23/11/2015

MODA E HISTÓRIA – AS INDUMENTÁRIAS DAS MULHERES DE FÉ


Livro da Editora Senac São Paulo destaca o papel histórico da mulher afrodescendente na vida social, cultural e religiosa da Bahia

O livro Moda e História – As indumentárias das mulheres de fé, lançamento da Editora Senac São Paulo, enfatiza o importante papel da mulher afrodescendente na manutenção das memórias ancestrais africanas no cotidiano. São abordados aspectos que abrangem sua atribuição no tempo das festas; nos terreiros; nas irmandades religiosas da Igreja; e na sociedade baiana; de como estas mulheres são reconhecidas pelos seus diferentes papéis culturais; e suas indumentárias, que revelam atividades profissionais e religiosas.

O texto é de Raul Lody, com fotografias de Pierre Fatumbi Verger e prefácio de Carmen Oliveira Silva, Iyalorixá do Gantois, uma das mais importantes autoridades religiosas de matriz africana no Brasil, e notável representante feminina das tradições Yorubá. A obra traz a participação fundamental da mulher no candomblé, nas Irmandades Religiosas da Igreja e, em destaque, na Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Além de reunir conteúdo dos saberes das cozinhas, que assim exercem um modelo de resistência e de preservação de identidades culturais por meio da comida, como, por exemplo, o consagrado acarajé.

Elas são personagens indispensáveis nas tradicionais “festas de Largo” e, em especial, na “Festa da Lavagem”, uma celebração ao Nosso Senhor do Bonfim, que na tradição Nagô-baiana é Oxalá. Tudo isso revela um forte sentimento de pertencimento, e de memória cultural, destacando o papel histórico da mulher afrodescendente na vida social, cultural e religiosa da Bahia. E estas bases sociais e étnicas se ampliam pelo Nordeste e pelo Brasil.

Lançamento no Gantois

O lançamento do livro Moda e História – As indumentárias das Mulheres de Fé será realizado no dia 28 de novembro, das 17 às 20 horas, no Gantois, em Salvador, na Bahia.

O terreiro do Gantois, que em 2002 foi tombado como Patrimônio Histórico e Etnográfico do Brasil (IPHAN), traz neste título o reconhecimento do seu alto valor cultural perante o povo brasileiro e, em especial, perante as tradições religiosas de matriz africana. Em pleno século 21, o Ilé Ìyá Omi Àse Ìyámasé – Gantois – completou 166 anos de fundação, e representa um dos mais importantes espaços da afrodescendência no Brasil, nas Américas e no Caribe.

Desta forma, o livro de Raul Lody não poderia ter um local mais significativo para o seu lançamento, já que o Gantois é notadamente reconhecido como um pilar de resistência e sabedoria Yorubá na Bahia, e é onde as tradições são preservadas pelas mulheres num verdadeiro matriarcado que aproxima a Bahia da África.

Sobre o autor

Raul Lody é antropólogo e museólogo. Especialista em arte africana do Instituto Fundamental da África Negra (Dakar, Senegal). Estagiou no Museu de Etnologia de Portugal e no Laboratório Etnológico da Universidade de Coimbra. É membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas; e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Participou da conceituação do Ilê Ohun Lai-Lai, Museu (1988); e da Casa do Alaká (2001), no Ilê Axé Opô Afonjá. Instalou o Memorial da Irmandade da Boa Morte (2001), Cachoeira, e publicou o livro Devoção e culto a Nossa Senhora da Boa Morte(1980). Realizou, durante 18 anos, a catalogação e a documentação das mais importantes coleções de arte africana e afrodescendente no Brasil. Em 2010, fez a curadoria e organização do livro Seleta do Acervo – Memorial Mãe Menininha do Gantois.

SERVIÇO

Moda e História – As indumentárias das Mulheres de Fé
Autor: Raul Lody
Fotografias: Pierre Fatumbi Verger
Editora: Editora Senac São Paulo
Preço: R$ 49,90
Número de páginas: 126

Novembro/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário