26/10/2015

Valença realiza Lavagem de Nossa Sra. Do Amparo




A Prefeitura Municipal de Valença, através da Secretaria de Cultura do Município irá realizar no dia 25 de novembro “A Lavagem do Amparo”, com concentração na Praça da República, percorrendo a cidade até chegar a Igreja do Amparo, padroeira da cidade.

 A Lavagem que já tem mais de 200 anos de tradição, é considerada como a principal festa cultural da Costa do Dendê. São mais de 5 mil pessoas dentre turistas, a comunidade e pais e mães de santo acompanhando essa festa em louvor a N.Sra. do Amparo, reafirmando assim, o sincretismo religioso.
O cortejo cultural esse ano irá contar com uma novidade; as portas da igreja do Amparo estarão abertas para receber todos os participantes, inclusive o povo santo que como tradição, irá lavar as escadarias com muitas flores angélicas e uma perfumada água de cheiro.

Sobre a lavagem:

A Lavagem do Amparo é um evento cultural, realizado pela Prefeitura Municipal de Valença, através da Secretaria de Cultura do Município.

 É a principal festa cultural da Costa do Dendê, com mais de 200 anos de Cultura, Fé e Tradição. São mais de 5 mil pessoas acompanhando essa festa em louvor a N.Sra. do Amparo, reafirmando assim, o sincretismo religioso.

 Um cortejo cultural, formado por turistas, comunidade e principalmente Yalorixás, pais e mães de santo, formam um belíssimo tapete branco, irradiando paz pela cidade.

 Participam deste cortejo todos os terreiros da cidade, totalizando 23 Casas de Santo.
 A Lavagem que já tem mais de 200 anos de tradição, tem concentração na Praça da República, percorrendo a cidade até a Igreja do Amparo, padroeira da cidade.

Ao chegar na igreja, que este ano estará com suas portas abertas para receber o povo santo, começa a lavagem das escadarias com muitas flores angélicas e uma perfumada água de cheiro.
 Enquanto os terreiros lavam as escadarias, alguns pais de santo fazem suas rezas e a comunidade se mistura num samba de rodas ou numa roda de capoeira que acompanham o cortejo.

 A Lavagem do Amparo é um momento cultural, de fé e de valorização das matrizes africanas. É um momento de paz, de alegria e de boas vibrações.

Serviço:
O quê: Lavagem de Nossa Sra. Do Amparo
Quando: 25 de Novembro de 2015
Onde: Concentração na Praça da Republica – Valença-Ba
Informações: (75) 998745188

Nenhum comentário:

Postar um comentário