26/04/2016

Dia Municipal do Reggae de Camaçari


Evento reúne mais de dez atrações do cenário reggae baiano


Os amantes do reggae têm agora mais uma conquista para comemorar: no dia 21 de maio, às 20h, acontece o Dia Municipal do Reggae de Camaçari, reunindo na área externa do Teatro Alberto Martins artistas e bandas do cenário local, além de participações especiais. Comandam a  festa as bandas: Reggae Steady, Cassio Calmon, Nilton Spirro, Savilar Rastaman, Rick Beckfire, Gruta Sound System e Projeto Leões. O DMR terá também artistas convidados como Duda Diamba, Fael Primeiro, Igor Salify, Semente Roots, Lutte, entre outras surpresas. Os ingressos podem ser adquiridos no dia do evento, trocados por um pacote de leite de 400 g, na bilheteria do Teatro Alberto Martins.

Ailton Roots, representante do Coletivo Reggae Camaçari, pontua a conquista desta data de celebração do Reggae Music como de extrema importância não só para o cenário e bandas locais, mas para toda a comunidade reggae baiana.  “Ter uma data em Camaçari onde possamos celebrar o dia do reggae é poder afirmar a nossa luta, valorizando os artistas locais que através da sua arte potencializam e reverberam a nossa cultura", diz Ailton. E completa: "A música reggae é mais que um gênero musical, é uma filosofia de vida que traz como mensagem principal a cultura da paz, do amor e da unidade. E vai além: é um instrumento de luta contra paradigmas sociais estabelecidos em uma sociedade cheia de pré-conceitos.”

O evento que busca fortalecer a cena reggae na Região Metropolitana de Salvador (RMS) é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura de Camacari e quem assina a produção é a LB Produções|Coreto Criativo.


Reggae Steady

Formado em janeiro de 2004, a banda começou  em Camaçari e segue a missão de resgatar o verdadeiro Roots Reggae, mantendo a Cultura Afro-Jamaicana e Brasileira como base para suas composições. O nome Steady foi inspirado no ritmo dos anos "60" que daria origem ao reggae atual e era chamado Rock Steady ou "rock devagar". Em 2008 a banda lançou seu primeiro CD, intitulado "Groove Apurado" desenvolvido especialmente para o publico que curte o reggae arrastado. com letras contundentes evitando à apologia de qualquer especie, vem trazendo protestos, educação, louvores e muito Reggae Raiz.  


Cassio Calmon

O sobrenome já é um velho conhecido daqueles que curtem o reggae nacional e estão antenados nos grandes artistas que já saíram da Bahia para conquistar o Brasil. Cassio Calmon é sobrinho de Sine Calmon, e está trilhando com identidade própria e personalidade o seu caminho, agora prestes a lançar seu álbum de estreia. Acompanhado pela banda Luzeiro, formada por grandes músicos da nova geração, Cassio lançou recentemente seu primeiro videoclipe, com a participação de Jaime Hinckson, tecladista jamaicano que toca com diversos artistas, dentre eles Daniel Bambaata Marley, neto de Bob e filho mais velho de Ziggy Marley.


Nilton Spirro

Um forte espírito,  sensível e talentoso. É dessa forma destemida que Nilton Spirro se reconhece e se apresenta diante do mundo. Sempre influenciado pela mistura rítmica que forma a identidade musical da Bahia, já tocou forró, axé, pagode, lambada e afoxé, até que foi para São Paulo e descobriu a paixão pelo Reggae, quando passou a se dedicar e a compor músicas desse gênero, trazendo, nas suas letras, mensagens que ajudam a refletir sobre a vida cotidiana das pessoas. Finalizando o primeiro CD solo e autoral, Spirro é considerado um dos grandes nomes do reggae pelos apreciadores deste estilo em Camaçari.



Rick Beckfire

Artista camaçariense, circula pelo universo musical como baterista, percussionista, cantor e compositor. Encabeçou um programa de reggae, o Estação Reggae, onde reuniu material sonoro, saberes, substâncias musicais para lhe servir de bagagem nesse universo que resolveu mergulhar. Já passou por diversas bandas e hoje atua como cantor e compositor solo do Reggae Music, onde reconheceu e descobriu sua vocação e identidade artística. Finalizando seu primeiro CD autoral, é membro do Coletivo Reggae de Camaçari, órgão que atua na construção de uma nova mentalidade acerca do Reggae no município.

Gruta Sound System

O Gruta Sound System, hoje representado pelos DJs Ailton Roots e Samurai Roots, surgiu no cenário alternativo de Camaçari em meados de 2011 com o intuito de disseminar novas idéias sobre a cultura reggae na cidade. A partir daí, com a promoção de eventos independentes que alcançaram visibilidade, foi se consolidando e ganhando reconhecimento a ponto de fazer participações em shows de bandas e artistas renomados, como Diamba, Scambo e Nando Reis. A missão da banda é levar para o público a ideologia da positividade, perseverança e união através do Dancehall, Ska, Dub, New Roots e outros clássicos do reggae.



Projeto Leões

Nesses quase dois anos de existência, o grupo marcou presença em diversos eventos da cena camaçariense como o Festival Fazendo Barulho e o #MAISREGGAE Festival Camaçari, e também acompanhando alguns artistas da cidade como Edy Vox, Nilton Spirro, Rick Beck Fire e Savillar Rastaman. A sonoridade da banda é marcada por um groove pesado, com forte integração de baixo e bateria. Entre as principais influências estão grandes nomes do reggae como The Gladiators e The Twinkle Brothers. No entanto, o grupo busca incluir em seu trabalho a musicalidade de outros estilos como Baião, Soul e Funk Americano.

Savilar Rastaman

Reunindo um repertório dançante que mistura influências que vão de Bob Marley a Gilberto Gil, Savilar Rastaman está na estrada regueira desde os anos 80, tendo a carreira marcada por parcerias com artistas como Tonho Matéria, Zé Pedro (ex tribo de Jah, hoje Pedra Rara), Antonio Carlos (reggae belde), entre outros. Savilar leva ao público canções autorais e releituras de grandes sucessos do Reggae Music e apresenta no Dia Municipal do Reggae uma prévia do que virá na gravação do seu DVD, marcada para acontecer no final de 2016, que promete reunir muitas participações de artistas do cenário Reggae.

Serviço:
Dia Municipal do Reggae de Camaçari – DMR
Com Reggae Steady, Cassio Calmon, Nilton Spirro, Savilar Rastaman, Rick Beckfire, Gruta Sound System, Projeto Leões + artistas convidados
Quando: 21 de maio, 20h
Onde: Teatro Alberto Martins – Centro de Camaçari

Quanto: Os ingressos podem ser adquiridos no dia do evento, trocados por um pacote de leite de 400 g, na bilheteria do Teatro Alberto Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário