27/11/2015

JAM NO MAM INICIA AÇÃO PARA DISCUTIR QUESTÕES ENVOLVENDO O ACESSO AO SOLAR DO UNHÃO

Foto: Ligia Rizério.

Iniciativa conta com parceria da CIPÓ - Comunicação Interativa, através da Escola Oi Kabum! Salvador, e MAM-Bahia, envolvendo vídeo documentário, fórum de discussão, abaixo-assinado e mobilização nas redes sociais. Um dos objetivos é conseguir dois pontos de ônibus em frente ao Solar do Unhão!

A JAM no MAM quer saber: como você faz para chegar às nossas jam sessions de todo sábado? Para encontrar algumas respostas, nossa equipe se uniu à CIPÓ - Comunicação Interativa, através da Escola Oi Kabum! Salvador, e ao Museu de Arte Moderna da Bahia numa série de ações envolvendo o tema da mobilidade urbana e o acesso ao Solar do Unhão. Todas serão divididas com o público a partir desse sábado, dia 28 de novembro, e contam com a mobilização popular para descobrir caminhos que resolvam possíveis problemas tanto para o público (local e de turistas) da JAM no MAM e do MAM-Bahia, quanto para funcionários do local e moradores da Comunidade do Unhão.

Assim, no sábado (dia 28/11, das 16h às 18h), o MAM-Bahia vai realizar dentro do programa Academia da Crise a Mesa 07 - Como Chegar Onde Se Precisa em Salvador?, para discutir mobilidade urbana. Dentre os convidados estão Pedro Bocca (proponente da via náutica e cujo projeto discute o mar como uma via de transporte); Janaína Xavier (ativista do ciclismo em Salvador); Luiz Valle (secretário da Associação de Moradores da Comunidade do Unhão, que lida diariamente com as dificuldades de deslocamento e acesso); Roseli Costa (funcionária do MAM há mais de 30 anos, que convive diariamente com a questão); e representante da Secretaria de Mobilidade Urbana. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados em buscar soluções ou ao menos apontar para possíveis alternativas na questão proposta. Mais informações no site do MAM-Bahia.

Já a partir das 18h, na JAM no MAM, o público poderá assinar a um abaixo assinado solicitando aos órgãos públicos a criação e instalação de pontos de ônibus próximo ao Solar do Unhão. As pessoas serão convidadas também a mostrar, através de um grande painel instalado na JAM, os percursos que fazem para chegar ao local. Esse “mapa artístico da cidade de Salvador” ficará visível e, ao final da noite, a ideia é ter um mosaico de rotas existentes na cidade em direção à JAM. Essa mesma proposta será repercutida nas redes sociais através das hashtags #comochegaraomambahia e #mobilidadesalvador. Ambas as ações serão realizadas pela CIPÓ - Comunicação Interativa, que na última semana gravou um vídeo documentário com moradores da Comunidade do Unhão, jovens frequentadores da praia e meninos da escola de remo que funciona nas proximidades. O vídeo será exibido durante a JAM no MAM e depois compartilhado nas redes sociais dos projetos envolvidos.

SAIBA MAIS:

CIPÓ - Comunicação Interativa – A parceria da JAM no MAM com a CIPÓ - Comunicação Interativa, através da Escola Oi Kabum! Salvador, faz parte do atual patrocínio dado à JAM pela Oi e o Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo à cultura, Fazcultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e apoio cultural do Oi Futuro, do Museu de Arte Moderna da Bahia e do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Além de intervenções artístico-sociais envolvendo questões como Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, sempre a partir do ponto de vista do entorno do Solar do Unhão, a parceria inclui o registro das sessões musicais da JAM, para serem transformados em vídeos, compartilhados nas redes sociais. A produção recente já pode ser conferida em dois vídeos: Moanin´Minha Saudade.

Academia da Crise – O atual programa do MAM é a Academia da Crise, forma de trabalho que incluí a exposição que está no Casarão e na Capela, oficinas e mesas de discussão. Durante esse programa o MAM funciona como um fórum de discussão para diferentes problemas e crises, buscando articular pessoas e instituições que têm experiências variadas em cada assunto, mas que poucas vezes sentam juntas e compartilham suas ideias. É uma forma de se buscar soluções ou ao menos apontar para possíveis alternativas em momentos de crises diversas (desde crise na educação até crise espiritual, emotiva e urbanística). A cada semana o museu tem promovido uma Mesa com um assunto diferente. Já foram discutidas a questão indígena, educação, as Oficinas do MAM, patrimônio e reforma do centro histórico, dentre outros assuntos. Mais informações: http://mambahia.com/ 

SERVIÇOJAM NO MAM
Data: Todos os sábados. 
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel.: 71. 3241-2983)
Horário: Das 18h às 21h.
Ingresso: R$ 7,00 (inteira) e R$ 3,50 (meia)
Site: www.jamnomam.com.br
Página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/JAM-no-MAM/208065119251973 
Youtube: https://www.youtube.com/user/JAMnoMAM 
Twitter: https://twitter.com/jamnomam

Nenhum comentário:

Postar um comentário