31/08/2015

Sala Alexandre Robatto recebe o documentário Âncora do Marujo no Mês da Diversidade Sexual

Foto: Carine Bergmann.

Para celebrar o mês da Diversidade Sexual, a Sala Alexandre Robatto, do Complexo Cultural dos Barris, abre espaço para exibição do documentário "Âncora do Marujo", dirigido por Victor Nascimento, com apresentações diárias de 01 a 13 de setembro, às 16h (exceto nos dias 7 e 12 de setembro) e entrada franca. O filme revela os bastidores de um dos bares mais tradicionais da cena LGBTTs de Salvador, o Âncora do Marujo, localizado na Rua Carlos Gomes e é o último reduto do transformismo na capital baiana.

O documentário mostra toda a irreverência do estabelecimento que é um dos mais queridos do universo LGBTT de Salvador e da classe artística, que ali encontra um misto de boemia e o último espaço vivo da arte do transformismo, onde drag queens fazem performances que transitam entre o glamour, a decadência e o humor. A obra faz um retrato divertido e musical de um estabelecimento pitoresco de Salvador, para enfim chegar à compreensão do transformismo como arte e do bar como um território a ser estudado. Histórias cativantes e comoventes vão sendo apresentadas, assim como a força do trabalho dos transformistas e os desafios de viver de uma arte ainda pouco reconhecida e muito tangenciada por preconceitos.

“O documentário Âncora do Marujo é um projeto no qual trabalho desde 2011. Eu frequentava o bar com amigos e sempre me senti intrigado pelo seu universo - um dos últimos redutos de transformistas de Salvador, que mistura música, sensualidade e religião. Foi aí que surgiu a ideia de fazer um documentário, observando o cotidiano do bar e dos seus personagens” revela o cineasta. A filmagem aconteceu durante duas semanas, culminando com a celebração do Dia do Marujo, a entidade da Umbanda que dá nome ao bar e representa um mensageiro das águas. “E acabei me emocionando com as histórias de vida que encontrei, e me encantei com o talento desses artistas, que dão tudo de si a cada apresentação. O resultado é um documentário musical que é a cara de Salvador” acrescenta Nascimento.

O documentário mostra a dinâmica desse espaço, tão forte na identidade cultural do Centro de Salvador e sua vida noturna, que transita entre a decadência e a irreverência. O cotidiano, as pessoas que por ali passam, os personagens que fazem o espaço acontecer e levam o público da casa ao sonho. Nomes importantes do transformismo na cidade figuram em “Âncora do Marujo”, como a drag queen Valerie O’rarah, que se destaca por interpretar cantoras românticas da música brasileira como Alcione, Maria Bethânia e Mariene de Castro; Scarleth Sangalo, que conquistou as plateias fazendo imitações de Ivete Sangalo; e Mitta Lux, transformista que chama atenção pelo glamour e números musicais do pop e cabaré.

De acordo com Nascimento, o filme vai ser exibido até o fim do ano gratuitamente em Salvador e Região Metropolitana. “Agora, com o apoio do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, “Âncora do Marujo” ocupará por três finais de semana a Capela do MAM”explica o cineasta, que pôde finalizar a obra, agora com apoio governamental, por meio do edital. “Ter um filme de tema gay e repleto de religiosidade africana dentro do que um dia foi uma capela é bastante simbólico, especialmente na Bahia onde as coisas são tão sincréticas. E ainda ter o filme ocupando o espaço de um museu como o MAM, mostra uma permeabilidade possível entre artes e uma liberdade ao cinema independente, que muitas vezes sofre com bilheterias e salas de cinema dominadas pelos blockbusters. Isso mostra como um filme pode romper barreiras e encontrar um diálogo com seu público sem abrir concessões comerciais" conclui o diretor.

Sobre o Diretor – Victor Nascimento
Formado em Comunicação pela Universidade UNIFACS de Salvador (BA). Diretor de Cinema pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo (SP). Sócio fundador da Maria João Filmes. Dirigiu e roteirizou com Patricia Galucci o curta Irene, participante de mais de 30 festivais ao redor do mundo e vencedor de 13 prêmios, inclusive de Júri Popular e Melhor Diretor Estreante no Entretodos Festival dos Direitos Humanos de SP e Melhor Filme no Festival Internacional GLBT de Barcelona.
MARIA JOÃO FILMES (produtora)
A Maria João Filmes é uma produtora independente sediada em São Paulo, com produtos audiovisuais que incluem filmes de ficção, publicitários e documentários. Seus filmes já ganharam repercussão e prêmios em festivais dentro e fora do país. Por sua proposta, ela tem conquistado espaço dentro do mercado cultural GLBTT e clientes como Google e Prefeitura de São Paulo. www.mariajoaofilmes.com
Serviço

Exibição do documentário "Âncora do Marujo" na Sala Alexandre Robatto
01 a 13 de setembro, às 16h, (exceto nos dias 7 e 12 de setembro)
Entrada franca
Classificação indicativa: 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário