30/10/2015

Rumpilezzinho ANO II


Foto: Marcelo Pinheiro.

Laboratório Musical de Jovens abre inscrições para nova turma
  
Continuando a pesquisa e desenvolvimento do método UPB do músico, pesquisador e educador Letieres Leite em seu segundo ano, o projeto Rumpilezzinho ANO II | Laboratório Musical de Jovens abre novas inscrições para interessados em toda região metropolitana. O laboratório, que aplica o método ao desenvolvimento de jovens músicos entre 15 e 25 anos, conta com patrocínio da VIVO e do Governo do Estado da Bahia. As inscrições para participar da formação acontecem entre os dias 02 e 06 de novembro e podem ser feitas através do site do projeto, www.rumpilezzinho.com.br, ou presencialmente (Casa 14 / Anexo ao Teatro XVIII no Pelourinho, a partir do dia 03). Mais informações rumpilezzinho@rumpilezz.com.

RUMPILEZZINHO | Um Laboratório de saberes diversos

O projeto Rumpilezzinho | Laboratório Musical – ANO II propõe a continuação do ensino e qualificação de jovens músicos de Salvador a partir de inédita metodologia de Educação Musical criada pelo compositor e pesquisador Letieres Leite. O laboratório de música propõe três eixos de aproximação com o Universo Percussivo Baiano, conectando os resultados à distribuição digital através de redes de conhecimento virtual e ampliando o formato executado com sucesso em 2014 (que trabalhou como os eixos de execução Curso, Workshop e Publicação).

Neste ano, alunos e grande público estarão conectados com:

1. Formação: Qualificação de Jovens Músicos
Com duração de 9 meses, o eixo de Formação trabalhará a música em método inovador de ensino para cinquenta jovens instrumentistas entre 15 e 25 anos. O curso partirá de matérias em convivência em grupo como história, antropologia, tecnologia e mercado da música, entre outras óticas relacionadas, para apresentar a música em perspectiva transversal e ampliada. Sob coordenação pedagógica de Letieres Leite, o corpo de profissionais trabalhará, bem como o material pedagógico, em delineada afinidade com os conceitos de interculturalidade e valorização da pluralidade. A formação objetiva a integração da matéria-prima matricial com sua ramificação global, estruturando-se em dois enfoques pedagógicos: a ferramenta tradicional do ensino de música mundial (baseado na escrita europeia) e a ferramenta local e igualmente importante da música ancestral baiana (baseada na oralidade e transmissão individual), continuando o processo iniciado em 2014, primeiro ano do projeto.  

2. Conectividade: Podcast, Videocast e LiveStream
Entendendo a necessidade compartilhada entre sociedade e estruturas públicas de registrar e distribuir a memória cultural e artística da Bahia, a proposta atua em caráter inédito com a realização de LiveStream além da criação de pílulas de conteúdo exclusivo (em formato de vídeocast e podcast). Serão elaboradas pílulas de conteúdo exclusivas para distribuição gratuita no site do projeto, podendo este material também ser acessado irrestritamente e de forma otimizada nas plataformas de internet, como em redes socais de compartilhamento (youtube, facebook e twitter).

3. Desafio UPB: Mostra Final do Projeto
Em formato de mostra artística, o “Desafio UPB” abrirá para os alunos e profissionais envolvidos a possibilidade de apresentar trabalhos, experiências artísticas e produções criativas que relacionem o objeto de estudo principal deste projeto (o Universo Percussivo Baiano) com a sua reflexão e representação artística individual. Espera-se, com a mostra, estimular o fator humano de multiplicar o conhecimento e multidimensionar as possibilidades criativas, apoiando a constituição de novos trabalhos musicais coletivos e orgânicos e sua apresentação a familiares e amigos.

LETIERES LEITE | Método UPB de ensino em música

Resultado da sistematização da pesquisa de Letieres Leite, o método UPB (Universo Percussivo Baiano) trata da matéria de transmissão de claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano para instrumentos e promove uma reflexão sobre a formação da música de consequência da diáspora negra na Bahia.

 SERVIÇO

Rumpilezzinho | Laboratório Musical de Jovens ANO II – FORMAÇÃO
Público: Jovens instrumentistas entre 15 e 25 anos
Período de Inscrição pela internet: 02 a 06 de novembro
Período de Inscrição presencial: 03 a 06 de novembro
Período de Audição: Dias 10, 12 e 13 de novembro
10 novembro | Harmonia (Baixo, Violão, Guitarra, Piano, Cavaco)
12 novembro | Percussão (Percussão Baiana e Bateria)
13 novembro | Sopros (Sax, Flauta, Trompete, Trombone, Clarinete)
Local: Casa Rumpilezz (Rua Frei Vicente, Casa 14, anexo ao Teatro XVIII, Pelourinho) ou através do site www.rumpilezzinho.com.br

Mais informações: rumpilezzinho@rumpilezz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário