Foto: Martinho Souza.
‘Pérolas Brasileiras’ é o título do show com a cantora Luiza Britto ao lado do grupo Morde Pimenta, que abre temporada na Varanda do SESI Rio Vermelho, todas as segundas-feiras de setembro de 2015 (07, 14, 21 e 28), a partir das 19h30, recebendo a cada noite convidados especiais para juntos encantarem ao público com releituras de pérolas musicais e prestando homenagens aos grandes nomes do choro e do samba, gêneros genuinamente brasileiros.
Nessa primeira noite, 07 de setembro, faremos um tributo ao cantor e compositor Ederaldo Gentil, que, se vivo estivesse, completaria 68 anos nessa data. A homenagem será ao lado dos convidados especiais Edil Pacheco e Ione Papas quando todos juntos interpretarão seus grandes sucessos.
O couvert artístico custa R$ 20,00. (Pagamento em espécie)
LUIZA BRITTO - Com apenas 17 anos, Luíza subiu pela primeira vez no palco de um teatro para se apresentar ao público o espetáculo musical ‘Meu Primeiro Show’, no Teatro Jorge Amado, quando cantou e encantou com músicas de sua autoria, além de sucessos de outros artistas, como “Pérola do Prazer”, com letra da cantora Rosa Nunes, e “Tempo de Amar”, de Val Macambira e Cinho Damatta. Filha do músico baiano Cinho Damatta e da cantora Rosa Nunes, Luíza caiu nas graças do produtor musical e radialista Andrezão Simões (*uma espécie de Madonna da cultura baiana, ou seja, onde ele coloca o dedo funciona) e foi apresentada ao público num show maravilhoso. Luíza cresceu acompanhando os pais em shows e talvez por isso tenha uma bagagem riquíssima para apresentar, além de ser uma candidata forte ao posto de salvadora do bom gosto musical na Bahia.
MORDE PIMENTA - O Quarteto, que nasceu de uma seleção de novos talentos do choro de Salvador, tem a proposta de trazer as novidades dos choros que circulam pelo Brasil, sem deixar de resgatar e revestir os clássicos do choro, gafieira, samba, maxixe, dentre outras variações que compõem o primeiro ritmo urbano genuinamente brasileiro. Tem como componentes os músicos Daniel Velloso (violão 7 cordas), Peu Souza (bandolim 10 cordas), Saulo Tácio (pandeiro e efeitos) e Elisa Goritzki (flauta) e/ou Lucas Andrade (clarineta).
EDIL PACHECO - Compositor e violonista baiano, nascido em Maragogipe, começou a ter contato com a música na adolescência. Foi para Salvador aos 19 anos para trabalhar e estudar e acabou admitido num banco e numa empresa de transportes, antes de ser chamado pelo sambista Batatinha para acompanhar o show "Eu Sou, Tu És, Ele É: Gente" em 1967. Por essa época começou a desenvolver a atividade de compositor, incrementada a partir do ano seguinte com sua participação no grupo Função. Sua primeira composição gravada foi a toada "Fim de Tarde" (com Luiz Galvão), em 1969, por Eliana Pitman. Foi para o Rio de Janeiro no início da década de 70, escorado no sucesso que sua música "Alô Madrugada" (com Ederaldo Gentil) fez na voz de Jair Rodrigues. Com vários discos gravados, tem entre seus sucessos as músicas "Siriê", gravada por Fafá de Belém, "Ijexá, Filhos de Gandhi", por Clara Nunes, e "Dengo", por Luiz Caldas.
IONE PAPAS – A intérprete deu início à sua carreira cantando em bares e corais da capital baiana e estreou o seu primeiro show no ano de 1987, no Teatro Vila Velha, intitulado “Seu garçom, faça o favor”, com composições do grande artista da música brasileira, o imortal Noel Rosa. Assim Ione enveredou pelo samba e em 1989 foi descoberta pela gravadora Dabliú Discos através de um concurso de talentos. Mais tarde, em 2000, teve oportunidade de gravar o seu primeiro álbum “Noel por Ione” pela mesma gravadora. Mais recentemente gravou o CD, “Na Linha do Samba”.
HOMENAGEADO DA NOITE
EDERALDO GENTIL - Cantor e compositor nasceu em 07 de setembro de 1947, em Salvador. Ainda criança começou a compor músicas para escolas de samba. Em 1967 venceu um concurso municipal com a música “Rio de Lágrimas”, de sua autoria, e estabeleceu-se como compositor da escola de samba Filhos do Tororó.
Nos anos 70 alcançou reconhecimento fora da Bahia ao ter suas músicas gravadas por intérpretes como Leny Andrade, Jair Rodrigues (“Berequetê” e “Alô Madrugada”), Alcione, Maria Bethânia e Eliana Pittman.
Com três LPs solo gravados, foi grande campeão dos concursos de samba-enredo de Salvador. Em homenagem ao saudoso compositor, seu parceiro Edil Pacheco produziu o disco “Pérolas Finas”, fazendo uma retrospectiva da carreira do amigo, registrando em CD músicas como “Saudade Me Mata”, “Barroco” e “Identidade”.
Serviço:
O que: show ‘Pérolas Brasileiras’ com Luiza Britto & Morde Pimenta e convidados
Quando: todas as segundas-feiras de setembro de 2015.
Horário: a partir das 19h30Dia 07/09: Tributo a Ederaldo Gentil com os convidados especiais Edil Pacheco e Ione Papas.
Couvert Artístico: R$ 20,00 (pagamento em espécie)
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9160-9140.
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9160-9140.
Nenhum comentário:
Postar um comentário