A marca baiana de roupas, Velho
Chico apresenta sua nova coleção de estampas cheias de personalidade: “Redentores”. As criações representam a
libertação, coragem e resistência do povo nordestino, e usam como inspiração heróis
dessa nação plural e culturalmente tão rica.
“A ideia é mostrar que todos
podemos ser redentores que contribuem para a libertação do nordeste,
tanto em sua condição de oprimido social quanto de desvalorizado culturalmente”,
explica Tamir Freitas, Diretor de Criação da marca. Composta por cinco
novas criações, a nova coleção estará à venda a partir de 20 de novembro (Dia
da Consciência Negra) na loja virtual da marca (www.velhochicocec.com), com entrega
para todo país.
De Zumbi dos Palmares a Antônio
Conselheiro, passando por Iemanjá, pelos heróis da Revolta dos Alfaiates e pelo
Tropicalismo, tudo isso é apresentado de forma criativa e inovadora nas novas
estampas, mostrando a verdadeira essência do Nordeste e convidando os
nordestinos a se orgulharem da sua cultura. Afinal, nordestino orgulhoso de sua
história é também um redentor de nosso povo!
Para mostrar de forma expressiva
o que essa nova coleção representa, a Velho Chico produziu um ensaio
fotográfico em um dos pontos turísticos mais conhecidos de Salvador: o Mercado
Modelo. Além do cenário - símbolo histórico da resistência negra e do comércio
cultural da cidade, foram selecionados para o editorial modelos negros com
apenas um casal branco.
"Em Salvador, cidade mais negra fora da África, a
representação do branco como padrão é cruel e injusta. Os editoriais de moda e
propagandas produzidas aqui muitas vezes nos passam a impressão de estarmos em
uma cidade europeia”, desabafa Tamir. “Aqui na Velho Chico nossa cota é do
avesso: temos vagas para brancos com traços negros", ironiza.
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