de 12h às 18h (ter-sex), de 12h às 17h (sáb-dom-feriados)
Local: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho)
Informações: (71) 3116-6743 / 71 9322-7386
Entrada franca
Classificação livre
Realização: Lilaz Produções
Patrocínio: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA)
Informações: Simão Augusto e Inajara Diz
Telefones: (71) 9229-6767 | 9322-7386

FICHA TÉCNICA

Jovan Mattos – Artista Plástico
Erivan Morais – Fotógrafo
Umeru Bahia – Fotógrafo
Edgard Oliva – Fotógrafo
Rosa Buchaft – Fotógrafa
Inajara Diz Santos - Produtora
Simão Augusto Lopes Fernandes dos Santos – Produtor
Ana Camila Comunicação & Cultura - assessoria de imprensa
Viviane Freitas - projeto gráfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário