26/10/2015

Harám, curta premiado em Gramado, será exibido no Panorama Internacional Coisa de Cinema



O filme do diretor Max Gaggino, levou o Kikito de Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado, será exibido na Competitiva Baiana, em Salvador e Cachoeira.

Agraciado pela crítica, pelo público e principalmente pelo júri do Festival de Gramado, o curta metragem “Harám” será exibido em Salvador e Cachoeira, na Mostra Competitiva Baiana do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema. Em Cachoeira, o público poderá conferir a produção premiada no dia 30 de outubro, às 14 horas, no Cine Teatro Cachoeirano. Já em Salvador, o filme será exibido no dia 2 de novembro, às 17h20, na Sala 1 do Espaço Itaú de Cinema/Glauber Rocha. As exibições serão acompanhadas pelo diretor, o italiano Max Gaggino, radicado na Bahia há sete anos, e pelos atores Luciana Fernandes (Salwa), Maiane Cassemiro dos Santos (Felícia) e AC Costa (Farid).  Eles vão participar de um bate-papo com o público após as sessões.

Gravado em apenas dois dias, "Harám" conta a história de Salwa, uma imigrante muçulmana que fugiu da guerra na Palestina e se refugiou em Salvador com o marido Farid. Recém-chegada e ainda fora do lugar, Salwa conhece sua vizinha Felicia, uma menina de dez anos que mora a poucos metros dela e logo começa um intercâmbio cultural entre as duas. Curiosa e sem malícia, Felícia faz perguntas que todos gostariam de fazer mas não fazem. Para selar essa amizade, a música se torna o elo de ligação entre dois mundos tão diferentes. O arrocha do cantor Pablo e a música árabe compõem a trilha da obra.

“É um filme que fala sobre quanto éramos melhores quando éramos crianças. Nós adultos maliciosos nos escondemos atrás da ingenuidade de Felícia para fazer as perguntas que não temos coragem de fazer. Além disso, o filme procura celebrar diferenças raciais, culturais e religiosas de uma forma alternativa. Nesse caso, mostrando como pessoas de raça, cultura e religião diferentes podem ser unidas, amigas, viver harmoniosamente e aprender um com o outro", afirma o diretor Max Gaggino.

Para interpretar Felícia, a pequena vizinha de Salwa, a atriz Maiane Cassemiro dos Santos foi selecionada dentre testes com alunos de escolas públicas de Salvador. Maiane nunca tinha estudado teatro, mas o talento natural da estudante da Escola Municipal do Vale das Pedrinhas fez com que ela ganhasse o papel de primeira. “Foi maravilhoso também acompanhar a experiência de Maiane através desse filme. Ela e sua mãe viajaram para Gramado, e esta foi a primeira viagem de avião de ambas. Maiane desfilou pelo tapete vermelho e virou celebridade na noite de exibição, além de ter sido contatada pela produção de elenco da Globo Filmes. O filme funcionou também como ferramenta de crescimento dentro da vida de uma menina que decidiu abraçar essa carreira após a experiência”, comenta Gaggino.

Além do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Gramado, Harám também foi escolhido pelo júri popular como Melhor Filme, na categoria Curta Mostra Cinema nos Bairros, do 15º Goiânia Mostra Curtas; ganhou o prêmio do público no 18º Gênova Film Festival, em Gênova, na Itália, cidade natal do diretor; está na competitiva Latino Americana do Festival de Mar del Plata, na Argentina, foi selecionado para o 8º Curta Taquary, em Taquaritinga do Norte (PE) e também foi selecionado para Monte Mario Film Festival, na Itália, e o 9º Curta Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro.

Sobre Max Gaggino: Filho de pai italiano e mãe egípcia, o diretor está radicado na Bahia desde 2009. Aqui fundou a Carcamano Filmes, produtora de cinema e vídeo.  Harám é uma realização da Carcamano com coprodução da Movioca Content House. Além disso, o diretor tem no currículo o longa de ficção Contracorrente (2014) e o longa documental Menino Joel (2012).


Serviço:

Harám
Exibições no XI Panorama Internacional Coisa de Cinema
Dia 30 (sexta-feira) - 14h - Cine Teatro Cachoeirano – Cachoeira/Ba
Dia 02 (segunda-feira) - 17h20 - Sala 1,Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha – Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário